TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática pedagogica

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  1.337 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE

Licenciatura em Matemática 5ª etapa

Luciana Lacerda Neves- 1089980

PRÁTICA PEDAGÓGICA ETAPA V

UBERABA-MG

POLO TIMOTEO

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE

Licenciatura em Matemática 5ª etapa

        PRÁTICA PEDAGÓGICA ETAPA V

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte da exigência referente à 5ª etapa do Curso de Matemática EaD.

Professora Tutora: REGINA ALVES PINTO MENDONCA

UBERABA-MG

POLO TIMOTEO

2015

1) APRESENTAÇÃO 

Eu Luciana Lacerda Neves, tenho 29 anos de idade, resido na cidade de Dom Cavati/MG. Curso hoje a 5ª Etapa do Curso de graduação em Matemática a Distância pela Universidade de Uberaba. Escolhi o Curso de Matemática por vários motivos, o primeiro é que comecei a graduação em Engenharia Civil, mas como não tinha base na Matemática e por ter formado a muito tempo desiste do curso, e também por mora na Zona Rural, não tinha como estudar presencial e por ser um curso onde teria oportunidade de conseguir um emprego aqui na Zona Rural.

Ainda estava meio em dúvida, mas a certeza veio logo depois que comecei a fazer o estágio, quando pude ter mais contato com os alunos e de ser a portadora de informação e ensino, me senti mais comprometida, tendo a certeza de que é essa profissão que quero para minha vida inteira. 

Por fim, posso dizer que estou muito feliz por estar cursando matemática e muito animada com esse desafio, pois, fé e força de vontade não me faltam e a minha meta é ser exemplar como educadora. 

Sumário

1) Introdução        5

2) Desenvolvimento:        6

4) Conclusão:        17

5) Bibliografia        18

                                       

  1. Introdução

As dificuldades de aprendizagem das quatro operações fundamentais que os alunos chegam no 6° ano do ensino fundamental do Município de Dom Cavati-MG tem sido motivo de grandes discussões entre educadores e dirigentes de estabelecimentos de ensino, no entanto nunca se chegou a uma conclusão de como resolver este problema.
Sabe-se que a formação matemática oferecida nas séries iniciais é menos analítica que aquela oferecida nas séries finais do ensino fundamental, quando os conceitos algébricos começam a serem formalizados. Desse modo, é essencial para a aquisição e posterior formalização dos conceitos matemáticos, que o aluno identifique e se aproprie dos invariantes existentes nos conceitos de números e das quatro operações básicas, pois quando são colocados diante de situações problemas da matemática que exigem interpretação da situação, muitos apresentam grande dificuldade para solucioná-los. 

É consensual a importância da matemática na contemporaneidade. Entretanto, o ensino desta disciplina apresenta muitos problemas. Os professores que a ministram escutam com certa frequência o seguinte questionamento dos estudantes: "Por que devo aprender? Estas coisas??" Esta pergunta típica surge depois da apresentação da maioria dos conteúdos de matemática. Poderíamos apontar como uma das causas deste desconforto, o tipo de ensino de matemática, tradicionalmente adotado em nossas escolas: descontextualizado, livresco, calcado em algoritmos e técnicas operatórias e desvinculado do cotidiano. Neste contexto, a matemática continua sendo apontada como uma das responsáveis pelo fracasso escolar, explícitos na reprovação.

Diante disto, pretendo realizar uma analogia entre o conhecimento que os alunos possuem das quatro operações fundamentais, através do material dourado e atividades matemáticas operacionais como uma tentativa de reverter o cenário de aversão à matemática que provavelmente surge nas séries iniciais do ensino fundamental e que continua acontecendo nas séries finais do ensino fundamental.

Desenvolvimento

PLANO DE AULA

Material dourado no ensino de Matemática

Autora: Luciana Lacerda Neves RA: 1089980

Público alvo: 6º Ano

I – JUSTIFICATIVA

Despertar a imaginação, criatividade e interesse dos alunos pela aprendizagem, organizando atividades e brincadeiras relacionadas com o conteúdo para atingir os objetivos pedagógicos. Incentivar o trabalho em grupo e as descobertas através das experiências com o contato com objetos, valorizando as vivências de cada aluno.

O Material Dourado é um recurso usado para explorar a estrutura do sistema de numeração e os algoritmos associados às quatro operações básicas com ênfase no processo de agrupamento, entre outros. Com o Material Dourado a relação numérica abstrata tem uma imagem concreta, o que facilita a compreensão e o aluno pode ter um melhor entendimento da compreensão dos algoritmos e melhor desenvolvimento do raciocínio. Quando a criança trabalha com o material concreto envolve mais com a situação didática, pois entende o que está fazendo. Isso aprimora a sua atenção e o seu maior interesse é visível. Dessa forma, aguça sua capacidade de análise e de síntese e de construção de conceitos.

II – OBJETIVOS

- Estimular o trabalho em equipe;

- Desenvolver a escrita e noções de quantidade e ordem;

- Fazer cálculos escritos e mentais.

III – DESENVOLVIMENTO

 1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: Conhecendo o Material Dourado

Divida a turma em grupos e apresente o material para os alunos. Deixe que os alunos façam o primeiro contato com o material de forma lúdica, explorando-o de maneira livre. Permita que olhem, peguem, verifiquem, reconheçam, elaborem hipóteses de agrupamento. Pergunte a eles como acham que se chamam as diferentes peças. Deixe que atribuam nomes. Observe como se relacionam com o material. Nesses momentos de manipulação exploratória você pode perceber como o aluno se relaciona e atribui valor às peças, pois, normalmente, vão juntando as peças menores para que a peça montada tenha o mesmo tamanho da peça maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (385.4 Kb)   docx (264.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com