TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Público alvo: crianças da escola primária

Tese: Público alvo: crianças da escola primária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Tese  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

Publico alvo: crianças do ensino fundamental

Perfil da turma para qual a aula será preparada: alunos da 4ª serie do 5ª ano do ensino fundamental/ turma composta por 23 alunos sendo 12 meninas e 11 meninos com faixa etária de 10 e 11 anos sendo 8 alunos repetente. Recursos para a pratica são; livros, giz, lousa, vídeo, televisão. A sala é ampla e da para fazer as atividades colocando as carteiras juntas para trabalhar-se em grupo. Os alunos poderão visitar a biblioteca e ter acesso a internet.

Tempo de duração: o tempo estimado para a aplicação da atividade será de 3 horas, deixando a avaliação para o dia seguinte.

Tema da aula: Gêneros textuais

Justificativa: As crianças estão na fase da construção de sujeito e se relacionam o tempo todo por meio de roda de conversa e por meio das tecnologias disponível desse inicio de século.

Objetivo da aula a ser planejada: fazer com que os alunos percebam os diferentes gêneros textuais e onde usa-los (internet, bilhete, cartas, e-mails, etc,).

Conteúdo previsto para a aula: Textos, bulas de remédios, receitas ou cartas que levem os alunos a perceberem o gênero textual de cada um.

Procedimentos de ensino e método: Exposição aberta ou dialogada.

Nesse procedimento, “a mensagem apresentada pelo professor é simples pretexto para desencadear a participação da classe, podendo haver, assim, contestação, pesquisa e discussão” (HAYDT, p. 155). Pensando na possibilidade de contestação e discussão foi que esse procedimento fora escolhido. De inicio definimos o objetivo com clareza e precisão, depois selecionamos as informações que pretendemos transmitir e organizamos a sequencia de ideias em função do tempo disponível, Criamos exemplos que favoreça o aprendizado e esclareça duvidas que vão surgindo durante a aula.

Sabemos que os alunos precisam ter em mente o que será desenvolvido durante a aula, para isso devemos apresentar inicialmente o assunto que será abordado para que eles se familiarizem com o conteúdo e relembrem a matéria dada em dias anteriores e assim introduzimos o assunto partindo do conhecimento adquirido em aulas anteriores. Em seguida a sala deve ser organizada de acordo com as possibilidades e recursos disponíveis para a aplicação da aula. O momento de colocar os alunos em contato com o conteúdo deve ser de ideias organizadas, claras e objetivas para que o aluno tome conhecimento do conteúdo e dos procedimentos a serem adotados para que a atividade se complete ordenada e satisfatória.

A exposição aberta e dialogada nos da liberdade para que todos participem ativamente da aula expondo suas duvidas, criticas e sugestões para que se busque um aprendizado onde todos são sujeitos ativos e participantes da busca pelo conhecimento.

Recursos de ensino: (recurso visual) Lousa, giz, fotos, cartazes, etc.

Avaliação: Diagnostica.

A avaliação será feita no intuito de diagnosticar alguma lacuna que deixou de ser preenchida pelos alunos ou por parte dos professores. Sendo assim a avaliação é feita para ter ciência do que foi absorvido do aprendizado dado em sala de aula. A avaliação justa, leva o individuo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com