TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto o Ludico

Por:   •  29/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  3.065 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................. 04

Justificativa................................................................................................................ 05

Problematização........................................................................................................ 05

Objetivos.................................................................................................................... 05

Fundamentação Teórica............................................................................................ 06

 Metodologia.............................................................................................................. 09

Cronograma............................................................................................................... 10

Referências Bibliográficas......................................................................................... 11

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

 INTRODUÇÃO

           O brincar é um meio pelo qual as crianças no uso das brincadeiras começam a explorar o meio em que estão inseridos.

Refletir sobre a forma de como o lúdico na educação infantil se torna uma proposta de aprendizado que seja condizente com a realidade de cada aluno, promovendo assim um ensino eficaz é tarefa da comunidade escolar.

   Sabe-se que através da introdução de novos meios de atividades a criança começar-se-á a identificar e familiarizar com os novos métodos e invenções classificando o brincar como uma forma de conhecimento.

           A criança logo se assemelhará a forma, idealizada do brincar com a aprendizagem construindo um aprendizado concreto.

           O brincar na educação infantil proporciona uma aprendizagem de forma real, permitindo aos adultos aprender com as crianças e conhecer melhor as suas necessidades.  

No contexto escolar onde os professores são capazes de identificar as necessidades das crianças, o brincar auxilia no desenvolvimento de atividades facilitando o desenvolvimento das mesmas.

            O brincar em situações educacionais e a sua importância no desenvolvimento das crianças há muito tempo configura o cenário mundial e nacional, todavia, observa-se que há uma preocupação entre os pesquisadores que buscam compreender esse fenômeno. A proposta aqui é buscar respostas para questões fundamentais, tais como: que funções as atividades lúdicas exercem no desenvolvimento infantil? Por que as crianças devem brincar? O que proporciona a brincadeira no que se refere à aprendizagem e a construção do conhecimento?

           A elaboração desse trabalho se sustenta na discussão destas e outras questões inerentes ao lúdico, levando em consideração que o ato de brincar constitui uma ação natural e característica da criança.

                       

      JUSTIFICATIVA

 Este trabalho tem por finalidade investigar a prática lúdica no ambiente escolar por meio de observação e entrevista com os educadores da educação infantil na Escola municipal José Alves de Oliveira, onde possa haver uma discussão em conjunto para que se consiga melhorar as atividades em sala de aula. Nos  deparamos com  várias situações de aprendizagem escolar  o que torna necessário encontrar alternativas que possam facilitar o processo de construção do ensino dos alunos da educação infantil. Entretanto compreende-se que diversificar as atividades que o professor utilizará no desenvolvimento das atividades a serem trabalhadas no âmbito educacional torna-se essencial como ponto de partida para um estudo profundo acerca da prática lúdica. Sabe-se que a tarefa dos educadores não é fácil, porque existem inúmeros meios que leva o aluno a dispersar do objetivo principal que é a aprendizagem, no entanto despertar nos educadores  e alunos o interesse pelo ensino, torna-se cada vez mais investigador onde o educador é instigado a buscar meios que proporcionem ao aluno uma nova visão quanto a educação, principalmente no que se refere a prática lúdica no ambiente escolar.

                           

  PROBLEMATIZAÇÃO

Diante das dificuldades de aprendizagem pelas crianças da Escola Municipal José Alves de Oliveira em atividades usuais, perguntamos: as atividades lúdicas ajudam nessa aprendizagem?

OBJETIVOS

Geral: Compreender a importância das praticas lúdicas na forma de desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças na Escola Municipal José Alves de Oliveira.

Específicos:

 * Averiguar de que maneira as atividades lúdicas podem auxiliar a aprendizagem na Escola Municipal José Alves de Oliveira.

* Avaliar as atividades propostas pelos professores em sala de aula.

*Experiênciar novas atividades com os alunos usando o lúdico.

* Desenvolver juntamente com alunos e professores a capacidade de questionar e argumentar racionalmente as atividades lúdicas a serem desenvolvidas em sala de aula.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 LÚDICO X APRENDIZAGEM

 Diante do que foi pesquisado sobre o brincar e aprendizagem foi possível observar na Escola Municipal José Alves de Oliveira que as crianças têm certa compreensão acerca das características dos objetos e seus funcionamentos. Os objetos de que falamos são usados de forma simbólica, através de gestos e imitações já que o objetivo principal da pesquisa é trabalhar com a educação infantil.

 Entretanto no ambiente escolar o ato de brincar pode acontecer de diversas formas e utilizando objetos simples como: tampinha, pedaço de madeira, massinha, bolinhas, enfim são infinitas as possibilidades de criação imaginadas pelo universo infantil, essas brincadeiras são vista pelos alunos como satisfatória e muito divertida.

Percebe-se que as crianças vêem a prática lúdica como um divertimento, embora não percebam que no ato da brincadeira a aprendizagem esteja acontecendo de fato.

BRUNER (1986), o ato de brincar permite ao ser humano condições ótimas para explorar e desenvolver habilidades mais complexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com