TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de extenção a comunidade

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Como que os saberes docentes podem ser inseridos numa proposta curricular para a formação de professores?

Hoje e possível falar sobre os saberes docentes na pratica pedagógica e metodológico dos professores, pois bem: não basta apenas ter o didática e o metodologia, mas a pratica que o professor adquire com sua experiência, com seu trabalho.

Através de competência acadêmica de seus estudos e cursos, paralelos o professor enriquecer seu conhecimento e competência pedagógica .

O professor estar sempre em mudanças pois e necessário que ele procure novos conhecimentos e aperfeiçoamento dos seus saberes.através de pesquisa feitas no Brasil e me outras países, verifico-se que para a educação tenha base na competência e capacidade do professor de atuação em diferentes áreas do conhecimento com a preocupação de melhorar o ensino

"segundo a uma nova fundamentação da pedagogia e do trabalho do professor: este passa a ser visto como um profissional, ou seja como aquele que munido de saberes e confortando a uma situação e complexa que revista á simples aplicação dos saberes para resolver a situação, deve deliberar, julgar e decidir com relação a ação a ser adotada ao gestor a ser feito ou á palavra a ser pronunciada antes, durante e apos o ato pedagógico”

E por esse motivo que há pesquisas, pois os saberes docente não se detém apenas no saber cientifico, pois muitos vezes o professor é obrigatório a solucionar problema e situações problema que o professor deve resolver se utilizando do seu bom senso e sabedoria de vida, com atenção cautela e muito responsabilidade deve resolver e solucionar-se utilizando de sua experiência de trabalho de forma racional.

O professor deve esta preparado, não apenas para suas competência de rotina pedagógica mas também para a rotina diária de lidar com o outro, pois cada pessoa, independente de sua idade ou capacidade física ou social, depende da sua experiência que cada professor detém, de sua racionalidade capacidade de lidar com o outro.

Quanto ao que diz respeito aos autores com relação às pesquisas de professores observados:

“segundo a autora os reconhecendo das condições singulares em que foram desenvolvidas as pesquisas, a autora destaca o “valor” do saber produzindo na pratica cotidiana do professor. Saber esse que resulta de um processo de reflexão realizado coletivamente a partir das condições, materiais e institucionais da escola considerando a dimensão histórica e social em que é construída a pratica docente. (...) na investigação da questão não só o desenvolvimento profissional como também o desenvolvimento pessoal do professor enfatizando que o saber é construído a parti do contexto histórico e social vivenciado e transformado em saber da experiência.”

O professor precisa do seu conhecimento acadêmico que lhe trará condições para transmitir conhecimento, mas na pratica utilizar tanto os saberes formais quanto seu conhecimento de mundo para transforma em saberes práticos.

Referências bibliográficas:

:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 mar. 2013. Se preferir,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com