TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos e Praticas de Ação Pedagógica

Por:   •  20/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Projetos e Práticas de Ação Pedagógica

TEMA: CORES,CHEIROS E SABORES

LILIANA ANICETO- RA 1543564

CLAUDINÉIA AP. PEREIRA- RA 1543575

POLO – LINS

2016        

 

Projeto

Tema: Cores, cheiros e sabores.

Situação-problema: Diante da dificuldade de um número significativo de alunos da classe que nomeia as cores aleatoriamente, mas não as identificam, e diante da percepção que a maioria das crianças não aceita lanches saudáveis preferindo os lanches como salgadinhos e outros produtos industrializados decidiram-se por unir as duas necessidades englobando atividades práticas, de percepção, visualização, manipulação e de construção junto às crianças, levando em consideração que tais experiências colaboram e são de suma importância para o desenvolvimento infantil. 

Público alvo: crianças com quatro anos de idade

Objetivos:

A partir do desenvolvimento deste projeto pretende-se que os alunos sejam capazes de:
- Reconhecer e discriminar cores e suas nuances;

-Identificar objetos, brinquedos, materiais da classe e seus pertences pela cor;

-Trabalhar aspectos cognitivos como: a memória, a percepção e discriminação visual;

- Discriminar e perceber aromas e sabores através do olfato e paladar;

- Identificar alimentos pelo aroma;

- Desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio, o raciocínio lógico e a criatividade;

- Modificar hábitos alimentares, incentivando o consumo de alimentos mais naturais e saudáveis.

Embasamento teórico: Segundo dados da Revista Crescer, descobrir as cores não é difícil. O bebê as percebe a partir dos três meses de vida. Nomeá-las, porém, é um processo longo e cheio de enganos, que normalmente se estende até os três anos de idade. O bebê já nasce conhecendo o cheiro da mãe. Experiências apontaram que recém-nascidos são capazes de perceber a diferença entre o leite materno produzido pela mãe e o de outra mulher. Ao reconhecer seu cheiro, o bebê se sente seguro.
Quando ele nasce, sente gostos, mas não de forma muito desenvolvida, o que vai acontecendo com o tempo. Por volta dos dois ou três anos de idade é que as preferências e rejeições começam a aparecer com mais nitidez. 

Para que a criança possa discriminar cores, cheiros e sabores, ela precisa de estímulos. “É uma questão de aprendizado, de memorização”, explica o neuropediatra Luiz Celso Amaral, do Hospital Samaritano, de São Paulo.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a intervenção do professor é necessária para que, na instituição de educação infantil, as crianças possam, em situações de interação social ou sozinhas, ampliar suas capacidades de apropriação dos conceitos, dos códigos sociais e das diferentes linguagens, por meio da expressão e comunicação de sentimentos e ideias, da experimentação, da reflexão, da elaboração de perguntas e respostas, da construção de objetos e brinquedos etc.

Considerando que as cores, cheiros e sabores estão presentes em nossa vida em diferentes momentos permitindo-nos desde crianças expressarem nossas ideias e sentimentos, escolhas entre o gostar e não gostar, o trabalho na escola envolvendo as características cor, cheiro e sabor favorece o desenvolvimento infantil e contribui para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, a fala, audição, entre outras funções.

Percurso metodológico: A fim de atender as necessidades dos alunos na expectativa de atingir os objetivos propostos, a professora irá buscar atividades pedagógicas, mas também lúdicas, de forma a envolver todos os alunos, incluindo todas as crianças com ou sem necessidades educacionais especiais.

Recursos: livros de histórias, papéis de diferentes texturas, tintas, pinceis, frutas, verduras e legumes, livros de receitas, imagens de pinturas para releitura, fichas com brincadeiras, material áudio visuais. A professora da classe contará também com um grupo de teatro de uma Instituição para apresentação de uma peça circense.

Cronograma de atividades:

 1º dia:

- Leitura da história “Bom dia todas as cores”, de Ruth Rocha.

Distribuir desenho do camaleão para as crianças pintarem com lápis de cor, utilizando a cor que mais gostam.

- Fazer um levantamento da preferência de cores dos alunos da classe, apresentando em forma de gráfico.

- Expor os trabalhos das crianças em local visível por todos.

2º dia:

- Leitura da história “As cores de Laurinha”, de Pedro Bandeira.

- Levar as crianças para o pátio e potes largos com tintas nas cores primárias. Levar potes vazios Deixar que as crianças misturem as cores entre si e observem o resultado. Após a experiência fazer uma roda de

3º dia:

Distribuir para cada um dos alunos um círculo de papel cartolina dividido em sete partes, Distribuir também lápis de cera. Solicitar que as crianças pintem os espaços utilizando as cores do arco íris. A professora poderá nomear as cores. Fazer um furo no centro e colocar um lápis conforme indica a imagem abaixo Peça para que seus alunos girem velozmente o lápis, e observem que, surpreendentemente, o círculo apresentará a cor branca – comprovando as ideias de Newton. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (214.9 Kb)   docx (326.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com