TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos e Praticas de Ação Pedagógica

Por:   •  17/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

COMO ESTIMULAR A GRAFOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

ALINE OLIVEIRA DA ROSA - RA: 1982276 VALÉRIA SILVA SANTOS - RA: 0516478

POLO FREGUESIA DO Ó – SÃO PAULO 2020

SUMÁRIO

  1. Tema        3
  2. Situação Problema        3
  3. Justificativa e Embasamento Teórico        3
  4. Público-Alvo        4
  5. Objetivos        4
  1. Objetivos Específicos        4
  1. Percurso Metodológico        5
  2. Recursos        7
  3. Cronograma        8
  4. Avaliação e Produto Final        9
  5. Referências Bibliográficas        10
  1. Tema

O desenvolvimento psicomotor na escola.

  1. Situação Problema

Nos dias atuais cada vez mais as crianças na faixa etária dos 4 aos 5 anos têm acesso com facilidade aos recursos tecnológicos, ficando cada vez mais deixada de lado a preocupação com a habilidade grafomotora, com isso afetando o seu desenvolvimento psicomotor e suas habilidades manuais.

As brincadeiras de geração em geração estão perdendo as suas origens, manipulação de objetos, atividades exploratórias precisam ser estimuladas, pois são essenciais para desenvolver os pré-requisitos para a escrita.

Por esse motivo o desenvolvimento e treino da motricidade grossa e fina irá permitir que a criança aprenda a utilizar e a dominar o seu próprio corpo.

  1. Justificativa e Embasamento Teórico

Para que a criança atinja o processo de escrita, ela precisa passar pelo processo de desenvolvimento e aprimoramento das capacidades psicomotoras e cognitivas. Observando que as crianças desde muito cedo, têm livre acesso ao celulares, tablets e televisores, a curiosidade por atividades, brincadeiras e jogos manuais estão se perdendo e a curiosidade por aplicativos que dizem fazer o mesmo papel, cada vez mais vem ganhando força.

Se o corpo é nosso instrumento principal de ação, precisamos colocá-lo em equilíbrio para que nossas habilidades sejam desenvolvidas em seu melhor potencial. À medida que temos equilíbrio e controle dos nossos movimentos, conseguimos realizar com melhor qualidade as tarefas solicitadas.

Segundo Le Boulch (1992), a Psicomotricidade se dá através de ações educativas de movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade. É uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo-emocional e sociocultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos.

Vayerapud Le Boulch (2001), a educação psicomotora é uma educação global que, associando os potenciais intelectuais, afetivos, sociais e motores da criança, dá- lhe segurança, equilíbrio e permite o seu desenvolvimento, organizando corretamente as suas relações com os diferentes meios nos quais deve evoluir.

A grafomotricidade é uma área da psicomotricidade que tem por objetivo intrometer-se na realização da grafia, ou seja, nos movimentos que são utilizados, para que seja rápida, flexível, legível e fluida.

Do ponto de vista etimológico, “grafo” vem do grego grapheim e significa escrita; “motricidade”, vem do latim motor, do verbo movere, “mover, deslocar”. Assim, o termo grafomotricidade diz respeito ao conjunto das funções neurológicas e musculares que possibilitam, aos seres humanos, os movimentos motores no ato da escrita.

  1. Público – Alvo Crianças de 4 a 5 anos.

  1. Objetivo Geral

Estimular a motricidade ampla e fina, equilíbrio, esquema corporal, orientação espacial, temporal, lateralidade e tônus muscular.

  1. Objetivos Específicos

A melhor maneira de deixar a criança desenvolver a motricidade ampla é dando espaço e liberdade para aproveitar o ambiente, é importante que ele corra, caminhe, pule, role e se familiarize com todas as funções de seu corpo.

Ao contrário da motricidade ampla, a motricidade fina exige o uso de músculos menores do corpo. Por exemplo, exige a coordenação de mãos e olhos na hora de escrever, recortar ou pintar, até mesmo juntar algo leve do chão, como uma folha.

Praticamente todo movimento que executamos exige equilíbrio, que pode ser tanto dinâmico, relacionado com a capacidade de movimentar-se de maneira adequada, quanto estático, que tem relação com a capacidade de nos mantermos em posição ereta, sem desvios ou oscilações, mesmo com a gravidade atuando sobre nosso corpo.

Além do equilíbrio ser fundamental para atividades do dia a dia da criança, ele também representa muito para a aprendizagem, principalmente na parte da alfabetização, pois crianças que apresentam pouco equilíbrio, podem também apresentar dificuldades para abrir e fechar o olho durante a leitura, e escrever em linha reta por exemplo.

Esquema corporal é a habilidade que as crianças adquirem sobre seu próprio corpo, além das partes que o compõem, dos movimentos, das atitudes e a maneira pela qual a pessoa, no período da infância, enxerga seu corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com