TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos e praticas de ação pedagógica

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA-

ENSINO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

HÁBITOS DE HIGIENE E SAÚDE

Francielle Naiane Da Silva RA:1845595

JUIZ DE FORA - MG

2019

  1. TEMA

        O tema proposto foi “Hábitos de higiene e saúde – amigos da higiene”, onde ao decorrer do projeto conscientizará os alunos sobre a importância dos hábitos e higiene.

  1. SITUAÇÃO PROBLEMA

Visto que muitos alunos ainda não utilizam os meios de higiene corretamente. Então como fazer com que os alunos desenvolvam hábitos de higiene?

  1. Justificativa e embasamento teórico

Diariamente nos deparamos com alunos dizendo “não gosto de escovar os dentes”, “que coisa mais chata ter que ficar lavando as mãos antes de comer”. Muitas vezes a escola até tem uma campanha de higiene, mas não conseguem atrair a atenção das crianças, as vezes até atraem na hora, mas se passando uns dois, três dia eles já esquecem.

O projeto “Hábitos de higiene e saúde” é uma proposta onde possibilita uma aprendizagem sobre este tema deixando mais prazeroso e fixador onde será um conjunto entre a escola e a família para que assim os alunos tenham conscientização dos hábitos e passem a utiliza-los diariamente de forma correta.

Porem muitas vezes a escola é a extensa de casa e por conta disso é importante que os hábitos não sejam apenas comentados ou citados é de suma importância incentiva-las

De acordo com o Ministério Público da Educação:

“A educação não deve se limitar, pois somente se tornara efetiva quando promover mudanças de comportamentos. A comunidade escolar não deve apenas contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos relacionados com a saúde. Outra coisa é agir no sentido de que todos os que estão no ambiente escolar adquiram, reforce ou melhores hábitos, atitudes e conhecimentos relacionados com higiene e saúde”

Outros também destacam que higiene é importante para a saúde pois é a partir dos hábitos adquiridos que evitamos muitas doenças.

[...]os conceitos cotidianos das coisas e das vivencias são conhecidos pelas crianças muito antes de serem estudados de maneira especifica na escola. Esses conhecimentos estão impregnados de grande experiência empírica. Por isso, para o estudo dos conceitos científicos em aula, faz-se necessários, antes de mais nada, determinar ou tomar conhecimento de qual a compreensão que as crianças possuem, no dia a dia, sobre estes conceitos. (GASPARIN 2007, p.19-20)

É relevante que precisamos considerar os conceitos do cotidiano dos alunos. Por isso foi pedido que produzissem um texto sobre o tema proposto onde iremos medir o conhecimento deles sobre o assunto com a intenção de relacionar o que eles já sabem com o conteúdo a ser trabalhado.

Tem sido um desafio muito grande na educação, tratar da higiene, pois tratamos de hábitos que são preciso todos os dias, então devemos inseri-lo no dia a dia escolar.

Portando é necessário que a partir deste projeto surja uma conscientização dos alunos e seu pais , pois depende também da família porque de nada adianta na escola utilizarem os métodos de higiene e chegarem em suas casas não utiliza-los , sabemos então, que primeiramente o incentivo tem que partir dos pais ou responsáveis, por conta disto antes do projeto ser iniciado as professoras poderão entrar em contato com os pais para obter melhores resultados

  1. Público Alvo

        Serão destinados aos alunos do 3°ano, 4°ano e 5°ano do ensino fundamental.

  1. Objetivos

Objetivo Geral: Fazer com que os alunos despertem o interesse pelos hábitos de higiene, criando noções de higiene, onde levará os alunos a fazerem uso diários de vários hábitos de higiene

Objetivos Específicos:

  • Mostrar aos alunos a importância dos principais hábitos de higiene
  • Ampliar o conhecimento dos alunos mostrando os diversos hábitos de higiene
  • Reconhecer a higiene dos dentes e do corpo a partir de situações práticas vivenciadas pelo professor
  • Mostrar que a falta de higiene pode causar doenças
  • Construir atividades onde que gerem o interesse das crianças, e que elas as utilizem de forma prazerosa.
  • Enfatizar os hábitos de higiene, corporal, bucal, etc.
  • Favorecer os alunos hábitos que são necessários utilizarmos em nosso cotidiano.
  • Imitação e reprodução de hábitos como escovar os dentes, lavar a mãos, pentear os cabelos, tomar banho, etc.
  • Diagnosticar como é o dia a dia de cada aluno
  • Promover atividades lúdicas sobre este assunto
  • Incentivar os pais dos alunos em reuniões
  • Construir cartazes em frente as salas de aulas onde iram sempre estarem vendo para memorização dos hábitos
  • Pedir aos alunos para adotar hábitos de autocuidado respeitando as limitações de seus corpos
  • Discutir com eles sobre oque pode ocorrer com a falta de higiene em nossas casas
  • Identificar as partes do corpo e mostrar a higiene em que cada uma necessita
  • Ensinar através de um espelho quais são os cuidados que devemos ter com nosso corpo e com nossa higiene.
  • Valorizar a autoestima das crianças independente se estiverem limpas ou não.

  1. Percurso Metodológico

         O projeto será dividido em 4 etapas, onde trabalharemos em sala de aula e no laboratório de informática para a melhor fixação deste conteúdo, após o desenvolvimento faremos atividades fora da sala de aula como por exemplo no pátio da escola, no parque entre outros.

1°Etapa: os alunos sentaram em círculo, onde o professor irá iniciar uma roda de conversa pra diagnosticar oque eles sabem sobre a higiene, podendo então medir o conhecimento de cada um sobre o assunto. Deixando um tempo livre para que os aluno se socializem entre eles para que um conte sua experiencia para outro e assim por diante.

2°Etapa:Explorar textos sobre a higiene, de forma mais prazerosa podendo levar os alunos para a biblioteca onde podem ler livros, revistas e jornais. O papel do professor é fundamental nesta etapa pois a partir do que os alunos acharem em suas explorações o professor deverá explicar quais são os procedimentos a partir destas novas descobertas. Após isso deveram retornar à sala de aula e o professor pedira aos alunos recortes do jornais e revistas de produtos de higiene logo após, ira chama-los de “amigos da higiene” e assim explicará o contexto de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (122.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com