TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática pedagócia com novas tecnologias

Por:   •  13/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        Educação: breves considerações        4

3        Tecnologias da informação        6

3.1        Prática pedagócia com novas tecnologias        7

4        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo aprofundar os conhecimentos sobre as ferramentas tecnológicas utilizadas nas práticas pedagógicas. Para alcançar tal objetivo foram elaborados os seguintes problemas: a) qual é a concepção acerca da educação?; b) o que são as tecnologias da informação?; c) como desenvolver a prática pedagógica a partir da utilização das tecnologias da informação?

A pesquisa foi elaborada de forma a apresentar-se em três grandes divisões, sendo que no Capítulo 1 trata-se de apresentar o conceito de educação e o papel da mesma para a sociedade. No capítulo 2 são abordados aspectos conceituais em relação às tecnologias da informação.

E, por fim, no capítulo 3 são delineadas questões que envolvem a prática pedagógica com a utilização das tecnologias da informação. Apresentando uma reflexão sobre o professor e sua prática pedagógica com a utilização das tecnologias no ambiente escolar, além dos desafios enfrentados pelo professor, agente mediador da realidade social.

Quanto à Metodologia empregada foi utilizado o método dedutivo com as Técnicas do Referente, da Categoria, do Conceito Operacional e da Pesquisa Bibliográfica, a partir da revisão doutrinária em fontes jurídicas.

O presente trabalho de pesquisa se encerra com as considerações finais, nas quais são apresentados os pontos abordados e as respectivas conclusões obtidas a partir de sua análise.

Assim inicia-se o presente trabalho tratando de abordar aspectos referentes ao conceito de educação e sua importância para a sociedade.


  1. Educação: breves considerações

A Educação desempenha um papel fundamental na sociedade. Nesse sentido a frase de Kant, segundo o qual “o homem não pode tornar-se homem senão pela educação” (KANT Apud GHIGGI, 2009).

Desse modo é possível afirmar que:

[...] a educação faz-se presente na vida do homem na sociedade, desde os tempos mais remotos e em cada uma delas, está organizada de forma diferente, e que possa reproduzir conceitos importantes adaptando os indivíduos para viver nela por meio da educação e atender ao modo de produção vigente. (GARCIA e SANTOS, 2011)

A partir deste entendimento conceitua-se educação como sendo:

[...] inerente à sociedade humana, originando-se do mesmo processo que deu origem ao homem. Desde que o homem é homem ele vive em sociedade e se desenvolve pela mediação da educação. A humanidade se constituiu a partir do momento em que determinada espécie natural de seres vivos se destacou da natureza e, em seu lugar de sobreviver adaptando-se a ela necessitou, para continuar existindo, adaptar a natureza a si [...]. (SAVIANI, 2004)

Seguindo esta linha de pensamento se faz necessário analisar a etimologia da palavra “educação”. Segundo explica Costa o termo ‘educação’ deriva do latim educare e tem o significado de levar, conduzir, guiar. Já o termo educare, no latim, possuía o sentido de criar (uma criança), nutrir, fazer crescer. E que a partir destas origens a palavra educação, etimologicamente, tem o sentido de trazer à luz a ideia ou “[...] fazer a criança passar da potência ao acto, da virtualidade à realidade” (COSTA, 2010).

Assim, a educação tem o mote de trazer a luz, de levar algo adiante, tem um valor social imenso. E é nesta perspectiva que a LDB define a abrangência da educação, no Brasil, nos seguintes termos: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” (BRASIL, 1996).

Com tamanha responsabilidade estão os educadores, os quais devem auxiliar crianças, jovens e adultos a alcançarem o conhecimento e transformarem-se em homens levados pelo conhecimento ao novo conhecimento.

A educação é o melhor caminho para o desenvolvimento social ara a busca dos novos conhecimentos, mas para tanto os educadores estão enfrentando um dilema, pois, a evolução tecnológica está forçando as alterações na metodologia de ensino e, em muitas situações são os alunos que passam a ocupar o papel de educadores.

Tal afirmativa decorre do fato de ser muito mais fácil para os jovens conhecerem e utilizarem as novas tecnologias da informação e nesse momento há uma inversão de papeis nas salas de aula.

Mas que tecnologias são essas, como elas podem ser utilizadas pelos mestres em sala de aula? Estas são questões a serem respondidas nos seguintes capítulos.


  1. tecnologias da informação

O ser humano, dotado de sua inteligência, buscou formas, durante toda a história, de vencer os obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar dificuldades. Podemos dizer que a necessidade é a mãe das grandes invenções tecnológicas.

A tecnologia, na concepção popular, pode ser entendida como sendo todo e qualquer instrumento que está disponível para o homem facilitar a vida. Em especial, para o professor, em sala de aula, é possível asseverar que todos os equipamentos e materiais de trabalho representam a tecnologia a seu serviço, desde o lápis, papel, classes e cadeiras, também a linguagem, escrita, símbolos e tudo mais. Pois todos são instrumentos para desenvolver a e estimular a difusão do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com