TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Vida e a Formação Integral dos Sujeitos

Por:   •  24/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos.        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        8

INTRODUÇÃO

Apresentarei nesse trabalho à proposta pedagógica do componente curricular Projeto de vida, sua concepção e a proposta do protagonismo estudantil com a ideia do jovem ser o construtor ativo e participativo, capaz de atuar no mundo profissional, projetando seu futuro e da sociedade em torno de si. E para isso, o papel de mediador do professor e da escola em prover o espaço de construção e formação integral dos sujeitos. No próximo tópico veremos uma situação geradora de aprendizagem e a situação problema onde a diretora da escola Clarice Lispector vem enfrentando problemas de evasão escolar há cinco anos, com intuito de sanar esse problema ela convoca uma reunião com sua equipe pedagógica, foi então que encontraram a solução na proposta pedagógica do Projeto de vida, o desafio será orientar os professores sobre a proposta pedagógica e como integra-la as metodologias ativas.

No Próximo tópico veremos o infográfico com as informações sobre a proposta pedagógica curricular Projeto de vida, com intuito de informar os docentes sobre as concepções e sua construção a partir das metodologias ativas, e como ela contribui para a educação integral do sujeito em todos os âmbitos do desenvolvimento pessoal e social e emocional.

DESENVOLVIMENTO

Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos.

A escola é um espaço social de construção e formação integral de sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis, por isso, cabe a ela proporcionar vivências e experiências que os proporciona a refletir sobre seus sonhos e objetivos, contudo sobre seu projeto de vida. Em relação ao Projeto de vida, a Lei Federal 13.415, de 2017, prevê que “os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do estudante, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais” (BRASIL, 2017a, Art. 3., § 7º, grifo do autor).

Dayrell e Carrano, (2014) Ressalta que trabalhar com o projeto de vida no contexto escolar é preciso considerar a diversidade, que o primeiro passo é conhecer a realidade social, cultural e afetiva, levando em conta suas origens, contexto e história de vida. A proposta pedagógica do projeto de vida traz um protagonismo juvenil, ou seja, o jovem ser ativo e participativo, capaz de atuar no mundo profissional, projetando seu futuro e da sociedade em torno de si, valorizando seus laços afetivos e buscando inteligência cultural, tornando-se assim, um agente transformador da sociedade. Esse ato de promover situações que levam o jovem a pensar e relacionar as atividades dentro e fora da escola, estão associadas ao planejamento e a definição do seu projeto de vida, este não se resume apenas a sua escolha profissional, deve-se levar também ao autoconhecimento e a relação do outro com a sociedade.

Entretanto, ao considerar um plano de vida, surgem várias questões: O que quero ser? Qual área devo seguir? Qual profissão você vai seguir? Quanto você vai ganhar? Essas intuições são baseadas no senso comum de que o projeto de vida de uma pessoa está limitado a uma única profissão. Porém, o projeto é mais amplo, com várias vertentes que contemplam todos os aspectos da vida do sujeito. Ortega e Gasset (1983) discutem dois elementos essenciais na construção de um projeto de vida: as circunstâncias e a vocação.

  O primeiro abre espaço para a liberdade de escolha individual; já o segundo traz a opção pessoal de segui-la ou não. A circunstância é dada, mas abre-se em um leque de possibilidades à liberdade de escolha de cada indivíduo, e a opção recai sobre aquela que se relaciona ao seu projeto. Este, por sua vez, é imaginado em vista de suas circunstâncias que se inserem em um contexto sócio histórico e pessoal (p. 71)

O Projeto de Vida é refletir no presente e projetar com ações concretas o futuro. Neste trajeto, o projeto não poderá ser individualizado, e sim estar integrado as pessoas, aos familiares, a um universo social e profissional. Implementar um plano de vida na escola é uma tarefa complexa que exige planejamento, formação de professores, infraestrutura, entre outras coisas. É entrar nos sonhos, expectativas e ideias dos jovens. É fundamental que uma instituição de ensino, seus professores e gestores, busquem compreender as realidades de seus alunos para interagir e colaborar no desenvolvimento dos projetos de vida.

Uma proposta pedagógica para um componente curricular Projeto de Vida baseia - se em referências importantes, com o desenvolvimento de uma educação integrada como os Quatro Pilares de Educação (Unesco, 1996), o desenvolvimento socioemocional e uma pedagogia da presença e do protagonismo. É importante ressaltar que o futuro é essencial, em princípio, para que o projeto seja significativo com o resultado de uma perspectiva de longo prazo, e para que o projeto seja mais prático na educação básica, permitindo que os alunos desenvolvam uma visão transformadora das três dimensões da vida humana: pessoal, social e produtiva. Nesta perspectiva, os alunos desenvolvem suas competências para a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (340 Kb)   docx (215.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com