TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas no Processo Formativo Como Aproximação do Estudante a Práxis Docente

Por:   •  8/3/2020  •  Artigo  •  8.454 Palavras (34 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 34

Relatório de Estágio Supervisionado na Educação Infantil: práticas no processo formativo como aproximação do estudante a práxis docente

Gabrielly Caroliny Silva Missão.

gabriellymissao@gmai.com

Rodrigo Alexandre Cavalarini Faustino

rodrigofaustino@gmail.com

 

Resumo

Este artigo apresenta as etapas desenvolvidas ao longo da atividade obrigatória da disciplina 6EST 613- Estágio Supervisionado em Educação Infantil, no Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação, da Universidade Estadual de Londrina. O mesmo foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronese, na cidade de Londrina. No primeiro momento apresentamos, à luz da teoria, a compreensão do estágio para o percurso formativo dos alunos, sua importância e contribuições. Na sequência, caracterizamos o campo de estágio apresentando informações do CMEI. Após descrevemos as etapas de estudo, preparação para o primeiro contato com a escola, discussões para o direcionamento das atividades, observações e propostas de intervenções, as intervenções e os pareceres do que foi realizado em cada uma das atividades desenvolvidas. Concluímos assim com a avaliação do que representou o estágio em nosso processo formativo.

Palavras-Chave: Estágio – Educação Infantil – Pedagogia. 

Introdução

Este artigo tem por objetivo apresentar o contato dos estudantes do 3° ano do curso de Pedagogia com a prática na Educação Infantil. O mesmo apresentará o que foi desenvolvido ao longo das 100 horas de estágio, composta por momentos de estudo teórico, práticas de observações, reflexão das situações observadas, planejamento das intervenções, discussões sobre as propostas, intervenções e síntese do realizado. O estágio consta como parte integrante de nosso currículo, identificado pela disciplina 6EST613- Estágio supervisionado em Educação Infantil.

Quadro 01 – Cronograma da disciplina de Estágio em Educação Infantil

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADES

70 h

- Observação-Participante nos diferentes níveis da educação infantil.

- Plano de ação: elaboração, planejamento, confecção do material didático.

- Intervenção e aplicação do projeto (regência).

30 h

- Reunião com o Supervisor.

- Elaboração e Apresentação das atividades desenvolvidas no estágio (1º e 2º semestres) no Seminário de Estágio do Curso de Pedagogia.

- Elaboração da Síntese Reflexiva

100 horas

CARGA HORÁRIA TOTAL DO ESTÁGIO

Fonte: UEL (2018).

Realizamos o estágio no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronese, que teve por objetivo propiciar ao acadêmico do Curso de Pedagogia o contato e a vivência com a prática profissional nessa etapa da educação básica, por meio de atividades assistidas pelo (a) diretora da instituição e acompanhada pela supervisora de estágios, docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina.

Em um primeiro momento, nossa prática se deu com reflexões teóricas sobre o que viria a ser o estágio e suas características, onde pudemos compreender e situar nosso papel no contexto da escola, e entender o que a proposta do estágio poderia nos proporcionar enquanto contribuições para o processo formativo. Realizamos alguns encontros para definir algumas características do estágio, as exigências legais para a realização do mesmo, organização da parte burocrática e afins. Na sequência, e antes de iniciarmos nossas observações nos reunimos com o representante da instituição que ficou sendo nossa referência no estágio.

No segundo momento tivemos a oportunidade de, por algumas semanas, acompanhar os diversos níveis oferecidos no CMEI, como berçário, Creche 1 (C1), Creche 2 (C2), Creche 3 (C3), Pré-escola 4 (P4) e Pré-escola 5 (P5). Após este período, em duplas, realizamos a discussão sobre qual faixa-etária iríamos desenvolver as observações e intervenções, e na sequência a definição da turma, considerando que em um mesmo nível etário existem mais de uma turma.

Posteriormente passamos as observações, realizadas em cinco semanas que permitiu a reflexão sobre as demandas da turma, definida anteriormente. Com base nas orientações da BNCC discutimos alunos-supervisão-CMEI com o objetivo de compreender a melhor forma para realizar as intervenções de modo a contribuir com o desenvolvimento das crianças da turma em que estávamos estagiando, no caso o C2.

Por fim, ao longo de cinco semanas realizamos as intervenções com a aprovação dos responsáveis pelo CMEI, das professoras regente e auxiliar e da supervisora de estágio. Essas experiências de intervenção apresentaremos ao longo do trabalho descrevendo suas propostas, objetivos, campos da BNCC contemplados, como as mesmas foram realizadas e seus registros realizados por imagens. Vale ressaltar que o registro das atividades realizadas com as turmas está amparado no instrumento legal de consentimento que os pais assinaram na efetivação da matrícula das crianças e que se encontram em posse do CMEI. Os registros realizados por meio de imagens e vídeos respeitam integralmente a legislação vigente que trata dos direitos da criança e do adolescente, assim como somente foram utilizados para a realização deste trabalho e com a finalidade de apresentar o que foi realizado como intervenção com as turmas.

  1. O estágio na formação do professor de educação infantil

Ao refletirmos sobre o Estágio na Educação Infantil, é necessário evidenciar que não compreendemos a atuação desses profissionais - e dos futuros profissionais que estão em processo de formação - como agentes assistencialistas, cujo papel é estar ali para promover o cuidado no sentido sanitarista, caracterizado por ações assistenciais como muitos pensam, mas sim de docentes qualificados para suprir as necessidades das crianças de zero a cinco anos que estão sob sua responsabilidade.

Observar estes profissionais sob essa perspectiva implica em entendê-lo como um profissional da Educação capaz de atuar com intencionalidade nesta etapa da formação humana, propondo para a Educação Infantil um agir pedagogicamente pensado visando a promoção e pleno desenvolvimento dos indivíduos. Essa postura intencional e pedagógica garantirá que o mais elaborado conteúdo acumulado historicamente pela humanidade seja apresentado para a criança e contribua com os avanços qualitativos de seu desenvolvimento psíquico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.1 Kb)   pdf (249.4 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com