TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa Pos FAEL

Por:   •  26/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  10.306 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO DE PESQUISA

Maria Lúcia da Silva

1 – Tema

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s como ferramenta de auxílio ao processo de inclusão escolar.

2 – Delimitação do tema

Vivemos em um cenário sociocultural que afeta e modifica os hábitos, atualmente conhecer a vasta gama de possibilidades que as tecnologias oferecem é uma necessidade de todos, e um desafio para toda a população.

A educação incorpora gradativamente cada vez mais essa nova proposta de inserção dos recursos oferecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC’s na prática pedagógica. Principalmente os computadores já estão presentes em todos os lugares e proporcionam além de facilidades de comunicação a interação e a troca de informação de forma veloz, provocando transformações visíveis em todos os indivíduos.

3 – Objetivos Gerais

O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as transformações sofridas atualmente nos ambientes educacionais por meio das influências tecnológicas e demostrar a potencialidade da utilização correta das Tecnologias de Informação e Comunicação introduzidas na Educação.

4 – Objetivos Específicos

Podemos assim elencar as especificidades:

• Indicar a influência que as Tecnologias de Informação e Comunicação tem tido no desenvolvimento de novos domínios e de novas linhas de investigação em domínios já estabelecidos no processo de aprendizagem;

• Indicar o modo como as Tecnologias de Informação e Comunicação é utilizadas nas atividades pedagógicas;

• Discutir os papéis que as Tecnologias de Informação e Comunicação desempenham no processo de investigação da nova forma de aprendizagem;

• Indicar o alcance das Tecnologias de Informação e Comunicação como suporte para novas práticas de pedagogicas.

5 – Justificativa

Todo método de ensino em que o aluno recebe a informações inerentes a um conteúdo específico de forma instruída, com ajuda dos recursos tecnológicos e midiático presentes na utilização e manipulação de computadores para este fim é válida. Essa abordagem possibilita, ainda, que o aluno adquira os conteúdos de maneira crescente de complexidade, se assim o desejar, sendo, a sua aprendizagem, uma somatória de informações.

Então, considerando que as TIC’s são usadas para ensinar praticamente qualquer assunto – é que chamamos de ensino através do computador; existe disponível de forma online uma vasta quantidade de conteúdo educativo para todos os níveis de letramento, esse novo conceito viabiliza a implementação de uma nova prática pedagógica que utiliza como ferramenta pedagógica vários recursos tecnológicos atualmente disponíveis em todas as instituições de ensino.

Através da manipulação diferenciada proporcionada por essas ferramentas, essa é uma oportunidade para iniciar o processo de instrução tecnológica dessa nova geração de crianças.

6 – Fundamentação teórica

Em um período marcado pelo intenso uso dos recursos tecnológicos, surge a expressão Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, esse termo é aplicado a várias áreas do conhecimento, porém é na educação que ele vem se destacando.

O indivíduo se desenvolve e interagem com o mundo utilizando múltiplas capacidades de expressão, por meio de várias linguagens constituídas de signos orais, textuais, visuais, sonoros entre outros. Nesse sentido surgem as “mídias”, que passam a configurar novas maneiras para os indivíduos utilizarem e ampliarem sua possibilidade de expressão, construindo uma nova maneira para interagir com o mundo atual.

O uso da tecnologia, seja através de ferramenta comum como rádio ou televisão, ou tecnologias mais avançadas como os microcomputadores, traz uma motivação que se reflete positivamente na aprendizagem.

Percebe-se que o computador quando bem utilizado, transforma qualquer atividade numa construção de conhecimentos. Quando se utiliza os recursos tecnológicos em ambientes educacionais aproxima-se o relacionamento professor x aluno, pois existe um equilíbrio de conhecimentos, o professor é forçado a sair da condição de retentor do conhecimento e passa a construir um processo ensino-aprendizagem mútuo, pois na maioria das situações, o educando está mais familiarizado com os recursos tecnológicas. Neste processo, professor e aluno trabalham juntos tornando a aprendizagem um processo colaborativo.

A tecnologia deve ser considerada como uma ferramenta auxiliar ao processo educativo, e sua inserção no processo educacional possibilitam tanto que professores como alunos, avancem na aquisição de novos saberes e novos conhecimentos.

Segundo LÉVY, 2000:

“Os professores e os estudantes partilham os recursos materiais e informacionais de que dispõe. Os professores aprendem ao mesmo tempo que os estudantes, e atualizam continuamente tanto seus saberes “disciplinares” como suas competências pedagógicas”. (LÉVY, 2000, pag.171)

Mas isso não significa dizer que o computador é o principal agente nesse processo, pois o professor continua sendo indispensável, o computador nesse caso é apenas o fio condutor desse processo, o professor continua sendo o agente que conduz esse processo.

“Se ensinar dependesse só de tecnologia já teríamos achado as melhores soluções há muito tempo. Elas são importantes, mas não resolvem às questões a fundo. Ensinar e Aprender são os desafios maiores que enfrentamos em todas as épocas e particularmente agora que estamos precionados”. (SANTAELLA, 1992, pag.138)

Para se reconhecer como o computador pode influencia positivamente em uma aula é necessário antes compreender que em apenas um “aparelho” pode-se oferecer recursos, audiovisuais, motores entre outros.

No Brasil, como em outros países, o uso do computador na educação teve início com algumas experiências em universidades em meados da década de 70.

O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação na atual sociedade da informação começou a ser amplamente discutido, tanto por meios de meios de comunicação públicos como privados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com