TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino em Gestão Educacional

Por:   •  4/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Braz Cubas Educação

Gabriela Carmelina Cardoso Moreira

RGM: 357590

Pedagogia

Prática de Ensino em Gestão Educacional

Tutora: Ana Carolina                                                                                 Data: 27/11/2020

Unidade IV – Trio Gestor, Projeto Político Pedagógico, professores Formação em serviço e relações com o Trio Gestor.

Responda: Qual importância do PPP no sentindo de efetivar uma gestão democrático-participativa na Escola?

O PPP ele é a base para todo o trabalho pedagógico. È essencial para toda a organização da escola, pois contem com todas as informações gerais da escola, informações dos alunos sobre a aprendizagem, recursos, composições de corpo administrativo e docente, do conselho dos pais e mestres e planos de ações.

O PPP vai basicamente reunir sete itens para o melhor funcionamento escolar, e eles são;

  1. Identificação da escola
  2. Missão
  3. Contexto
  4. Indicativas sobre o aprendizado
  5. Recursos
  6. Diretrizes pedagógicas
  7. Plano de ação

Cada plano de ação citado acima traz a escola um novo posicionamento para o melhor funcionamento, como é a base da escola no meio da gestão é de muita importância que o Trio Gestor esteja ciente de todas as suas laudas e informações.

Para que o PPP seja eficiente todos que trabalham dentro do ambiente escolar devem participar da construção do mesmo, fazendo com calma e cautela, se baseando na LDB 1996, fazendo pesquisas, para que ele se integre na comunidade onde a escola esta inserida. Por isso é importante a participação de todos, desde trio gestor, a pais, alunos e responsáveis.

O PPP sempre tem que esta em atualização a realidade vivida da comunidade escolar, podendo ser acessado por todos e não jogado nas gavetas ou arquivado no computador, todos precisam estar cientes das suas pautas e informações para que a escola funcione de maneira coerente e eficiente.

Evitando erros mais comuns vistos em varias unidades escolares; como a compra do PPP de outra comunidade escolar, não ter atualização, transparência e ignorar opiniões dos envolvidos.

O trio gestor deve ter uma integração e apoio para que todo o processo educacional seja realizado com sucesso, trazendo mais benefícios para a escola. O apoio e união promovem uma atitude positiva tanto para comunidade como para os funcionários da escola.

O principal objetivo do trio gestor juntamente com a comunidade escolar, é trazer o melhor para o desenvolvimento dos alunos. Fazendo da escola um lugar justo, colaborativo, formando cidadãos críticos e produtivos e com mais oportunidades.

Referências:

https://escolaweb.com.br/gestao-escolar/projeto-politico-pedagogico-a-importancia-de-tracar-rumos-para-sua-escola/ (data de acesso – 27/11/2020)

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/560/o-que-e-o-projeto-politico-pedagogico-ppp (data de acesso - 27/11/2020)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com