TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR II

Projeto de Pesquisa

Vaneique Aparecida da Silva – Ra 1299140828

Jose Carlos da Silva - Ra 1299140826

Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Projeto Integrador II.

Sobe orientação da tutora á distância, Daniela Regina Montagnini R.Pereira.

Tutora presencial: Juliana Rodrigues Siqueira

SANTO ANDRE – unidade 3 - SP

2016

  

PROJETO DE PESQUISA


Tema: A tecnologia, seus benefícios e riscos.


Justificativa: Este trabalho busca a reflexão sobre as principais influências que as crianças e jovens sofrem no seu comportamento diante do uso que fazem das tecnologias.  Foram abordados os principais conceitos e a definição do termo tecnologia utilizado por alguns autores, bem como, a importância que a internet adquiriu na vida das pessoas e na escola.  São salientados alguns dos principais problemas que o usuário da tecnologia pode adquirir com o tempo se não souber fazer uso adequado delas. São abordados ainda os benefícios que alguns aparelhos eletrônicos podem oferecer na vida dos usuários, é possível entender o que podemos fazer para ajudar as crianças que possuem algum tipo de mau comportamento ou que adquiriram algum sintoma causado pelo uso excessivo da tecnologia, mostrando exemplos de práticas que a família e os educadores podem adotar para agirem mostrando caminhos para que o uso tecnológico facilite nossa vida, não nos prejudicando.

Problema: os meios tecnológicos estão presentes no dia a dia das pessoas  através da medicina, cultura, ciências, artes, comércios entre outros. Diante disso, é importante analisar o comportamento das crianças a respeito de tanta tecnologia. Estefenon (2008) afirma que o telefone celular, vídeo games, computadores e muitos outros equipamentos eletrônicos existentes hoje em dia, estão modificando o comportamento de muitas crianças e adolescentes que estão se tornando dependentes, agressivos e com muitos problemas de saúde por consequência do mau uso que fazem dos aparelhos eletrônicos. Devido à quantidade extrema de horas que essa criança passa na frente do computador, pode surgir deficiência de sono, queda no rendimento escolar, má alimentação, hábitos sedentários, riscos de abuso sexual, problemas de saúde e comportamentais, entre outras coisas que prejudicam o desenvolvimento e a relação dessa criança dentro da sociedade em que ela vive.

OBJETIVO GERAL: mostrar que é preciso trabalhar com cultura e ética, partindo de todas as redes de tecnologia, evitando assim que a sociedade corra riscos Comportamentais, riscos de uso digital, informações no crescimento, desenvolvimento digno e saudável ás crianças, jovens e adultos, mostrando a diferença do mundo virtual e do real, seus riscos e benefícios. Identificar e descrever os fatores motivações do corpo docente e discentes, gestores e família quanto ao uso de novas tecnologias, computadores e outros. No processo de construção do conhecimento.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Discutir as possibilidades das Tecnologias seus objetivos e riscos, trabalhar com informação e Comunicação como estratégia inovadora e suas contribuições para as soluções de problemas que afetam a Educação, buscando soluções que contribuam para o pleno desenvolvimento da educação das escolas e da família brasileira. Explorar práticas pedagógicas em diversas disciplinas  com o auxílio de ambientes computacionais; Discutir com gestores, coordenadores, professores e alunos, como suprir alternativas, de utilização dos recursos computacionais, podendo contribuir na melhoria da prática docente e discente. 

Metodologia: Pesquisas bibliográficas. A tecnologia, seus benefícios e riscos.  O estudo ocorreu por níveis de pesquisa baseado em livros, revista e depoimento em artigo do hospital universitário Pedro Hernesto que traz como tema, Geração digital. Caminho metodológico mostra os principais fatores de riscos e cuidados no desenvolvimento de crianças e adolescentes em uma nova era tecnológica, que vai transformar a natureza da existência humana, mudando para sempre a maneira de trabalhar, estudar, comprar, escolher e relacionar-se com o mundo e as pessoas em geral.

Cronograma:

Atividade

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

1- Observar orientações

X

2-Pesquisa bibliográfica

X

3-Análise do material coletado

X

4-Redação do artigo

X

5-Finalização do artigo

X

6-Postagem do artigo no AVA

X


Referências Bibliográficas



Livro: Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar.                                                                                   Data da primeira publicação: 1994                                                                      Autor: Celso João Ferretti.                                                                                Editora: vozes.                                                                                            FERRETTI, Celso João et. AL: (org). Novas Tecnologias, trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. 9. Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. (p.151-166).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (57.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com