TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa Identificação

Por:   •  7/11/2016  •  Artigo  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto de Pesquisa

Identificação

Nome:

Fabiana de Souza Viana

Mayara Reis dos Passos

Natallia C. Amaral da Silva

Suzana Barbosa da Silva Medeiros

Thaissa Jacqueline C. Carvalho

RA: 9978023858

RA: 7978734613

RA: 7534609840

RA: 7247588598

RA: 3920232035

Semestre: 7º

Curso: Pedagogia

Polo ou Unidade de Ensino: Taguatinga/DF

Tema

A participação ativa da família na educação escolar dos filhos no Ensino Fundamental.

Justificativa

O objetivo desta pesquisa é demonstrar a importância que a família possui no processo escolar dos alunos, a relação que a escola e a família precisa se comprometerem a desenvolver em toda sua vida acadêmica, principalmente no Ensino Fundamental.

Entende-se que fatores socioeconômicos e familiares prejudicam o rendimento escolar, mas a relação de proximidade da família com os objetivos da escola pode diminuir esses efeitos fazendo com que a criança se torne mais participativa e assim melhorando seu rendimento escolar.

 É compromisso de os pais acompanhar o processo vivido pelos filhos, dialogar com a escola, assumir o que lhes é de responsabilidade.

O incentivo para escolha do tema foi a percepção de que ao longo dos anos gradativamente a família, por força de circunstâncias diversas, muitas vezes por falta de tempo, tem transferido para a escola a tarefa de formar, educar, entretanto essa situação não mais se sustenta. É preciso trazer o mais rápido possível a família para dentro da escola e que ela possa colaborar de forma mais precisa com o processo de educar, portanto compartilhar responsabilidades e não as transferir para outros.

Está claro, que quando a família é presente no processo de aprendizagem da criança, aprende melhor e mais rápido e ainda se sentem motivados a aprender. Com a parceria da família e escola, o aprendizado se torna mais significante e ativo.

Problema

Para a família ser ativa no processo de aprendizagem da criança é preciso rever seu comportamento e descobrir quais as consequências que impedem o bom desenvolvimento de uma educação de qualidade e resolvê-las. São vários os motivos da ausência na vida escolar do filho, mas serão citados três casos, que são considerados mais relevantes.

O problema geralmente está nas famílias desestruturadas, pais separados, crianças que moram com a avó, não que isso seja um problema e não deva acontecer, mas quem estiver com a guarda da criança tem que se responsabilizar pelo seu acompanhamento escolar.

Outro fator que interfere no aprendizado das crianças é a falta de tempo dos pais.  Muitas vezes o pai e a mãe trabalham fora o dia todo e sobra pouco tempo para a família se reunir e se relacionar.

Por último, não menos importante, está o uso da tecnologia, tantos pais e filhos “viciam” em jogos, redes sociais e outros aplicativos da internet e acabam deixando de lado assuntos importantes como a acompanhamento regular dos filhos na escola e a realização das tarefas em casa.

Objetivos

Objetivo Geral: Identificar a importância da família no acompanhamento escolar da criança.

Objetivos específicos:

- Listar os papéis da família e da escola no espaço escolar;

- Conhecer as formas de participação da família na escola;

- Apontar os motivos da ausência da família na vida escolar dos filhos;

- Identificar os principais resultados trazidos pela participação dos pais do processo escolar do ensino fundamental.

Metodologia

Frente à reflexão acerca da participação da família na vida escolar dos filhos, este projeto trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada em artigos, livros e internet. Alguns autores abordam essa questão como uma atividade crítica e permanente com a possibilidade de rever e elaborar uma prática educativa na construção do conhecimento e formação do educando com a ajuda da família.

Levando- se em consideração que os pais e educadores são responsáveis pela formação cultural, social, efetiva, expressiva e cognitiva das crianças é importante reconhecer o papéis e ações assumidos a cada um. Nessa perspectiva Vygotsky (1989) compreende o desenvolvimento como um processo dialético em que através das interações estabelecidas por parceiros, que cada pessoa (adulto ou criança) desempenha papel ativo. Assim nos constituímos a partir das relações que estabelecemos com o outro e as trocas subjetivas que realizamos.

Nesse sentido, busca-se aqui analisar de que forma se dá a participação dos pais na referida instituição; como a escola atrai a atenção dos pais; o papel dos agentes educacionais na criação de vínculos e as consequências positivas e negativas da participação da família no ato educativo.

A parceria entre familiares e as instituições de ensino é concretizada quando ambos estão unidos em um único objetivo, formar cidadãos conscientes da sociedade em que habitam, com valores éticos e morais e com uma perspectiva de um futuro promissor. A família pode participar de várias maneiras na vida educacional do estudante, elas podem: acompanhar tarefas e trabalhos escolares, verificar se o filho fez as atividades solicitadas pelo professor, estabelecer horário de estudo, informar- se sobre matérias e provas, entre outras.

Há vários modelos de famílias, não existe somente um tipo de família na sociedade brasileira, mas cada uma delas devem atuar na formação acadêmica do filho com efetividade e interesse.

Os motivos da ausência da família na educação escolar vai ser um aspecto trabalhado, definições de problemas e resoluções envolvidos com o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com