TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Educação Infantil

Por:   •  27/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE I

PRISCILA MARCELA MARQUES DE LIMA

RGM:22911111

        

MONTEIRO

2020


O objetivo desse trabalho é dissertar e refletir  sobre a importância do Estágio  na formação docente  do professor da   Educação Infantil  , já que o estágio é de suma importância para formação profissional  , já que é no estágio que o futuro profissional atua , investiga e analisa seu objeto de estudo que é a sala de aula, podemos afirmar que o estágio na Educação Infantil é alicerce  para a formação do professor , o que contribuirá mais tarde para o aprendizado do aluno.

É na Educação Infantil que acontece a socialização inicial fora do contexto familiar, nesta etapa é onde acontece o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Em Andrade (2019, p. 8)  foi possível verificar como essa prática profissional é “construída por saberes teóricos e experienciais na vivência da prática e por meio da constante reflexão dessa prática”. É necessário que o professor invista em sua formação profissional e reflita sobre sua prática docente , já que teoria e prática caminha juntas . Se faz necessário ressaltar que para que professor possa mediar o processo educativo e a aprendizagem das crianças é  de suma importância que ele desenvolva competências, saberes que o permita entender como se processa a educação da criança para propor atividades de aprendizagem planejadas, evitando a falta de planejamento , pois é  planejando atividades, refletindo sobre elas  e respeitando o tempo e as habilidades de cada criança que passamos a percebê-la e entendê-la .

De acordo com Kramer (2003), o   que é pedagógico na educação infantil se diz respeito às inúmeras experiências que são oferecidas às crianças desde os  conhecimento científicos, quanto a arte , a música , a literatura , as expressões corporais . Nessa etapa é imprescindível que o professor desenvolva  atividades lúdicas, pois como afirma Andrade (2019) é de  grande importância compreendermos que “a prática docente na Educação Infantil é construída a partir da visão que se tem das crianças, do papel das instituições de Educação Infantil e do que seja Educação Infantil”. Podemos então concluir que é através da experiencia de estágios e da prática docente que refletimos e aprendemos sobre esta etapa de ensino.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, L. B. P. Prática de Ensino em Educação Infantil: Prática docente na Educação Infantil, Cruzeiro do Sul Virtual – Educação a Distância, 2020.

_________. Prática de Ensino em Educação Infantil: Função e princípios da Educação Infantil, Cruzeiro do Sul Virtual – Educação a Distância, 2020.

_________. Prática de Ensino em Educação Infantil: Planejamento da prática educativa na Educação Infantil, Cruzeiro do Sul Virtual – Educação a Distância, 2020.

_________. Educação Infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: http://bit,ly/37zYg7t. Acesso em: 9 mar. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com