TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO E RESUMO – A Filosofia da Educação e a Análise de Conceitos Educacionais

Por:   •  12/6/2022  •  Resenha  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE

CAMPUS DE CRUZEIRO DO SUL

CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM FÍSICA

GIDEÃO DA COSTA CRUZ

QUESTIONÁRIO E RESUMO – A Filosofia da educação e a análise de conceitos educacionais

Cruzeiro do Sul - Acre

2022

GIDEÃO DA COSTA CRUZ

QUESTIONÁRIO E RESUMO – A Filosofia da educação e a análise de conceitos educacionais

Atividade desenvolvida para obtenção de notas no componente curricular Filosofia da Educação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Ciências Educação e Tecnologia do Acre.

Cruzeiro do Sul - Acre

2022

01 – Explique as semelhanças e diferenças existentes entre as seguintes abordagens do real:

Ciência e Filosofia;

A ciência sistematiza conhecimentos com base em princípios científicos gerados a partir do método científico. A filosofia é caracterizada pelo questionamento e problematização, colocando em dúvida até mesmo os sabes já estudados e obtidos.

Senso comum e bom senso;

O bom senso é iniciativa de um indivíduo em prol do bem estar do conjunto de pessoas, do coletivo, com quem ele convive. O senso comum ocorre através da passagem de conhecimento no decorrer do tempo através das gerações. Suas semelhanças residem no fato de nenhum deles ter como base um conhecimento científico prévio.

Bom senso e Filosofia;

Ambos procuram respostas, enquanto no bom senso essa busca se refere ao coletivo, em prol de uma boa vivencia, a filosofia possui um enfoque em questões que envolvem análise e razão.

02 – O que significa dizer que a Filosofia é uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto?

A filosofia e radical porque exige que o problema seja colocado em termos radicais, ou seja, é preciso que vá até às raízes da questão, até seus fundamentos. Ela é rigorosa pois demanda uma sistematização de métodos rigorosos que coloquem em questão as conclusões da sabedoria popular e as generalizações apresentadas pela ciência. E é de conjunto porque não pode ser analisada de modo parcial, se faz necessário uma perspectiva de conjunto que relacione os aspectos em questão com os demais aspectos do contexto.

03 – Qual a importância da filosofia para a pedagogia?

A filosofia é fundamental para o educador e pedagogo, quando oferece métodos para analisar profundamente a complexidade dos problemas educacionais assim como a contribuição das diferentes disciplinas pedagógicas para o desenvolvimento intelectual dos alunos.

RESUMO – A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E A ANÁLISE DE CONCEITOS EDUCACIONAIS

CHAVES, Eduardo O C. A Filosofia da educação e a análise de conceitos educacionais. In. REZENDE, Antônio M. de (org.) Iniciação teórica e prática às ciências da educação. Petrópolis: Vozes, 1979. p. 111-140.

Em seu texto, A filosofia da educação e a análise de conceitos educacionais, Chaves (1979) inicia uma discussão a respeito dos principais conceitos que envolvem o ato de pensar a educação filosoficamente. O autor, a partir do conceito de filosofia analítica, e, relacionando este com a Filosofia da Educação, utiliza-se de diferentes situações hipotéticas onde diferentes processos que estão envolvidos na educação são analisados de maneira crítica com a finalidade de dissecá-los buscando chegar-se a uma definição, a partir da perspectiva filosófica adotada. As linhas que se seguem, então, têm o objetivo de transmitir de forma sucinta os processos, conceitos e algumas situações apresentadas em dado texto.

Para se pensar em Filosofia da Educação, se faz necessário direcionar-nos primeiramente ao conhecimento da natureza desta área do conhecimento. É necessário conhecer o que é a filosofia em si. Apesar de tudo, não há uma definição amplamente hegemônica daquilo o que viria ser o ato de pensar filosoficamente ou, de fato, uma conceituação de Filosofia em si, já que estas são questões também de cunho filosófico.

Definir a filosofia, portanto, pressupõe um desprendimento de uma conceituação preponderante. Assumindo este pré-requisito, podemos conceituar a Filosofia Analítica como uma atividade reflexiva que pensa a respeito dos significados e fundamentos de assuntos de diferentes cunhos, também reflexivos.

A Filosofia Analítica se caracteriza, portanto, por ser uma atividade reflexiva de segunda ordem, isso porque suas análises críticas tem como objeto uma outra atividade reflexiva, sendo esta outra classificada como de primeira ordem. Em suma, a filosofia reflete a respeito de uma reflexão realizada por um outro indivíduo. Essa caracterização de atividade reflexiva de segunda ordem, porém, não é exclusiva da filosofia.

A Filosofia da Educação, neste contexto, deve preocupar-se inicialmente com explicar o que é a educação. Tal ato requer que outros processos sejam entendidos, processos como a relação entre o conhecimento, educação, ensino e aprendizagem, para citar alguns. Neste sentido, o pensamento passa a ter um enfoque maior nesses primeiros processos. Partindo desta conjectura, algumas das perguntas que norteiam o ato de pensar a educação são: ‘existe alguma relação entre a educação e o conhecimento?’, ‘é a escola o único ambiente onde se desenvolve a educação?’, ‘há ensino sem aprendizagem’, ‘há aprendizagem sem ensino?’.

Comecemos, portanto, nossa ponderação falando sobre uma visão amplamente difundida a respeito da educação com ênfase no ensino. Essa modelo é comumente alvo de críticas, ao ponto de serem encontrados, de certa forma, slogans como ‘não há ensino sem aprendizado’. Esse problema nos leva a refletir a respeito de uma das questões levantadas no parágrafo anterior, 'há ensino sem aprendizagem?’.

A resposta para tal pergunta reside em um detalhe do processo de ensino: a intenção de quem ensina. O ensino é composto por três variáveis: quem ensina, a quem se ensina, o que se ensina, para que haja ensino, então, é necessário que aquele estar a ensinar, tenha a intenção de o fazer. Para averiguar se esta existe, a partir de uma perspectiva externa, utiliza-se do contexto e analisa-se as ações de tal sujeito a fim de encontrar evidencia de sua vontade de ensinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com