TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Lixo Ludico

Por:   •  12/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE MONTENEGRO

CURSO: PEDAGOGIA

TURMA: 2017.1

AGRIELE PAIXÃO, ERICA ALMEIDA, LUARA SANTANA, LUCIANA DOS SANTOS, SINARA SILVA E TAIARA ALMEIDA.    

PROJETO: “LIXO LÚDICO”

ITAGI / BA

2017

Agriele Paixão, Erica Almeida, Luara Santana, Luciana dos Santos, Sinara Silva e Taiara Almeida.    

                                                                                                   

Projeto: “Lixo Lúdico”

Trabalho apresentado a Professora Jeruza Lima como requisito parcial à obtenção de nota na Disciplina: Filosofia da Educação II.

ITAGI / BA

2017

Temo: “Lixo Lúdico

Introdução

O referido projeto vem enfatizar a grande importância de se utilizar junto ás praticas metodológicas aplicadas em sala de aula, brincadeiras de forma interdisciplinar unindo á aprendizagem com o lúdico, O brincar, além de ser um direito de todas as crianças (ECA - artigo 16), tornando assim as aulas diferentes sendo importantes para o desenvolvimento de cada um, onde o aluno aprenda de forma significativa.

Justificativa

A iniciativa de criação deste projeto surgiu durante uma aula da disciplina Filosofia da educação II, quando um aluno citou o lixão como um dos problemas que causam transtornos ecológicos e ambientais, gerando preocupações para comunidade Itagiense, nesse contexto percebe-se também a importância da preservação dos recursos naturais na manutenção da vida de todos dos seres. Assim decidimos atrelar conteúdos ambientais com o lúdico criando possibilidades de diminuir o volume do lixo, reaproveitando os resíduos sólidos e inorgânicos na criação de jogos, brinquedos e objetos educativos que possam contribuir para aulas dinâmicas e interativa tirando os alunos da posição de ouvintes dormentes e inativos a participantes entusiasmados e colaborativos.

 

Objetivo geral

Elaborar a partir de material reciclável, jogos educativos para serem utilizados como recurso pedagógico durante as atividades de ensino e de aprendizagem, possibilitando aos alunos a realização de atividades dinâmicas, incentivando a fantasia e a criatividade, bem como reforçando a importância do reaproveitamento dessas matérias na preservação ambiental.

Objetivos específicos

Valorizar o meio ambiente identificando-se como parte integrante e agente de promoção do desenvolvimento sustentável.

Possibilitar aos alunos a realização de diversas atividades, incentivando a fantasia e a criatividade, por meio da construção de jogo e brinquedos educativos em material reutilizável;

Proporcionar às crianças e suas responsáveis experiências de reaproveitamento de materiais descartáveis;

Criar espaços de discussões permanentes sobre a temática ambiental na comunidade, na busca de novas alternativas e prováveis agentes divulgadores das questões ambientais.

Conteúdo

Meio Ambiente

Público alvo

Alunos e Comunidade escolar de forma geral

Referencial Teórico

Enfatizando a importância do lúdico como processo de ensino, deve ressaltar que num ambiente escolar, não se deve abandonar as praticas metodológicas convencionais, mas sim alia-las, para melhor desenvolvimento da aprendizagem e melhor compressão do aluno. Segundo Vygotsky, (1991, p. 97),

A criança quando brinca apresenta um comportamento mais desenvolvido do que aquele que apresenta na vida real. Nos brinquedos, ela tem oportunidades de trabalhar em grupo, imitar um comportamento mais avançado de outra criança ou então, com assistência do professor, poderá desenvolver funções e comportamentos que "estão presentes em estado embrionário". Conclui o autor que tudo aparece na brincadeira pré-escolar: a ação realizada na situação imaginária, a exercitação da capacidade simbólica, a necessidade de uso coerente da linguagem, o controle da vontade, a avaliação das próprias capacidades e habilidades. Todos esses fatores são essenciais para o aparecimento e a estruturação das diversas faculdades humanas das crianças.

Por tanto utilizar-se de mecanismo envolvendo brincadeiras e didática onde aconteça a aprendizagem de maneira agradável e prazerosa, exercitando-os através das brincadeiras propostas, observado a criatividade de cada um fazendo aflorar sua imaginação, incitando a busca do conhecimento por meio de curiosidade e de aventura. Zaporózhetz (1987, p. 82)

Enxerga a atividade lúdica como um valioso recurso que permite a exercitação e a estruturação das novas conquistas motoras, possibilitando, posteriormente, a sua utilização pela criança na solução de atividades práticas, com desenvoltura e sem maiores problemas.

Sabe-se que a criança possui necessidades e características peculiares e a escola desempenha um importante papel nesse aspecto, que é oferecer um espaço favorável às brincadeiras associadas a situações de aprendizagem que sejam significativas, contribuindo para o desenvolvimento de forma agradável e saudável. De acordo com Gisela Wajskop, estudiosa das idéias de Vygotsky, . (WAJSKOP, 1995, p. 25)

A criança desenvolve-se pela experiência social, nas interações que estabelece, desde cedo, com a experiência sócio-histórica dos adultos e do mundo por eles criado. Dessa forma, a brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sociocultural dos adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com