TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática pedagogica

Por:   •  23/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 3

PRÁTICA PEDAGOGICA

I

A história das Escolas: E. E. do Prata e E. E. Noraldino Lima

Licenciatura em Pedagogia

Aos quinze dias do mês de maio do ano de dois mil e quinze, visitei as Escola Estadual Noraldino Lima e Escola Estadual do Prata, ambas da cidade de Prata/Minas Gerais.

Na Escola Estadual Noraldino Lima, a diretora Marci Miranda Brasileiro, me relatou que a escola foi fundada em 28/09/1908, cujo nome na época era Grupo Escolar Noraldino Lima. Esse Nome foi dado a ela em homenagem a seu Patrono Exmo Sr. Noraldino Lima, figura notável que conquistou na vida pública os mais altos postos da administração do estado de Minas Gerais, cuja carreira toda percorreu desde escrevente, diretor de secretarias, secretário até chefe de governo.

Em 1908 o Presidente do Brasil era Affonso Augusto Moreira Penna (Affonso Penna), o Governador de Minas Gerais era João Pinheiro da Silva e o Agente Executivo (Prefeitura Municipal) da Cidade de Prata foi Coronel Emídio Marques Ferreira.

A Escola Estadual Noraldino Lima é uma instituição Centenária, sendo o primeiro Grupo Escolar criado na cidade de Prata e o quarto no estado de Minas Gerais, tornando-se um patrimônio cultural educativo para toda a cidade e região.

A Escola Estadual Noraldino lima atende 679 alunos no ensino fundamental de 9 anos. Está localizada no Centro da cidade, tendo como vizinhos o Fórum, Cartório, Prefeitura municipal, Correios, Residências, Bancos, Paróquia Nossa Senhora do Carmo e a Praça XV de Novembro.

Na Escola Estadual do Prata fui recebida pela Supervisora Polliana Oliveira Tannús Bernardes que me esclareceu a história da escola. Em 10/02/1940 foi inaugurado o Ginásio São Luiz que era particular e funcionava como internato. Era situado à rua João de Almeida Macedo, nº 724, Centro. Em 1964 passou de particular para municipal. Em 1965 foi doada ao estado de Minas Gerais mudando seu nome para Ginásio Estadual do Prata.

Já em 1974 não podendo ficar mais naquele endereço, mudou-se então para o seu atual endereço que é na Travessa Olímpica, nº 38, Centro, cujo o nome passou a se chamar Escola Estadual do Prata – 1º e 2º Graus. Na data de inauguração da escola o Presidente do Brasil era Adalberto Pereira dos Santos e Governador de Minas Gerais o Sr. Aureliano Chaves.

A Escola Estadual do Prata está localizada no Centro da cidade tendo como vizinhos o Ginásio Poliesportivo, CRAS, restaurantes, farmácia, Lan house, residências e a Praça dos Trabalhadores.

Ambas as escolas possuem água, luz, pontos de ônibus coletivo, telefones público, espaço de lazer e asfalto. As festas nas escolas são realizadas no intuito de unir família e escola no processo educacional.

A Escola Estadual Noraldino Lima cita como relevância à sociedade o fato de ser Centenária e já ter uma longa história na Educação da cidade. Na Escola Estadual do Prata por ser a única escola pública que oferece o Ensino Médio na cidade. As duas escolas colaboram com a Campanha Direito de Viver do Hospital do Câncer de Barretos que é feita anualmente.

Nenhuma das escolas possuem Slogan.

A missão da Escola Estadual Noraldino Lima é transmitir aos alunos um ensino público e de qualidade. A da Escola Estadual do Prata é assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e permanência do aluno na escola, formando cidadãos críticos capazes de  transformar a realidade.

A diretora da Escola Estadual Noraldino Lima garante que seus alunos e servidores estão bastante satisfeitos com o rendimento escolar. A Escola Estadual do Prata faz de tudo para que os alunos ao chegarem na escola sinta-se em um momento de prazer. Nas duas escolas os planejamentos são participativos, em conjunto com troca de idéias conforme o CBC e orientações da SEE/MG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com