TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIONAL JATAÍ

CURSO DE PEDAGOGIA

LORRAYNE DUARTE SILVA

MAGDA NOGUEIRA SILVA

O DESFLORECER DO JARDIM: PRAÇA FUAD NASSER

        

JATAÍ-GO

2015[pic 1]

LORRAYNE DUARTE SILVA

MAGDA NOGUEIRA SILVA

O DESFLORECER DO JARDIM: PRAÇA FUAD NASSER

Projeto de pesquisa para Disciplina de Fund. Met. De Ciências Humanas I do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí.

Professora/Orientadora: Drª Haline Mariana Silva Santos

JATAÍ-GO

2015[pic 2]

SUMÁRIO

1.TEMA...............................................................................4

2. PROBLEMA.................................................................... 4

3. OBJETIVOS.................................................................... 4

3.1 Objetivos gerais...............................................................4

3.2 Objetivos específicos........................................................4

4. JUSTIFICATIVA..............................................................5

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......................................8

6. METODOLOGIA..............................................................9

7. Cronograma.....................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................11

[pic 3]

1 - TEMA

        Abordagem investigativa acerca da construção, reestruturação e nomeação da atual Praça Fuad Nasser, da cidade de Caiapônia-Go.

2- PROBLEMA

A praça Fuad Nasser, hoje no caso, poderia ser um dos pontos turísticos mais atrativos da cidade de Caiapônia, um espaço de laser que foi querido e muito frequentado pelos cidadãos da cidade.

Diante da abordagem investigativa da pesquisa propõe se a esclarecer o porquê de tais construções e reestruturações de um mesmo ambiente? A mudança na administração municipal política obteve alguma influencia? Como a população reagiu diante de tal acontecimento no âmbito estrutural de Caiapônia? E como aceitaram essa questão que não foi esclarecida e nem discutida entre os mesmos?

3- OBJETIVOS

3.1 - Objetivos gerais

       Analisar as principais influências e impactos causados na população desta cidade, diante da modificação não estabelecida na principal praça da cidade de Caiapônia, e avaliar qual então a real motivação que levou a destruição e a renomeação das antigas praças.

3.2 - Objetivos específicos

3.2.1 – Fornecer informações de qual a origem (pública e/ou privada) de construir, reestruturar e renomear a praça;

3.2.2 – Descrever o intuito da modificação estrutural da praça;

3.2.3 – Localizar a quantidade de modificações de tal ambiente de lazer;

3.2.4 – Levantar opiniões dos cidadãos acerca de tal fato;

4- JUSTIFICATIVA

Este projeto de pesquisa pretende fornecer dados históricos e obter conclusões, para eventuais pesquisas acerca da criação e reestruturação da atual principal Praça Fuad Nasser, no decorre de sua criação (1930) até o ano 2000.
Tendo em vista a amplitude do assunto, analisaremos através da investigação documental, histórica, fontes primárias e testemunhos orais o contexto, dos principais personagens envolvidos com a mudança estrutural do ambiente. Levando-se em consideração suas bases e influências políticas, serão discutidos nesta pesquisa os interesses de ambas as partes, que são relatados nesse projeto como os principais fatores que desencadearam tal mudança.

 
       Pretendemos fornecer relatos suficientes para os cidadãos em geral, para analisar esse fato e seus protagonistas, sobre um olhar com características evidentes buscando compreender o porquê de tal ocorrido em nossa cidade. O que na verdade ficará claro e será amplamente discutido aqui são as mudanças que se levam em questionamento com as reais atribuições que cada uma exerceu no local. Veremos a praça de um ângulo, cujo foi acometida de sucessivas transformações, que na verdade é fruto de alterações políticas, fenômeno apenas particular da cidade, mas que se estende praticamente somente nessa área durante sete décadas.

       Diante das circunstâncias concretamente nota-se que a destruição das praças foi algo marcante na cidade de caiapônia no decorrer dos anos. Não é de cunho normal uma praça ser reconstruída três vezes. Parte da sociedade entra em questionamento, quanto o motivo da renovação da praça e muitos estão indignados por esse fato. Eles estavam satisfeitos com o que se chamava “jardim”, uma estrutura então naquela época arborizada e que na verdade proporcionava o lazer aos cidadãos e dava lugar a festejos e encontros casuais. Hoje no caso, poderia ser um dos pontos turísticos mais atrativos da cidade, pois, segundo relatam ela era uma das praças mais bonitas do estado de Goiás.

     É de muita importância para a sociedade saber o que ocorreu na historia de sua cidade, um ato que foi se repetindo durante décadas deve ser do conhecimento de todos inseridos nesse âmbito, pois, faz parte da historia e do patrimônio caiaponiense.    

      Durante a pesquisa nota-se a necessidade desse esclarecimento. Perceber-se assim que somente os moradores mais antigos, se recordavam do ocorrido e de como a praça era um dos patrimônios mais prestigiados do estado de Goiás. As futuras gerações precisam e tem um interesse específico em saber da historia do local, que faz parte da cidade de onde elas nasceram e vivem. Saber da importância que o “jardim” tinha para as gerações passadas, saber quem tomou a iniciativa e quais foram os motivos das destruições e reconstruções da praça que hoje tem por nome Praça Fuad Nasser é esclarecer dúvidas e colocar em “pratos limpos” o fato que levou a tal necessidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (149.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com