TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa: “A importância do Brinquedo na Educação Infantil”

Por:   •  4/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

Ana Luiza Silva Manoel

Julia Cristina Brugnera

Laura Vieira dos Santos

Fabiana Simone de Campos

Projeto de Pesquisa: “A importância do Brinquedo na Educação Infantil”

  1. Justificativa

             Esse projeto de pesquisa tem como fundamento principal a importância, brinquedo na fase de educação infantil.

            Vendo como não apenas um brinquedo que auxilia na brincadeira, mas como o brincar em si, ao longo dos tempos o ser humano sempre esta aprendendo coisas e através das brincadeiras quando a criança começa a se desenvolver e criar certos valores. Para as crianças, brincar é viver, pois a partir desse ato ela aprende a lidar com as coisas da vida, com os problemas, situações e até atividades do dia a dia.

Segundo Chateau, “Uma criança que não sabe brincar, uma miniatura de velho, será um adulto que não saberá pensar”. (CHATEAU,1987,p.14)

            Olhando como Chateau (1987) é através do brincar que a criança aprende a ver cada etapa da sua vida e assim construindo seu método de pensar e de compreender a vida como realmente ela é.

O brinquedo é a atividade principal da criança, aquela em conexão com a qual ocorrem as mais significativas mudanças no desenvolvimento psíquico do sujeito e na qual se desenvolvem os processos psicológicos que preparam o caminho da transição da criança em direção a um novo e mais elevado nível de desenvolvimento. (LEONVTIEV,1998b)

             A capacidade de brincar faz com quem a criança consiga resolver problemas que rodeiam o seu dia a dia, mas ultimamente estão sendo jogados por conta de um orçamento mais baixo da família, a rotina muito cheia de atividades da criança, a tecnologia e assim as crianças não estão se desenvolvendo por completo e criando assim um mini adulto e que no futuro poder ter problemas na vida social porque não teve esse desenvolvimento.

  1. Objetivos

  • Propor aos professores, atividade com brincadeiras em suas escolas que levem a criança mostrar alguma habilidade.
  • Trabalhar com a criança atividades e jogos que a fazem pensar para realizar.
  1. Metodologia

      Para atingir os objetivos propostos, será realizada uma pesquisa bibliográfica, de maneira que deixe visivelmente claro a importância do brinquedo na Educação Infantil de forma que o “brincar” e o “brinquedo” se torne primordial na educação, fazendo com que as crianças tenham possibilidade de se interagir com o meio em que vive e facilitar o seu desenvolvimento.

Segundo Cervo (1983, p.55) uma pesquisa bibliográfica “busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou cientificas do passado existente sobre um determinado, tema ou problema.”.

É de grande importância que em um trabalho acadêmico, assim como este, seja analisada a bibliografia de maneira minuciosamente, seguindo a linha metodológica de acordo com o tema escolhido para o trabalho.

Portando, a pesquisa bibliográfica baseia-se na consulta a textos, livros, documentos publicados a respeito do problema levantado. Esse tipo de pesquisa é a base para qualquer tipo de trabalho cientifico e inicia-se a partir dessa consulta bibliográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com