TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL O SENTIDO DA EQUIDADE E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO SISTEMÁTICA

Por:   •  16/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC[pic 1]

CURSO: PEDAGOGIA

1º PERÍODO

ATIVIDADE DE COMPLEMENTAÇÃO 1

PRODUÇÃO ESCRITA

TEMA:

“QUAL O SENTIDO DA EQUIDADE E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO SISTEMÁTICA”

ALUNA: LUCIANA CAMPOS LIMOEIRO

   A palavra equidade possui origem no latim aequitas, que significa igualdade, simetria, retidão, imparcialidade e conformidade.

   No contexto da educação sistemática, a equidade vem caminhando dentro do cenário das desigualdades sociais e raciais, buscando através de medidas inclusivas a superação do racismo e da desigualdade racial na educação.

   A educação possui um papel determinante no nível das remunerações e nas oportunidades de emprego das pessoas, sendo os níveis educativos fundamentais para a distribuição dos rendimentos e da pobreza. A equidade em educação é, portanto, um instrumento fundamental da equidade social e a desigualdade de resultados escolares tem custos sociais e econômicos. O insucesso escolar e o abandono aumentam os riscos de desemprego, de delinquência juvenil e de criminalidade, com os impactos correspondentes para a sociedade.

   No contexto histórico das políticas públicas de educação, podemos citar três fases importantes no tocante à equidade, começando com a igualdade de acesso, ou seja, o direito de todos à frequência da escola independentemente da sua origem, passando depois à igualdade de tratamento (ou de recursos), ou seja, a prestação a todos de igual serviço educativo, e mais recentemente à igualdade de resultados e competências.

   A igualdade de acesso, por exemplo, é fundamental como condição de equidade no ensino básico, mas não o é da mesma forma no que respeita ao ensino superior. Poderemos até dizer que o princípio da igualdade de acesso é hoje predominante na educação pré-escolar, o da igualdade de resultados no ensino básico e o da igualdade de oportunidades no ensino secundário e no ensino superior.

   O Brasil possui uma ampla distribuição demográfica e étnico-racial, que permite o surgimento de diferentes interpretações econômicas, políticas e sociológicas. Dentro deste contexto, podemos destacar as ações e lutas desenvolvidas pela população negra para ter acesso ao direito da educação ou o que podemos chamar de equiparação de direitos ou o acesso a eles, através de implementos de cotas em certames nacionais, que mesmo possuindo um caráter voltado a facilitação da inserção desta classe em meios educacionais ou oportunidades de empregos, soa como um projeto de desmarginalização dessa classe. Infelizmente as oportunidades não são as mesmas, isso se refere a um contexto geral, é a realidade encarada pelo negro, pelo portador de necessidades especiais, pelo desprovido de recursos financeiros, enfim, por todos que se encontram, de certa forma, na linha da marginalização.

   A equidade, por vez, assume um papel muito importante na garantia do acesso a educação de qualidade, pois está ligada ao princípio da justiça social. O direito de possuir diferenças legalmente reconhecidas permite ao ser humano a possibilidade de inclusão dentro de um sistema social.

   A equidade na educação implica em reconhecer que nem todos aprendem ou devem ser ensinados da mesma forma igualitária, pois um processo educacional que busca a equidade pressupõe o reconhecimento e o respeito às diferenças e é capaz de fazer com que todos os alunos desenvolvam as competências e habilidades esperadas para o nível de estudo, levando em consideração as diferenças pessoais, socioeconômicas e culturais do aluno. Assim, se faz necessário que a escola não seja indiferente com as diferenças e trate de forma diferente a partir de suas necessidade e subjetividades os desiguais, pois se todos são tratados igualmente, a desigualdade permanece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (242.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com