TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais os benefícios das tecnologias para a organização de um currículo mais atual?

Por:   •  15/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

PORTIFÓLIO 02

Atividade da aula 05

1 – Quais os benefícios das tecnologias para a organização de um currículo mais atual?

São inúmeros os benefícios da inclusão das novas tecnologias para a organização de um currículo mais atual, o mundo contemporâneo gira em torno da tecnologia e consequentemente, a mesma está inserida na vida e no cotidiano da maioria das sociedades, neste sentido seria coerente que a educação seguisse na mesma linha de desenvolvimento, porém, ainda há muitos obstáculos para que isso se concretize, principalmente em relação a investimentos na área, pois há necessidade de ampliação de equipamentos, espaços, mobiliários, treinamento dos profissionais da educação, e todas essas ações demandam apoio financeiro para sua execução.

Atividade da aula 06.

1 -  Qual o papel do currículo para o sucesso escolar?

O sucesso escolar depende do currículo, da sua organização, valorizando a autonomia e participação dos alunos e professores. Com um bom currículo, a escola deve priorizar o ensino à todos os alunos, independente de classes, dificuldades, adequando o currículo para atender paralelamente a todos, buscando melhores avaliações cotidianamente e não apenas com provas prontas, nas quais os “bons alunos” conseguem tirar ótimas notas e consequentemente valorizar índices da instituição, mas sim, que todos os alunos possam fazer parte do sucesso da instituição escolar.

Atividade da aula 07.

1 – Diferencie:

  1. Planejamento de ensino: este processo exige dos educadores uma atuação concreta cotidianamente em seu trabalho pedagógico, ele envolve o tempo todo as suas ações no seu trabalho pedagógico, bem como uma interação permanente com outros educadores e também com os alunos. (FUSARI, 1989)

  1. Plano de ensino: é um documento orientador do trabalho do professor, sua clareza demonstra uma competência pedagógico política que abrange todo seu plano, seria a documentação do processo educacional escolar de forma geral, elaborado pelos professores, no qual comtempla as suas propostas pedagógicas em áreas ou disciplinas específicas. O plano de ensino deve ser percebido como um instrumento orientador do trabalho docente, tendo-se a certeza e a clareza de que a competência pedagógico política do educador escolar deve ser mais abrangente do que aquilo que está registrado no seu plano (FUSARI, 1989).

Atividade da aula 08.

1 – Após a leitura do texto, defina o que significa avaliação e sua importância para o processo educacional?

Avaliação significa mensurar dados e informações a fim de analisar situações, buscando a melhoria dos processos. Na área educacional, a avaliação é indispensável para a análise dos dados, ela apresenta três funções básicas: diagnóstica, formativa e somativa. O processo avaliativo deve ser um ato de amor, no qual deve incluir, integrar e acolher os educandos sem julgamentos, seleções ou afastamentos. A avaliação é indispensável, tanto para análise dos processos de aprendizagem, como a auto análise acerca das propostas pedagógicas aplicadas, diagnosticando possíveis falhas ou mesmo o que precisa ser melhorado a fim de buscar cada vez mais sucesso no processo de ensino aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com