TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa

Por:   •  25/9/2015  •  Monografia  •  3.834 Palavras (16 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR II

BRINCANDO COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Vanusa Recaldi                                                         RA 389722

                  

Projeto de Pesquisa, apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II,sob orientação da professora-tutora Simara de Andrade Xavier.

                

DEDICATÓRIA

Quero agradecer, еm primeiro lugar, а Deus, pela força е coragem durante toda esta longa caminhada.

SUMÁRIO

Resumo          03

Introdução        04

O papel dos jogos em sala de aula        06

O papel do professor no trabalho com jogos na educação infantil        08

Quais jogos trabalhar em sala de aula        10

Material e métodos        13

Resultado e Discussão        16

Considerações Finais        17

Referências Bibliográficas        20

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância e a contribuição que os jogos proporcionam nas aulas de matemática, e a influência que os mesmos têm na aprendizagem das crianças das séries iniciais. Partindo do objetivo proposto de analisar a importância do jogar no processo ensino e aprendizagem da matemática. Esta analise que por sua vez foi realizada através da pesquisa de campo na educação infantil e de uma entrevista realizada com uma professora regente desta mesma turma. Como metodologia foi utilizada também a pesquisa bibliográfica e a entrevista. O aporte teórico foi baseado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Matemática e nos autores Claudia Lisete, Timm Groewald, Jean Piaget, J. Borin, Kátia Stocco Smole, cujos pressupostos dizem que o ensino da matemática é precisamente que, o que se ensine, esteja carregado de significado, tenha sentido para o educando.

PALAVRAS-CHAVES: Jogos, Educação Infantil Matemática.

ABSTRACT

This study aims to analyze the importance and contribution that games provide lessons in math, and the influence that they have on children's learning of the initial series. Based on the proposed objective to analyze the importance of play in the teaching and learning of mathematics. This analysis which in turn was accomplished through field research in early childhood education and an interview with a teacher of the same ruling class. The methodology was also used in literature and interview. The theoretical framework was based on the National Curriculum Reference for Education in Mathematics and authors Claudia Lisete, Timm Groewald, Jean Piaget, J. Borin, Katia Stocco Smole, whose assumptions say that the teaching of mathematics is precisely that which is taught, is loaded with meaning, is meaningful to the learner.

INTRODUÇÃO

O presente artigo visa apresentar uma analise sobre a importância e a contribuição que os jogos matemáticos têm na aprendizagem das crianças da educação infantil, abordando dados sobre a história dos jogos, e observando quais as contribuições dos jogos matemáticos como recursos nas aulas de matemática.

Uma pesquisa de campo sobre o papel dos jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem da matemática no nível três da educação infantil, enfatizando o papel dos jogos matemáticos e o desempenho no desenvolvimento e atuação como instrumentos do qual a criança se apropria da cultura, de regras, seqüência, e tem um aprendizado matemático de forma significativa e desenvolve o conhecimento adquirido em sala de aula, levando-o para a vida em sociedade.

Os jogos matemáticos servem como instrumento para satisfação das necessidades que vão surgindo no convívio diário da criança com a realidade.

Acredita-se que por meio dos jogos matemáticos a criança encontra como objetivo a descoberta do mundo que a rodeia, pois ela se desenvolve brincando. Brincar é uma atividade agradável por si mesma para as crianças e assume a função de promoção, desenvolvimento integral e social dos que dele se utilizam.

Piaget afirma que a criança brinca desenvolve-se, socializa e descobrem seus limites exploram o mundo e aprendem a realidade em que vivem.

A produção deste artigo foi elaborada em três partes, buscando assim na primeira parte da pesquisa explanar sobre a importância do trabalho com jogos na educação infantil, na segunda parte buscamos um pouco sobre o papel do professor neste processo de trabalho com jogos na educação infantil e finalizamos com alguns jogos relevantes para se trabalhar na educação infantil.

        

O PAPEL DOS JOGOS EM SALA DE AULA

Partindo da ideia de que brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro professor pode proporcionar condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. Associar a educação da criança ao jogo não é algo novo. Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo tempo. Está relação de jogo e educação são antigas, a partir do século XVIII é que se expande a imagem da criança como ser distinto do adulto o brincar destaca-se como típico da idade. O brincar e os jogos acompanham as crianças desde a pré-escola e esse período da vida da criança, é relevante trabalhar todos os aspectos de sua formação, o social, cultural e psicológico.

A esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder - alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si de do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade melhor. (ALMEIDA, 1987, p.195)

Hoje em dia com tantas mudanças em nossa sociedade, acarreta também mudanças educacionais, nós educadores temos que ser multifuncionais, ou seja, não devemos atuar apenas como educadores, mas filósofos, sociólogos, psicólogos, psicopedagogos, recreadores para que possamos desenvolver as habilidades necessárias em nossos educandos.  O jogar e o aprender não podem ser considerados ações com objetivos diferentes. Não o jogar por jogar, mas, uma situação de aprendizagem. As regras e o ato de jogar favorecem ás crianças comportamento além dos habituais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (218.3 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com