TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Extenção a Comunidade

Por:   •  28/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto de Extensão à Comunidade

Introdução

A escola deve ser um espaço de acolhida e de pertencimento na vida da comunidade e desempenhar  a função de socializar os saberes e assim construir condições para que as novas gerações aprendam a conviver em sociedade.

Durante a pesquisa realizada constatou-se que a relação escola e família é imprescindíveis, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança e do adolescente.

Como prova de tal importância desta interação estão exemplos de sucesso como os projetos criados para que a comunidade participe ativamente da vida de seu filho dentro da escola. E com essa participação podemos perceber que há  uma melhora considerável na aprendizagem e comportamento.

Para melhorar a qualidade da educação não basta somente a formação dos professores é importante sim que o processo de aprendizagem em sala de aula possa ser efetivamente renovado e que a comunidade possa ser participativa nesse processo. Por isso, o processo de aprendizagem na escola não pode deixar de contemplar o meio em que o educando se insere sua vida comunitária e familiar.

 A integração escola-família-comunidade tem como principal objetivo através de projetos pedagógicos e planos de gestão promoverem uma relação de qualidade entre professores, alunos, funcionários, família e comunidade e que dessa forma se torne melhor do que aquelas onde ela não é praticada.

Transformar a escola num lugar onde se desenvolvam novas experiências e competências é sua parcela de contribuição para melhorar nossa sociedade.

Relação entre a escola e a comunidade e sua importância para o processo educativo.

A boa relação entre familiares, gestores, professores, funcionários e estudantes é indispensável para uma educação de qualidade.

Devemos considerar que todos os participantes do processo educativo têm a capacidade de elaboração propostas para a melhoria da educação.

Esse processo de interação deve ser  através do diálogo e da confiança. Para isso a escola deve  desenvolver projetos em que a família também faça parte do cotidiano escolar. Não é uma tarefa fácil, mas com dedicação dos envolvidos é possível aproximar a comunidade da  escola a fim de conhecer os recursos da comunidade e os aspectos da sua realidade, visando à melhoria do ensino-aprendizagem e assim desenvolver um ótimo trabalho.

Existe uma  necessidade de modificar as relações no cotidiano escolar, incentivando novos olhares para a educação, identificando necessidades, buscando ofertar um ensino significativo para a comunidade, afinal a escola precisa sempre atentar ao desenvolvimento integral dos alunos, em um mundo em constante mudança.

Dados Fictícios da Escola

Os dados foram levantados na escola:

Centro Educacional - Antônio de Mattos Barros

Número de alunos - 240

Horário de funcionamento - Período Integral

Número de funcionários - 55

Pertence ao Município de Tremembé

A visão da escola estudada esta voltada a desenvolver um trabalho de qualidade em um ambiente acolhedor  envolvendo educadores, alunos, funcionários e comunidade.  

Formação, relação teoria e prática e a autonomia dos professores diante dos currículos escolares apresentados. 

A formação teórica e prática do professor, poderá contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações sociais é que irão gerar transformações no ensino. Este deve estar consciente de que sua formação é permanente, e é integrada no seu dia-a-dia nas escolas.

Não é possível conceber a teoria separada da prática, não pode existir uma teoria solta. Ela existe como teoria de uma prática. A prática existe, logicamente, como a prática de uma dada teoria. É a própria relação entre elas que possibilita sua existência.

Quando o ensino tem por objetivo a transmissão de um conhecimento teórico, que vem pronto, e esse  é transmitido de professores a alunos, resta à metodologia a função de garantir a assimilação desse conhecimento, caracterizando as práticas educativas como reprodução. 

Para melhorar a qualidade da educação a formação dos professores, tanto a inicial como a educação continuada é importante a fim de que o processo de aprendizagem em sala de aula possa ser efetivamente renovado.

A formação profissional é um processo que exige do professor um olhar crítico sobre suas representações pessoais, concepções e crenças sobre a educação,  mas o conhecimento do professor não se constrói somente com esses elementos, é preciso que haja a construção de saberes.

Formação, relação teoria e prática e a autonomia dos professores diante dos currículos escolares apresentados.     

Formação, relação teoria e prática e a autonomia dos professores diante dos currículos escolares apresentados.   

O currículo é resultado de negociações, momento em que os professores precisam respeitar as diversidades de ideias e redefinir a programação, respeitando as peculiaridades de cada turma, seus próprios limites, de seus alunos e do espaço físico e recursos didáticos e pedagógicos de que dispõe, tudo de forma flexível, onde todos possam ter uma participação efetiva.

O currículo que se apresenta ao professor tem caráter regulamentador e os professores  no início não possuem bagagem que os permeiam uma maior orientação sobre a sua prática diante do currículo que lhe é apresentado e a autonomia deles só será aproveitada quando houver uma conscientização de sua existência e uma melhor formação do professor.

Por isso a importância em investir na formação continuada do corpo docente, para que haja igualdade de condições. Todo professor deve ter uma fundamentação teórica sobre os diversos aspectos do desenvolvimento do processo pedagógico, domínio das concepções de currículo, suas implicações práticas e acesso às possibilidades de solução.

Atividades propostas pelas escolas que permitem a participação efetiva dos alunos e da comunidade.  

O conselho da escola dialoga com a comunidade de pais de maneira que fique claro o tipo de formação e avaliação serão desenvolvidas pela equipe pedagógica e como a Secretaria de Educação dará suporte às escolas no acompanhamento de alunos com algum distúrbio ou déficit de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (254.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com