TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa

Por:   •  27/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LUCILENE DE SOUZA LEAL – RA 5560126364

JOANA CARLA RODRIGUES – RA 5378954332

PROJETO DE PESQUISA

APRENDIZAGEM COM AFETIVIDADE

RELAÇÃO EDUCADOR – EDUCANDO NA ESCOLA

[pic 1]

BAURU – SP

2015

SUMÁRIO

1

TEMA .........................................................................................................................

03

2

JUSTIFICATIVA ......................................................................................................

03

3

OBJETIVOS  .............................................................................................................

04

3.1

Objetivo Geral ...........................................................................................................

04

3.2

Objetivos Específicos .................................................................................................

04

4

METODOLOGIA  ....................................................................................................

05

5

CRONOGRAMA  ......................................................................................................

05

6

BIBLIOGRAFIA .......................................................................................................

05

7

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA .................................................................................

06


1 TEMA

Ao propormos uma discussão sobre a importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa adentramos no contexto da construção coletiva do saber, ou seja, as contribuições por parte de educador e educando, ocorre a valorização do saber e a relação de troca educacional entre ambos que vem a culminar o momento da aprendizagem em algo enriquecedor para educadores e educandos.

Nesta inter-relação torna-se imprescindível discutirmos a importância da afetividade e como esta vem a representar uma condição indispensável de relacionamento do homem com o mundo a se considerar que as relações humanas ainda que complexas vem a se constituir um elemento fundamental na concretização comportamental dos indivíduos.

Determinadas pela problemática, de que maneira as relações afetivas dos educadores vem a contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa o artigo é elaborado a partir de um levantamento bibliográfico a partir do qual apresentamos e discutimos considerações teóricas com foco na relação significativa da construção do ser humano como ser social-afetivo mesmo que apesar de não se tratar da única mediação relacional onde se dá ensino e aprendizagem, a relação entre educador e educando vem a ser ou pelo menos deveria ser a que melhor consiste na essência de uma aprendizagem significativa.

2 JUSTIFICATIVA

A elaboração do artigo surgiu a partir da vontade das pesquisadoras procurar conhecer e aprofundar o conhecimento a respeito da importância  da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa ao se considerar que na sociedade atualmente deparamos com diversos problemas como financeiro, social e, em especial, no ambiente escolar os educadores enfrentam cotidianamente a indisciplina, agressão física, bullyng[1].

A relevância do artigo se justifica nas dificuldades deparadas na relação educador/ educando na escola em conseguir uma aprendizagem significativa pautada no respeito e afetividade.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral:

Com este artigo pretendemos a partir do levantamento bibliográfico apresentar subsídios sobre a importância da afetividade que possam contribuir para incrementar afetividade na práxis do educador em sala de aula para que se tenha uma melhor aprendizagem do educando.

        No contexto atual de nossa sociedade em que deparamos com diversas incertezas e inquietações focamos a importância da afetividade no contexto escolar assume um papel fundamental no processo de aprendizagem do educando, pois alem de contribuir para o bem estar psíquico de educador e educando vem a propiciar um clima favorável para a relação de aprendizagem.

3.2 Objetivos Específicos:

  1. Pesquisar nas principais obras literárias como de Aranha & Martins (2003), CHALITA (2004), CURY (2003), PIAGET (1976) dentre outras que versam sobre o que vem a ser afetividade e sua importância na relação educador/educando no processo de aprendizagem;
  2. Elencar trabalhos atuais que refletem a respeito das contribuições afetividade na relação educador/educando para o processo de aprendizagem escolar;
  3. Analisar e discutir e apresentar a partir do levantamento bibliográfico os benefícios da afetividade como ferramenta no  processo de aprendizagem.

4. METODOLOGIA

A elaboração do artigo estrutura-se essencialmente na pesquisa bibliográfica onde procuramos nos valer de teóricos contemporâneos que trabalham com a questão da importância da afetividade no processo de aprendizagem através da qual procuramos colher o máximo de subsídios que possam contribuir para um trabalho que ofereça propostas para a práxis pedagógica do educador para com o educando.

 Cabe aqui salientar que Lakatos e Marconi (2008, p. 15) ensinam que o trabalho de pesquisa vem a ser um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (203.3 Kb)   docx (71.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com