TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrador Parcial -N-1

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP POLO PRESENCIAL DE GUAÍRA - PR

PROJETO INTEGRADOR I:

PRÉ-PROJETO

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                        ACADÊMICA:

                                                        Juliana de Souza Lima        RA 433321

                                                 

GUAÍRA

2015

IDENTIFICAÇÃO

NOME: Juliana de Souza Lima        RA 433321                 CURSO: Pedagogia

SEMESTRE:                                                 POLO: Guaíra-PR

TEMA

        A importância do brincar na Educação Infantil.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

        O brincar na Educação Infantil oferece a criança um melhor desenvolvimento do seu raciocínio e coordenação motora.

JUSTIFICATIVA

        Com as brincadeiras, as crianças ultrapassam a realidade, transformando com suas imaginações, expressando assim mesmo o que teriam dificuldades em realizar com o uso  das  palavras, onde o brincar não significa só recrear-se, mas é a forma mais completa que a criança tem de comunicar consigo mesma e com o mundo, tendo tempo, espaço onde ela possa expressar suas brincadeiras, fazendo-se importante o estimulo com atividades lúdicas, em seu ambiente escolar e familiar.

        Com isso, possibilita sua convivência com diferentes linguagens, brincadeiras, onde a socialização das crianças, permite-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, onde terão contribuição no seu desenvolvimento e no processo positivo de aprendizagem e estimulação de suas habilidades básicas, e na aquisição de novos conhecimentos.

        Para Vygotsky, o brinquedo tem um grande papel no desenvolvimento da identidade e da autonomia. A criança, desde muito cedo, pode se comunicar por meio de gestos, sons e de representar determinado papel na brincadeira, desenvolvendo sua imaginação. A imaginação é um processo psicológico, que, para a criança, representa uma forma de atividade consciente.

        Se o brinquedo fosse estruturado de tal maneira que não houvesse situações imaginárias, restariam apenas regras. Sempre que há uma situação imaginária no brinquedo, há regras. No faz-de-conta, as crianças aprendem a agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem, de um objeto e de situações que não estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas. (KISHIMOTO, 2002)

        E a infância é tempo de brincar, está é uma verdade que não se pode mudar. Para o adulto, o jogo e a brincadeira são atividades para as horas de lazer, um passatempo. Para as crianças é algo muito sério, que permite dar asas a imaginação, permitindo descobrirem a si mesmos e ao mundo.

        Piaget (1978, p. 47), cita o seguinte: "O indivíduo, seja criança ou adulto, revive no jogo a maioria das atividades pelas quais passou a espécie, em sua metódica evolução, durante milênios".

        Portanto, o brincar na educação infantil é importante para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo, porém é necessário a conscientização dos pais, educadores e sociedade, destacando à contribuição da  ludicidade na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer,  mas sim onde as crianças se despertam para o aprendizado. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade.

PROBLEMATIZAÇÃO

        Ao trabalhar com crianças da educação infantil, o educador possibilita que seus alunos estabeleçam uma relação com o meio que os cerca, oportunizando o desenvolvimento, pois de acordo com Vygotsky (1999, p.36) “o desenvolvimento se dá entre o sujeito e o meio onde ele está inserido, segundo este autor, o lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança, afirmando ainda que é através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração”.

        VYGOSTSKY (1994, p.118) "A criança começa com uma situação imaginária, que é uma reprodução da situação real, sendo a brincadeira muito mais lembrança de alguma coisa que realmente aconteceu, do que uma situação imaginária nova. À medida que a brincadeira se desenvolve, observamos um movimento em direção á realização consciente do seu propósito".

        Segundo Piaget (1995) diz:

Na concepção piagetiana, os jogos consistem numa simples assimilação funcional, num exercício das ações individuais já aprendidas gerando ainda um sentimento de prazer pela ação lúdica em si e pelo domínio sobre as ações. Portanto, os jogos têm dupla função: consolidar os esquemas já formados e dar prazer ou equilíbrio emocional a criança" (PIAGET, 1995, p. 23).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com