TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO CULTURA INDIGNA BRASILEIRA

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  1.906 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 1

Aspectos econômicos da escravidão: Em relação aos aspectos econômicos ligados à escravidão é correto afirmar que:

Escolha uma:

[pic 1]O Brasil não pode ser considerado um país “consumidor” de escravos negros, pois o número de africanos, durante os três séculos de tráfico negreiro, foi muito reduzido, não chegando a cem mil escravos.

[pic 2]O fortalecimento do Império Português deve-se, exclusivamente, à mão-de-obra indígena.

[pic 3]Buscou-se o escravo negro para o trabalho no campo, pois na Europa, a força de trabalho era fraca, preguiçosa e pleiteava salários elevados.

[pic 4]Durante o período da escravidão indígena, predominou no Brasil a economia agroexportadora e o produto comercializado na Europa era o café.

[pic 5]A substituição da mão-de-obra indígena pelo trabalho escravo deu-se devido a vários fatores: a intervenção dos jesuítas – que buscavam evitar a escravidão indígena; a necessidade de Portugal obter lucros com o comércio de escravos, dentre outros.

Questão 2

Texto da questão

[pic 6]

Segundo Souza (1993) a expansão marítima marcou a vitória da ciência (cálculos e rotas marítimas) sobre o mágico (crenças e superstições sobre seres monstruosos). Diversos eram os objetivos dos colonizadores portugueses. Sendo assim, podemos afirmar que o objetivo maior da expansão marítima portuguesa está centrado na seguinte afirmação:

Escolha uma:

[pic 7]A grande expansão marítima portuguesa deu-se, unicamente, devido à alta tecnologia desenvolvida na arte da navegação, sobretudo após a criação da Escola de Sagres.

[pic 8]O fortalecimento do comércio europeu durante o século XIV e a necessidade de se buscarem novas rotas comerciais para o Oriente.

[pic 9]Os portugueses precisavam encontrar novos mercados consumidores para seus produtos industrializados.

[pic 10]A necessidade de divulgar a religião protestante, pois a Contra Reforma enfraquecera sobremaneira a religião católica.

[pic 11]Os portugueses pretendiam difundir a sua cultura e também a língua portuguesa nas diversas regiões conquistadas.

Questão 3

Texto da questão

[pic 12]

A catequese do indígena foi uma das práticas no início da colonização. Podemos destacar diversos aspectos presentes na catequese dos indígenas, no entanto é INCORRETO afirmar que:

Escolha uma:

[pic 13]as Reduções dos guaranis, na região dos Sete Povos das Missões, foi um importante instrumento catequético.

[pic 14]é acusada de ter promovido um verdadeiro etnocídio, quer dizer, um extermínio das culturas indígenas por ela afetada.

[pic 15]foi uma prática das Igrejas Protestantes na luta contra o Papado no processo da Reforma Religiosa.

[pic 16]foi fundamental para os interesses da coroa portuguesa, uma vez que contribuiu para pacificar tribos resistentes à colonização.

[pic 17]foi movida, em grande parte, por um espírito de Contra Reforma, quer dizer, como uma reação da Igreja Católica ao surgimento das Igrejas Protestantes.

Questão 4

Texto da questão

[pic 18]

A formação do povo e da cultura brasileira, como percebemos hoje, sofreu influências dos povos indígenas e africanos. Nas Religiões afro-brasileiras encontramos a presença de Iemanjá. Das características apresentadas nas alternativas que seguem, assinale a que NÃO corresponde à Iemanjá:

Escolha uma:

[pic 19]Iemanjá é conhecida, a forma portuguesa Janaína também é utilizada, embora em raras ocasiões.

[pic 20]Suas cores são: prata transparente, azul, verde água e branco.

[pic 21]Está associada à guerra e à morte.

[pic 22]É uma orixá que goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas.

[pic 23]Representa a "grande mãe", a mãe universal.

Questão 5

Texto da questão

[pic 24]

Uma das principais preocupações do colonizador foi a conversão indígena. Em relação ao processo da conversão indígena, podemos afirmar que?

Escolha uma:

[pic 25]O processo de expansão marítima possibilitou a difusão da fé católica entre os povos bárbaros (ameríndios e, também, africanos). Esses povos foram facilmente convertidos à religião católica, não demonstrando resistência aos ensinamentos da fé cristã.

[pic 26]O primeiro contato com os nativos, de acordo com os relatos de Caminha, foi positivo, no entanto, durante o processo de colonização essa visão passou por alterações significativas. O índio puro transforma-se em “malicioso”, o índio hospitaleiro transforma-se em canibal; o índio que aceitaria passivamente o cristianismo torna-se “endemoniado”, sendo necessários o controle e a punição às heresias, à idolatria e ao canibalismo, por parte da Igreja Católica.

[pic 27]Durante os primeiros decênios de colonização portuguesa, os indígenas resistiram à conversão ao catolicismo e, muitos deles, tornaram-se protestantes, com o objetivo de afrontar a Igreja Católica.

[pic 28]Os nativos deveriam ser punidos e purificados por não professarem a fé católica: não eram homens de Deus. Para sua salvação seria necessária a expiação dos pecados. Para tanto, os jesuítas construíram imensas catedrais no século XVI, uma forma de marcar significativamente a força da Igreja no território nacional e forçar os nativos à catequese.

[pic 29]Uma das principais preocupações do colonizador foi a conversão indígena. Em relação ao processo da conversão indígena, podemos afirmar que?

Questão 6

Texto da questão

[pic 30]

Sincretismo religioso: No sincretismo religioso entre os mitos africanos e o cristianismo católico, muitos orixás foram associados aos:

Escolha uma:

[pic 31]Santos,

[pic 32]Querubins,

[pic 33]Não houve sincretismo religioso no Brasil.

[pic 34]Profetas,

[pic 35]Evangelistas,

Questão 7

Texto da questão

[pic 36]

Visão do colonizador sobre o nativo: Em relação à cultura do nativo, para o europeu, o mesmo padrão de comportamento que o torna um elemento positivo - em perfeita harmonia com a natureza - também leva à visão - por parte dos europeus - de nativos com uma "preguiça biológica", típica da raça. Em relação a essas opiniões dos europeus, podemos dizer que são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (85.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com