TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto politico pedagógico

Por:   •  16/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

RECREAÇÃO E LAZER

PRAÇA SARAIVA

1. Caracterização da Praça Saraiva: de sua gênese no século XIX as primeiras décadas do século XXI.

A Praça Saraiva esta localizada na porção central do Bairro Cidade Nova, primeiro bairro do Município do Rio Grande. No final do século XIX, Rio Grande finalmente rompeu as barreiras que limitavam a cidade, e a municipalidade tomou posse dos terrenos devolutos planejando e organizando um novo bairro. Em sua planta geral (figura 1) percebemos um bairro com suas quadras e terrenos uniformes e ao centro um local destinado a uma praça, que mais tarde recebeu o nome de Praça Saraiva.

 [pic 1]

Figura 1: Planta geral da cidade do Rio Grande, 1904. Fonte: A. Biblioteca Rio-Grandense.  Escala:  1:8000

A partir da ocupação e desenvolvimento do bairro (século XX) a praça se tornou um ponto de encontro e local de praticas ligada ao esporte. Começou com os antigos campos de futebol, e as disputas dos finais de semana que levavam grande público ao local. Com o passar do tempo novas estruturas foram sendo criados e os quatro campos de futebol foram reduzidos a dois, assim, outros espaços foram surgindo. Um exemplo disso foi à construção do ginásio de Esportes Farydo Salomão, a obra iniciou-se em 30 de dezembro de 1977 e foi até 27 de dezembro de 1988, entretanto, houve necessidade de algumas alterações e, definitivamente, o ginásio municipal  foi inaugurado oficialmente em 27 de julho de 1994.

Hoje apesar de conservar sua função enquanto espaço de recreação e lazer, houve grandes mudanças em sua estrutura. Encontramos na praça um velódromo, pista de caminhada e corrida, quadras de futsal, voleibol e basquetebol, campo de futebol de sete e de onze, academia de ginástica ao ar livre, ginásio de esporte, pracinha com brinquedos infantil.

[pic 2]

Figura 2: Bairro Cidade Nova – Rio Grande/RS. Fonte: Imagem do Google Earth.

O bairro onde esta localizada a Praça Saraiva é de classe média alta, mas os frequentadores da Praça vêm de todos os bairros da cidade, pois com o crescimento urbano do município e a valorização da terra, quase não existem espaços livres para os munícipes que encontram nesse local várias possibilidades de divertimento, práticas esportivas, recreação e lazer principalmente aos finais de semana.

[pic 3]

Figura 3: Final de semana na Praça Saraiva, junho de 2015. Fonte: Foto do autor.

        2. Características socioculturais do público-alvo

        

        Para que possamos traçar o perfil dos cidadãos que frequentam a Praça Saraiva, é necessário elaborarmos um diagnóstico do ambiente social, cultural e físico: da comunidade em que a Praça está inserida – características da população, costumes, lazer, grupos comunitários, lideranças comunitárias, associações, clubes, igrejas, acessos a meios de comunicação etc.

        Situação socioeconômica e educacional da comunidade: ocupações principais, níveis de renda, condições de trabalho, acesso a bens de consumo, níveis de escolaridade da população, principais setores da atividade econômica, perfil profissional dos pais, acesso aos serviços de saúde e de assistência social, condições de habitação.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (278.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com