TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa Serlandio e Rita

Por:   •  21/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  9.139 Palavras (37 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS - DCHT

CAMPUS XX - BRUMADO

RITA SILVEIRA COQUEIRO

SERLÂNDIO SILVA SOUSA

A LEITURA LITERÁRIA  NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRUMADO - BA

2014

RITA SILVEIRA COQUEIRO

SERLÂNDIO SILVA SOUSA

A LEITURA LITERÁRIA  NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRUMADO - BA

2014

RITA SILVEIRA COQUEIRO

SERLÂNDIO SILVA SOUSA

A LEITURA LITERÁRIA  NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia sob orientação Professora Cláudia Madalena Feistauer, do curso de Licenciatura em Pedagogia.

DATA:

RESULTADO:

BANCA EXAMINADORA:

PROFESSOR ORIENTADOR: ______________________________

PROFESSOR EXAMINADOR: ______________________________

A LEITURA LITERÁRIA  NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores: RITA SILVEIRA COQUEIRO

SERLÂNDIO SILVA SOUSA

RESUMO: O desenvolvimento do hábito pela leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa, e aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Quanto mais cedo esse hábito for desenvolvido, maior será a chance de o educando se tornar um leitor, pensante e crítico. Este estudo, motiva-se em verificar a importância da literatura na educação infantil como uma ferramenta que propicia um melhor aprendizado e um melhor desenvolvimento das capacidades de leitura e interpretação. O presente trabalho se propõe analisar a importância da literatura na educação infantil, enfatizando a sua contribuição na formação de leitores.

Palavras Chaves: Literatura infantil, leitor, escola, desenvolvimento, formação

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, percebe-se um elevado interesse na educação infantil e suas práticas. A prática e a formação docente, as relações entre os atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem e, a relevância das atividades desenvolvidas e estimuladas nesta fase de aprendizagem, tem sido notadamente adotada como material de estudo e de pesquisa entre os diversos estudiosos da educação.

A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 conceitua em sue artigo 29 que “a educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

Como etapa da educação básica, a educação infantil tem uma faixa etária específica, que abrange a infância e deve respeitar a fase que atende. Assim, a educação infantil não tem um currículo formal, ela segue o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, que normatiza o funcionamento desta fase de educação.

 Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil de 1998, o papel da educação infantil é “cuidar da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar)”. Ainda, é papel da educação infantil, educar respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.

As propostas pedagógicas da educação infantil tem contemplado em suas práticas a valorização dos saberes externos, mas também tem se preocupado com o letramento dos educandos. Assim, é muito comum a aplicação de atividades que favoreçam o contato dessas crianças com a literatura, mais especificamente infantil. 

As crianças, nessa fase, aprendem e desenvolvem capacidades e habilidades da sua linguagem oral, construção dos símbolos e, também sua percepção, que permite a relação de suas palavras com as imagens. Ainda nessa fase, seus interesses estão na contação de histórias mais curtas, pois se fixam em livros com muitas imagens e pouca escrita, o que permite a descoberta da linguagem visual muito antes da verbal.

Há no momento, bastante debate sobre a possibilidade do desenvolvimento da leitura na educação infantil, uma vez que, nessa fase ela não tem maturidade neural para isso, salvo os casos em que a alfabetização é espontânea.

Na contramão dessa perspectiva, e considerando que a criança na educação infantil encontra-se na fase de sua pré-leitura, que é um período pré-operatório para a fase de leitura, muitos educadores acreditam que mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura, e que, garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros às crianças pequenas é a principal função dos professores de creche e pré-escola para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura desde cedo.

Numa perspectiva de contribuir para o debate, o presente estudo se propõe Analisar a importância da literatura na educação infantil, enfatizando a sua contribuição na formação de leitores.

Tentando alcançar os objetivos propostos neste trabalho, serão coletadas informações e dados através da consulta bibliográfica, cuja finalidade será embasar teoricamente o tema escolhido.

Para o desenvolvimento deste trabalho, inicialmente falaremos sobre a literatura na escola apontando as teorias sobre o tema. Continuando, conceituaremos sobre Literatura Infantil. Prosseguindo, entrará em discussão a literatura na educação infantil, e sua importância na formação de leitores. O trabalho será concluído através das considerações finais, em que se abordarão as consequências da literatura da educação infantil.

2. O Lugar da literatura na escola

Ao propor um estudo sobre a importância da leitura literária na educação infantil, necessário se faz uma abordagem em que considere a conceituação de literatura e sua abordagem na escola. Estes temas são tratados neste capitulo.

2.1 Conceituando Literatura

Numa discussão sobre a literatura, é necessário uma parada para a definição de conceitos sobre a mesma. Ao consultar o dicionário online Michaelis, encontramos a seguinte definição:

Literatura -  li.te.ra.tu.ra; sf (lat litteratura1 Arte de compor escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos ou práticos. 2 O exercício dessa arte ou da eloquência e poesia. 3 O conjunto das obras literárias de um agregado social, ou em dada linguagem, ou referidas a determinado assunto: Literatura infantil, literatura científica, literatura de propaganda ou publicitária. 4 A história das obras literárias do espírito humano. 5 O conjunto dos homens distintos nas letras. L. amena: literatura recreativa; beletrística. L. de cordel: a de pouco ou nenhum valor literário, como a das brochuras penduradas em cordel nas bancas dos jornaleiros. L. de ficção: o romance e o conto (também se diz simplesmente ficção). L. oral: todas as manifestações culturais (conto, lenda, mito, adivinhações, provérbios, cantos, orações etc.), de fundo literário, transmitidas por processos não gráficos; parte do folclore.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.3 Kb)   pdf (337.9 Kb)   docx (108.6 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com