TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Educacao

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

Fórum – Psicologia da Educação

23/04 - COMENTÁRIO DO PROFESSOR sobre o tópico ¿Relação Aprendizagem-Desenvolvimento¿;

LEIAM MEUS COMENTÁRIOS ABAIXO E COMPAREM COM SUAS RESPOSTAS AO TÓPICO “Relação Aprendizagem-Desenvolvimento”:

Como estudaram pela WebAula e textos indicados nela, perceberam que podemos identificar três formas de relação entre Aprendizagem-Desenvolvimento:

1) Desenvolvimento antecede a Aprendizagem: basicamente, essa posição adotada por Jean Piaget (epistemologia genética) afirma que não é possível haver aprendizagem se antes não houver amadurecimento orgânico. Uma criança só pode aprender determinadas coisas se antes estiver madura para isso. Exemplo: ao fazermos um ditado para uma criança de dois anos, ela não vai conseguir escrever uma frase como uma criança de dez anos, por mais estímulos que haja, pois ela não amadureceu seu potencial para escrever.

2) Aprendizagem corresponde a Desenvolvimento: basicamente, essa posição adotada por Skinner (behaviorismo radical) afirma que, conforme vivemos e crescemos, recebemos diferentes estímulos e apresentamos respostas a estes estímulos que são reforçadas, de modo que se repetem sempre que o mesmo estímulo reaparece. Isso é aprendizagem, uma resposta que sabemos dar ao estímulo conhecido quando ele reaparece, ou seja, uma associação estímulo-resposta. Para aprendermos a dar respostas complexas a estímulos complexos, precisamos antes aprender a dar respostas simples a estímulos mais simples. Quanto mais desenvolvida é uma pessoa, maior e mais complexo é seu repertório de respostas aos estímulos do meio. Exemplos: antes preciso aprender que ao aparecerem dois objetos (estímulo) a resposta para a pergunta sobre quantos objetos estão ali é “dois”, para só depois ser capaz de quantificar três, quatro ou mais objetos; primeiro se aprende as letras, para depois associar letras e formar sílabas, para depois associar sílabas e formar palavras.

3) Aprendizagem possibilita Desenvolvimento e Desenvolvimento possibilita Aprendizagem: basicamente, essa posição adotada por Vygotsky (psicologia histórico-cultural) afirma que o domínio promovido pelos Mediadores da cultura (ex.: pais, professores etc.) de instrumentos culturais específicos (linguagens, signos e significados ou palavras e conceitos, desenvolvidos durante a história da humanidade) e seu modo de usar, provoca o desenvolvimento do indivíduo, pois ele passa a pensar e agir melhor (internalização de instrumentos psicológicos) sobre si mesmo e sua cultura, ao mesmo tempo em que tal desenvolvimento aumenta sua autonomia (instrumentalização que gera independência) para buscar a aprendizagem de novas e mais sofisticadas ferramentas, para continuar desenvolvendo a si mesmo e sua cultura. Aprendizagem-Desenvolvimento forma um processo CÍCLICO. Exemplo: depois de ensinar primeiro para uma criança o que é ciclo (vários exemplos de séries de eventos ou fenômenos que se repetem sucessivamente, ou seja, retornam pela mesma via de onde iniciaram) e os estados físicos da água (gasoso, líquido e sólido), ela poderá entender o que é o ciclo da água e, no futuro, ser capaz de buscar conhecimentos mais complexos que envolvam a idéia de ciclo, como ciclos econômicos, ciclos biológicos, ciclos teóricos etc.

O Behaviorismo ou Comportamentalismo postula que a Psicologia enquanto ciência deve se ater apenas aos comportamentos (ações, verbalizações, reações, sentimentos, emoções, pensamentos, crenças, ou seja, toda a atividade de um indivíduo com relação ao seu ambiente) observáveis ou passíveis de relato e aos seus determinantes. Compreendem que o comportamento é uma resposta reflexa ou aprendida decorrente de estímulos ambientais (não de processos profundos e ocultos em uma mente inacessível ao indivíduo, como na psicanálise). Particularmente Skinner, seu representante mais expressivo, promoveu expressiva ampliação do campo teórico, ao explicitar conceitos como Comportamento Operante, Reforço Positivo e Reforço Negativo. Basicamente, por estes conceitos compreendemos que a conseqüência obtida por um organismo devido ao seu comportamento tende a reforçar mais a repetição desse comportamento do que a causa original anterior a ele.

Exemplo de REFORÇO POSITIVO: (consiste na apresentação de um reforçador positivo, ou seja, qualquer recompensa, ganho ou acréscimo de algo que seja considerado bom para o indivíduo, fornecido logo após este apresentar um comportamento determinado). Se a cada vez que uma criança agir de forma agradável, receber um presente, ela tenderá a repetir essa ação agradável outras vezes, esperando o presente. Ao inverso, se a criança começa a deixar de receber o presente, a freqüência do comportamento tenderá a diminuir, devido à remoção do reforçador que o mantinha.

Exemplo de REFORÇO NEGATIVO: (ocorre quando agimos de maneira a retirar ou afastar alguma coisa que não é boa (estímulos aversivos). Este comportamento específico que acaba com o que é ruim é que será reforçado pela resposta do meio ambiente de desaparecer o que era ruim) Numa sala de aula, o comportamento da professora de "dar uma bronca" no aluno quando este se comporta mal, pode ser reforçado negativamente quando o aluno logo fica quieto, ou seja, a professora tenderá sempre a dar bronca para afastar o que lhe incomoda.

Esses e outros conceitos como fuga, punição, modelação, generalização e discriminação, são importantes para a Educação, exatamente porque a aprendizagem depende de todas as relações entre os estímulos ambientais e o indivíduo (contigências) gerando comportamentos desejáveis ou não.

Compare sua resposta com a minha e comente lá mesmo, no Fórum onde postou, corrigindo, complementando ou confirmando o que escreveu... Será muito valioso para sua aprendizagem e dos colegas!

 A Gestalt ou Psicologia da Forma parte da maneira como nosso Sistema Nervoso Central constrói suas percepções da realidade a partir das sensações que chegam pelas vias sensitivas, para explicar como o ser humano constrói a realidade em sua mente. Nega o Behaviorismo por demonstrar que os processos internos existem, visto que as respostas aos estímulos do ambiente mudam de pessoa para pessoa e/ou não correspondem exatamente aos estímulos recebidos. Nossa consciência interpreta e constrói a realidade, não é construída por ela. A percepção tende a construir (dar sentido) a realidade com base em algumas leis como equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com