TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Extensão à Comunidade

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

Os 3 RS da sustentabilidade (Reciclar,reutilizar e reduzir)

Reciclar, reutilizar e reduzir, é ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e meio ambiente. É possível diminuir o custo de vida, reduzindo gastos, economia, além de favorecer o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente.

Objetivo:

Ensinar às crianças a diminuir o desperdício e o desgaste incorreto de materiais que poderiam ser reaproveitados que jogamos no lixo e ensinar os tipos de materiais que podem ser reciclados.

Público alvo:

Com presença de 20 crianças de 5 a 6 anos de idade, no período da tarde, pertencentes à Escola : Colégio Santo Antônio de Itapuí.

Proposta de ação de projeto:

Na palestra os alunos receberam informações referentes aos problemas do lixo urbano e suas conseqüências com o meio ambiente. O tema foi 3RS(reciclar, reutilizar e reduzir).

Aprenderam que no processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas. Alguns temas abordados: reaproveitamento dos materiais, separação do lixo que pode ser reciclado como vidro, alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Incentivar os alunos que transmitissem aos seus pais o conteúdo aprendido.

Atividades Realizadas:

Aula expositiva: Houve uma palestra e exposição teórica em sala de aula sobre o meio ambiente e RS (reciclar, reutilizar e reduzir). E foram demonstrados diferentes materiais que podem reutilizar.

Dinâmica em Grupo:

No pátio da escola teve uma distribuição dos materiais que podem ser reciclados. Materiais como vidro (potes de alimentos, garrafas e frascos), papel (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão e embalagens de papel), metal (latas de refrigerante e tampas) e plásticos (garrafas PET, sacos plásticos, embalagens, potes de plásticos e sacolas de supermercado).

Cada monitor e professor ficaram com um saco escuro e os alunos foram instruídos a procurarem no pátio o que eles achavam que era lixo e colocar sobre a mesa do pátio.

Depois do recolhimento dos lixos, os alunos foram separados dos sacos através de triagem de cada material.

Finalização:

Amostra de outros materiais que foram feitos a partir dos materiais separados e reciclados. Foram alguns objetos como cachorrinho de potinho de danette, cachorro cofre, foguete de vidro, gatinho com vidro de amaciante, gatinho com caixa de papelão e entre outros acessórios.

Foi realizada uma conversa com todos os alunos no final da atividade. Exposto situação em que os alunos teriam que transmitir aos seus pais, o que cada um aprendeu durante a aula e incentivá-los a destinar corretamente o lixo.

Resultados:

As crianças entenderam sobre o conteúdo proposto, conseguiram acertar a redução da quantidade de lixo produzido.

Tipos de materiais existentes no lixo como reutilização e a necessidade de Foram atingidos os objetivos da atividade pelos integrantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com