TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos e Praticas de Ação Pedagógica

Por:   •  9/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

é previsto pela lei da constituição federal que determina no artigo.205 que a educação é direito de todos, e a Resolução do CNE/CEB nº 2/2001, a qual define as diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica, determina que as escolas do ensino regular devem matricular todos os alunos em suas classes comuns, com os apoios necessários. Esse apoio pode constituir parte do atendimento educacional especializado (previsto no Art. 208 da Constituição Federal) e pode ser realizado em parceria com o sistema público de ensino.

Porém de nada adianta garantir o ingresso dessas crianças na escola se não lhe for garantido o acesso a boa educação.

É necessário profissionais adequados, como interprete de libras nas classes, atividades que sejam realmente inclusivas e que possam de fato haver o aprendizado.

Percurso metodológico

É de extrema importância que todo os professores e funcionários da escola tenham preparo para receber os alunos com necessidades especiais, por isso será realizado palestras, com vídeos nos quais será mostrado vários recursos que poderá ajudar no melhor ensino, como a comunicação alternativa (CA) A área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação. A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. Também tem os PCS- Picture Communication Symbols, Um dos sistemas simbólicos mais difundidos e utilizados em todo o mundo, criado em 1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna Mayer Johnson e possui mais de 11.500 símbolos que foram originalmente desenhados para criar rápida e economicamente, recursos de comunicação consistentes e com acabamento profissional, entre outros recursos de software, esses assuntos serão aprofundados mais futuramente.

Também é de grande importância que a família esteja a par da educação dos seus filhos porque somente assim, escola e família haverá de fato avanço educacional segundo Fernandes (2001) a família também é responsável pela aprendizagem da criança, pois os pais são os primeiros ensinantes e suas atitudes irão determinar a modalidade de aprendizagem dos filhos.

As rodas de conversa serão uma arma eficiente ao combate do bullying, assim será possível a inclusão do aluno Isso facilitara  o processo de acolhimento, tornando seus colegas mais sensíveis e solidários.

Recursos

Jogos e brinquedos inclusivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (24 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com