TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa

Por:   •  2/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

STELA MARIS SEVERO MEDEIROS – RA 5560123533

PEDAGOGIA – 7ª SÉRIE

PROJETO INTEGRADOR II

Projeto de Pesquisa

PASSO FUNDO – RS

2015

SUMÁRIO

Tema................................................................................ 3

Justificativa...................................................................... 3 Problema.......................................................................... 3

Objetivos.......................................................................... 4

Objetivo Geral..................................................................... 4

Objetivos Específicos........................................................... 4

Metodologia..................................................................... 4

Cronograma...................................................................... 4

Bibliografia....................................................................... 6

                                                                                                                                                                             

TEMA: AUTISMO

JUSTIFICATIVA

                   Esta pesquisa é de extrema relevância, por tratar-se de um tema que preocupa demais os pais quando recebem o diagnóstico do filho, não sabendo a quem recorrer e nem por onde começar. Vamos conhecer o significado, as características desse sintoma que afeta as áreas da socialização, da comunicação e do comportamento, dessa maneira aceitaremos o diferente e teremos a chance de aprender com ele, com ações motivadoras, para que a pessoa com autismo estabeleça vínculos com as pessoas, para ser acolhida, cuidada e estimulada a se desenvolver. Diante disso, salientamos a importância da inclusão nas escolas.  

PROBLEMA

                  O comportamento repetitivo da pessoa com autismo, a necessidade de rotina, os interesses limitados e restritos, a linguagem e a socialização apresentam espectro de gravidade, portanto são padrões de comportamento do indivíduo que aparentam dificuldades cognitivas de funções executivas. Essas funções são um conjunto de processos neurológicos, pois para planejar, iniciar e concluir uma tarefa com atenção para esse indivíduo não é nada fácil, pelo motivo de possuir o pensamento concreto e de ter dificuldade de mudar a rotina. Diante disso, com a nova lei que ampara a inclusão de alunos autistas com necessidades especiais educativas, no sistema regular de ensino, na LDB 96 são previstos “professores com especialização adequada em nível médio e superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos  nas classes comuns” (art. 58, III). Podemos afirmar, que muitos professores, ainda tem pouca familiaridade teórica e prática, ficando com o domínio apenas alguns especialistas, o que não deveria acontecer, pois deveriam ser apropriados pelo maior  número possível de profissionais da educação e o ideal seria por todos.

OBJETIVOS

Objetivo geral :

Proporcionar elementos investigativos a respeito da síndrome do espectro autista, para que possam  auxiliar os educadores no desenvolvimento das atividades escolares,  acontecendo a efetiva inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Objetivos específicos :

Compreender através de pesquisas bibliográficas, sites e vídeos, o significado da síndrome do espectro autista e suas características.

Identificar precocemente a síndrome do espectro autista dentro da escola, apresentando alternativas que auxiliem o educador a reconhecer e também desenvolver atividades inclusivas.

Proporcionar condições aos alunos com necessidades educacionais especiais de apropriarem-se de novos saberes no ensino inclusivo, através do envolvimento e da aprendizagem em sala de aula para o desenvolvimento de habilidades.

METODOLOGIA

Para a elaboração do projeto de  pesquisa foram feitas muitas observações, pesquisas bibliográficas, procura de sites,vídeos, pesquisa de campo, ocorrendo o entendimento para a elaboração dissertativa  em forma de artigo, das idéias que  possibilitaram a reflexão sobre o diagnóstico precoce da síndrome do espectro autista, auxiliando a compreensão da família e a inclusão deste sujeito na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com