TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização Mídias na Educação

Por:   •  1/2/2017  •  Artigo  •  5.513 Palavras (23 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

VIRGINIA  FERREIRA

FESTIVAL SÓ CURTA

Goiânia

2013

                        VIRGINIA  FERREIRA[pic 1]

FESTIVAL SÓ CURTA

Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização Mídias na Educação sob orientação de Débora Duran  e co-orientação de Dérika Kyara.

Goiânia

2013

SUMÁRIO

[pic 2]

1

INTRODUÇÃO        

4

2

JUSTIFICATIVA        

5

3

OBJETIVOS        

8

3.1

Objetivo Geral         

8

3.2

Objetivos Específicos         

8

4

PÚBLICO-ALVO        

9

5

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

10

6

METODOLOGIA         

18

7

CRONOGRAMA        

20

8

RECURSOS         

21

8.1

Humanos         

21

8.2

Materiais e tecnológicos         

21

9

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO        

22

10

RESULTADOS ESPERADOS         

23

11

REFERÊNCIAS        

24


  1. INTRODUÇÃO        

           Em nossas atividades nos dias atuais os equipamentos tecnológicos nos auxiliam em vários momentos. “As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem estar”. (KENSKI, 2007, p. 19).

           Visando a presença dos equipamentos da tecnologia da informação e comunicação (TIC’s) no cotidiano das pessoas é necessário atualizar o trabalho da docência exercido no âmbito escolar para que os alunos sejam conquistados recuperando assim sua atenção e interesse para que possam aprender e conhecer mais e melhor.

           Sabendo que as TIC’s encantam os estudantes, este projeto visa a tentativa de conquistar a atenção deles para que percebam o conhecimento escolar no próprio dia a dia, para isso propõe a produção de curtas metragens com o tema “Números: Estão em toda parte e são para a vida toda”.              

              Este tema foi escolhido porque os alunos apresentam dificuldade em aprender as disciplinas em geral, mas as que envolvem as ciências exatas são as mais temidas de modo especial a matemática, para eles parece estar em outro idioma, esta complicação está relacionada com as atividades mecânicas e distantes da realidade proposta pelos professores tradicionalistas.

              Para participar do projeto os estudantes irão na primeira etapa utilizar câmeras diversas como camera digital ou de celular ou filmadora para registrar filmagens, tirar fotos e gravar sons, para produção do vídeo abordando o tema proposto, na segunda etapa irão montar o vídeo neste procedimento poderão utilizar informações audio visual encontradas na internet para enriquecimento da abordagem. Na etapa final os vídeos de curtas metragens serão apresentados para toda comunidade escolar no evento “Festival de curtas na escola”.

              Espera-se com esta proposta conquistar o interesse do aluno pelas aulas, torná-las mais entusiasmantes, aguçar a percepção dos números em geral no cotidiano e ainda promover momentos de entretenimento na escola de maneira que todos possam aprender se divertindo.


2        JUSTIFICATIVA

           Atualmente é possível diagnosticar a dificuldade apresentada pelos alunos em ler, interpretar, raciocinar, compreender e manter o conhecimento dos conteúdos ministrados pelos professores das diversas áreas em sala de aula. Sejam crianças, adolescentes ou adultos. Essa dificuldade tem reduzido o nível de aprendizagem dos discentes, o aprendizado escolar da maior parte dos estudantes tem sido menor que o mínimo desejável, além disso a escola tem a função de formar cidadãos críticos e conscientes para atuarem em diferentes profissões e servir a comunidade, portanto todos esperam mais das escolas.

           Visando melhorar situações desagradáveis vividas pelo professor no contexto educacional tais como:

  • A desconsideração dos alunos em relação as aulas;
  • O desinteresse dos alunos pela escola;
  • A excessiva cobrança de atividades escritas;
  • Aulas quase sempre tradicionais.

            O professor precisa inovar; criar novos hábitos para construir os saberes; precisa ter autonomia; ser criativo e este projeto de intervenção tem a ideia de uma metodologia que usa artifícios tecnológicos acessíveis para melhorar esta realidade.

 Sabemos que o cenário tecnológico e informacional requer novos hábitos, nova gestão do conhecimento, na forma de conceber, armazenar, e transmitir o saber, dando origem a novas formas de simbolização e representação do conhecimento. Para tanto necessitamos ter autonomia e criatividade, refletir, analisar e fazer inferências sobre nossa sociedade. (BRITO, 2008, s.p).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (222.7 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com