TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de inclusão

Por:   •  26/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE INCLUSÃO LEITURA/AS QUATRO OPERAÇÕES

SUMÁRIO

1 TEMA 2

2 TÍTULO 3

3 OBJETIVOS 4

3.1GERAL 4

3.2 ESPECÍFICOS 4

5 JUSTIFICATIVA 5

6 METODOLOGIA 6

6.1 AÇÕES 6

7 CRONOGRAMA 7

8 AVALIAÇÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 TEMA

Projeto de inclusão de Matemática e Língua Portuguesa.

2 TÍTULO

Projeto de inclusão: leitura/as quatro operações para alunos com dificuldade de socialização.

3 OBJETIVOS

3.1 GERAL

• Investigar as dificuldades encontradas por alunos com necessidades educacionais especiais da Escola Estadual Caldas Novas na prática de socialização.

• Inserir esses alunos no contexto sala de aula utilizando para isso suas fortalezas nas disciplinas de Matemática e Língua levando-se em consideração a implantação dos jogos educativos nas aulas de Matemática como alternativa para se aprender brincando e no momento da contação de história como formas de interação entre os pares.

3.2 ESPECÍFICOS

• Aplicar os jogos educativos em contextos apropriados ao ensino das disciplinas.

• Estimular o aprendizado da matemática e da leitura através do lúdico.

• Oferecer condições para que a leitura e a escrita, fundamentais na aquisição da linguagem, sejam exploradas através dos jogos educativos trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa.

5 JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Inclusão, coordenado pela professora de apoio Aparecida Cátia, busca analisar do ponto de vista pedagógico, didático e metodológico as dificuldades socialização de alunos com necessidades educacionais especiais, para tanto se faz necessário abordar as fortalezas que esses alunos apresentam nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.

A dinâmica proposta tem como cunho os jogos educativos e a contação de histórias como solução para os momentos de interação. Essas dinâmicas foram escolhidas porque acredita-se que através dos jogos interativos e da contação de histórias os alunos possam se interessar mais e, assim, adquirir maior competência em suas dificuldades.

Segundo Baron (1985) na história da matemática os egípcios saíram à frente quando, por volta do ano 4.000 a.C., a vida de algumas comunidades primitivas tornou-se mais complexa na medida que a economia ia evoluindo, os habitantes das vilas perceberam a necessidade em inventar uma maneira mais eficiente e rápida de efetuarem cálculos.

Do ano 4.000 a.C. até hoje muita coisa mudou, e, embora a matemática seja uma ciência exata as maneiras de se ensinar se adaptam às dificuldades dos alunos e a proposta aqui apresentada envolvendo os jogos pode representar muito bem o conhecimento de mundo que o aluno tem.

Quanto à linguagem escrita é o principal instrumento de aprendizagem dentre os instrumentos que a criança, em sua primeira fase escolar, necessita adquirir para fazer as inferências relacionadas à sua leitura de mundo.

Segundo Mallmann (2008), de certa forma, a aprendizagem da língua materna, quer escrita, quer oral, é um processo permanente, nunca interrompido.

Assim, pode-se dizer que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com