TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Extensão à Comunidade

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 7° SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA

POLO DE OSV.CRUZ

                                      EDUCAÇÃO ESPECIAL

                   Carla

                   Sonia

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) elaboradopara fins de avaliação da disciplina: Educação Especial, do curso de Pedagogia da ANHANGUERA-UNIDERP, sob orientação da professora EAD Cleudimara Sanches Sartori Silva e professora tutora presencial Flavia Dalbon Spinard.

OSV. CRUZ-SP

2014

                         INTRODUÇÃO

        

O objetivo desta ATPS é introduzir a Educação Inclusiva com significados, sem descriminação, buscando situações que orienta e ajuda a educação inclusiva onde o aluno aprenda a ler interpretar, socializar, tendo um espaço de igualdade e respeito, com atitudes adequadas para que se sintam bem, buscando alternativas com valorização, propiciando conhecimentos com amor, profissionalismo e sabedoria.

        

              O QUE É INCLUSÃO?

Inclusão é a escola estar adaptada para o aluno deficiente e incluir o aluno sem preconceito, dando oportunidades ao aluno sem limitações, desenvolvendo oportunidades para que o aluno deficiente possa mostrar que são capazes.

O professor ao inserir o aluno deficiente, ele tem que ter capacitação e ir a busca de mais conhecimento para dar o melhor para o aluno deficiente e para ele sentir-se respeitado.

Ao trabalhar inclusão não é somente colocar o aluno deficiente na escola, é um processo de transformação, para a escola e profissionais. A escola tem que estar adaptada com materiais pedagógicos adequados e se for preciso tambem materiais adaptado para o aluno alcançar suas metas.

A escola e os funcionários têm que colaborar e também estar de portas abertas sem fazer limitações para recebê-los, dando oportunidades, oferecendo qualificações para o processo de ensino-aprendizagem sem barreiras, com entusiasmo dando ao aluno autonomia e garantindo um ensino melhor e planejado adequadamente para todos.

Inclusão é incluir o aluno deficiente de maneira satisfatória com qualidades, e passar para o aluno conhecimentos, levando para eles total segurança e garantir para cada um que é capaz de aprender com motivação e com habilidades, oferecendo materiais pedagógicos adaptados para construir junto auto-respeito com eficiência e qualidade.

 Quais são as principais características de uma escola inclusiva?

Ter senso de pertencer, colocando uma visão prática de que todas as crianças pertencendo à escola e a comunidade e que elas podem aprender juntas, na liderança o diretor deve envolver- se ativamente com a escola desenvolvendo estratégias.

Ter altos resultados educacionais, refletindo as necessidades individuais dos alunos, isso compete ao padrão de excelência.

Colaborar e cooperar envolvendo todos os alunos em estratégias de apoio mútuo (ensino de iguais, sistema de companheiro, aprendizado cooperativo, ensino em equipe, co-ensino equipe de assistência aluno – professor, etc...).

Os professores devem falar menos e associar mais, psicólogos atuando junto aos professores na sala de aula, todos os funcionários da escola fazem parte do processo de aprendizagem, ter parceria dos pais, ter ambientes físicos acessíveis e quando necessário oferecer tecnologia assistiva, e esperar que os alunos se promovam de acordo com o estilo e ritmo individual de aprendizagem e não de uma maneira ao todo, e usar novas formas de avaliar o progresso de cada aluno rumo aos respectivos objetivos, aos professores oferecer cursos continuo visando a melhoria de seus conhecimentos e habilidades para melhor educar seus alunos.

                                 

                            ANALISANDO A CHARGE

A charge nos mostra que o professor não está preparado para lidar com as diferenças. Ele tentou desenvolver uma aula com igualdade para todos, mas a maneira não foi adequada causando uma desigualdade maior do que ele poderia imaginar, não pensando nas diferenças que estava apresentado.

O professor ao elaborar sua aula, deve observar as dificuldades e as diferenças, não tem que trabalhar as deficiências e sim as diferenças. É preciso ter clareza do que se quer refletir para desenvolver melhor a sua aula, sem criar conflitos e situações que faça com que o aluno não se sinta bem.

O professor tem que buscar conhecimento que resulta o aprendizado, com criatividade e com bom planejamento, acompanhando os avanços e as dificuldades do aluno.

Compreender cada aluno, perceber que a inclusão tem que acontecer sem limitações, compartilhar juntos.

Os alunos com deficiências possuem algumas limitações sim, mas não deixam de serem seres humanos. Às vezes por algum acidente acabam ficando com alguma deficiência, mas a inteligencia continua a mesma, é só oferecerem oportunidades e abrir as portas para eles mostrarem que são capazes e podem chegar ao mesmo lugar que todos.

      CARACTERISTICAS NECESSÁRIAS PARA UM PROFESSOR TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ao trabalhar inclusão, o professor deve estar preparado, capacitado para um bom desenvolvimento, e com um bom planejamento que abrange diversas alternativas que orientam o aluno a ter mais possibilidades de ensino com conhecimentos que buscam a autonômia do proprio aluno.

A escola tem que ter um espaço preparado com rampas, banheiros adaptados, computadores adaptados, alfabeto movel. No caso de alunos com deficiencia visual, deve-se trabalhar com expessuras, como por exemplo, globo com alto-relevo. É necessario incluir recursos que ajudam o aluno a aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (247.1 Kb)   docx (94.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com