TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa

Por:   •  18/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

JUSTIFICATIVA        4

PROBLEMA        5

OBJETIVOS        6

METODOLOGIA        7

CRONOGRAMA        8

REFERÊNCIAS        9



INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva destacar a importância pedagógica do lúdico na educação infantil, abordando a brincadeira como um instrumento facilitador da aprendizagem, ressaltando o brincar como uma fonte prazerosa, no qual a criança interage com o mundo e fazem suas próprias descobertas. No momento em que a criança é dominada pela brincadeira e pela fantasia, libera sua imaginação e experimenta nova habilidades explorando todo o seu potencial.

Meu estudo consiste em mostrar que a ludicidade esta interligada a educação de novos aprendizes e tira-las ou inseri-las sem participação das mesmas cria um abismo na capacidade intelectual destas crianças.


JUSTIFICATIVA

Pensamos que não podemos perder a noção e a sensibilidade do que a escola representa para nossas crianças, a beleza o encantamento e a poesia que floreia nossa primeira etapa da vida devem e têm de ser preservado.

“Brincar são momentos fundamentais para a criança, pois possibilita ao sujeito, a desenvoltura de sua criatividade no seu contexto social. Portanto, oportuniza as vivências lúdicas a fim de criar possibilidade de encantamento, que o criar, o imaginar e o fantasiar esteja presente no seu cotidiano”.

A ludicidade cria valores e atrai a capacidade de se querer algo novo.

Notadamente vemos que a escola não deixava de ser o epicentro do aprendizado, mais uma fonte norteadora de valores almejados tanto pela sociedade acadêmica quanto civil.


PROBLEMA

É comum ouvimos queixas de pais, mães e educadores, falando que as crianças hoje em dia não sabem brincar.

Como a ludicidade influência na educação levando a criança ao aprendizado?

A ludicidade traz contribuição a coordenação motora e cognitiva das crianças?

Quais fatores responsáveis pela falta de ludicidade na educação?

É compreender sua cultura, seus valores, desejos e, principalmente, as necessidades que tem de compreender a realidade que as cerca através do brinquedo.


OBJETIVOS

Objetivo geral

  • Mostra que a inserção das atividades pratica de ludicidade na educação melhora e enriquece o desenvolvimento geral das crianças, inserindo-a como coadjuvante no seu aprendizado.
  • Analisar a importância da ludicidade no processo de ensino- aprendizagem.

Objetivos específicos

  • Movimentar as classes educacionais para análise da importância do lúdico, trazendo o foco para toda a sociedade.
  • Apresentar teorias dobre o tema ludicidade na educação infantil;
  • Apresentar ideias para melhor compreensão do tema discutido.

                 


METODOLOGIA

O trabalho foi desenvolvido através de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico em que, por meio desta metodologia, compreendemos que o lúdico faz parte dos acontecimentos históricos educacionais.

As relações sociais que indicaram a trajetória da relação professor e aluno, tendo como ponto fundamental a questão lúdica na formação do aluno e sua vinculação com o processo educacional.

Buscamos analisar a relação critica professor e aluno com observações em jogos e brincadeiras acreditamos que o contato com autores que tratam deste tema proporcionou um esclarecimento maior e nos oportuniza melhorar o desempenho profissional na área educacional, pois a educação efetiva deve promover desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e habilidades necessárias a preservação e melhoria da qualidade do ensino aplicado.

Baseando-se a importância do lúdico com crianças este trabalho visa tirar dúvidas de como é empregado no cotidiano na educação infantil, verificando também se existe nas crianças alguma dificuldade na assimilação da aprendizagem durante o desenvolvimento de alguma atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com