TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa

Por:   •  5/7/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

 MESTRADO E DOUTORADO

PROJETO DE PESQUISA

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO

PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Por:

Halinne Martins Oliveira Coentrão

Niterói

2021

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

 MESTRADO E DOUTORADO

PROJETO DE PESQUISA

Título: A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem.

Problema:

      A escolha do tema é uma das etapas mais importantes, pois de acordo com o escolhido, surge um grande leque de informações a serem abordados. Fui peneirando e apurando o assunto que realmente me interessava, pois através deste, tentei alcançar uma objetividade e centralidade a minha investigação.

     Pensando nas minhas experiências, constatei que a área me interessava. Esse interesse partiu do momento em que fiz uma Pós Graduação em Psicopedagogia, fornecida pela Universidade Candido Mendes.

     A partir daí, surgiu uma preocupação maior com os discentes que apresentam dificuldade de aprendizagem, principalmente no que diz respeito à prática educativa.

     Como ajudá-los a superar suas dificuldades?

          Quais instrumentos podemos utilizar para essa facilitação da aprendizagem?  

         De que maneira o jogo pode contribuir para um melhor desenvolvimento do trabalho pedagógico?

Justificativa:

         Há evidências que o jogo pode auxiliar na educação dos indivíduos com dificuldade de aprendizagem para que estes venham a obter melhor desempenho tanto na escola, quanto na família e, principalmente, na sua inserção na sociedade.

           A importância da criança aprender divertindo-se é muito antiga na história. Surgiu com os gregos e romanos e vem cada vez mais ganhando espaço no trabalho com indivíduos com problemas de aprendizagem.

        O jogo é uma atividade física e mental que favorece tanto o desenvolvimento pessoal como a sociabilidade, de forma integral e harmoniosa. A criança evolui com o jogo e esta vai evoluindo paralelamente ao seu desenvolvimento.

        Esta atividade está na gênese do pensamento, da descoberta de si mesmo, da possibilidade de experimentar, de criar e de transformar o mundo.

        Portanto, é brincando que a criança desenvolve habilidades capazes de fazê-la construir o seu mundo interior, expor seus desejos e fantasias e prepará-las para interagir com a sociedade no mundo real.

        

Objetivos:

  • Analisar a importância do jogo no desenvolvimento do trabalho pedagógico.
  • Estabelecer a diferença entre brinquedo e jogo.
  • Trazer a proposta de jogos contidas nos novos PCNs.
  • Estabelecer a relação entre os jogos e os PCNs.
  • Visitar escolas a fim de observar como o jogo é observado e utilizado pelos educadores em seu cotidiano.
  • Identificar o papel do jogo no trabalho pedagógico.
  • Descrever a atuação do pedagogo como facilitador no uso de jogos.

Revisão da literatura:

O jogo está ligado à espécie humana. O indivíduo sempre jogou, em todas as circunstâncias e em todas as culturas, mas é na infância que esta atividade lúdica encontra-se mais evidente, joga às vezes mais, às vezes menos e através desta, o ser humano aprendeu normas de comportamento e atitudes  que o ajudaram a se tornar adulto e a construir  sua identidade.

O jogo é um fenômeno antropológico que se deve considerar no estudo do ser humano. É uma constante em todos os povos, esteve sempre junto à cultura das civilizações, à sua história, ao mágico, à arte, à literatura, aos costumes, servindo assim de ligação entre povos, facilitando a comunicação entre os indivíduos.

“O jogo deve ser utilizado como meio formativo na infância e na adolescência. A atividade lúdica é um elemento metodológico ideal para dotar as crianças de uma formação integral.” (MUREIA, 2005, p. 9)

Podemos dizer que o jogo potencializa a identidade do grupo social, contribui para promover a coesão e a solidariedade do grupo e, portanto, favorecer os sentimentos da comunidade.

“Jogar não é estudar nem trabalhar, mas jogando a criança aprende a conhecer e a compreender o mundo social que a cerca.” (MUREIA, Imput ORTEGA, 2005, p.9)

Dessa forma, a criança aprende valores humanos e éticos destinados à formação integral de sua personalidade e ao desenvolvimento motor e intelectual.

O ensino deve favorecer uma participação ativa por parte do aluno no processo educativo. Deve-se estimular e desenvolver atividades lúdicas como meio pedagógico que, junto com outras atividades como as artísticas e musicais, ajudam a enriquecer a personalidade criadora, necessária para enfrentar os desafios que surgirão por toda a vida. Para qualquer aprendizagem, o importante é como adquirir e sentir os conhecimentos, não fornecer conceitos prontos, mas construí-los individualmente ou coletivamente.

“As características do jogo fazem com que ele mesmo seja um veículo de aprendizagem e comunicação ideal para o desenvolvimento da personalidade e da inteligência emocional da criança. Divertir-se enquanto aprende e envolver-se com a aprendizagem fazem com que a criança cresça, mude e participe ativamente do processo educativo.” (MUREIA, 2005, p.10)

Essa importância que o jogo tem no meio educativo é de fundamental necessidade na vida escolar do educando, sendo um direito intransferível contido na Declaração Universal dos Direitos da Criança:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (200.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com