TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida no trabalho

Por:   •  18/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 4

ELAINE CRISTINA LOURENÇO SOARES – RA0050049120

MARIA APARECIDA ARAÚJO DA SILVA – RA 0050044316

MARIA APARECIDA DE LIMA SOARES – RA 0050044305

MIRELLA DA COSTA SANTOS – RA 0050052037

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

PROJETO

RITMO E SAÚDE

INTRODUÇÃO

No mundo atual a maioria das pessoas sonha em alcançar objetivos, crescer em sua carreira profissional, adquirir novos conhecimentos, estar bem resolvido pessoal e profissionalmente. Uma profissão que se encaixe no seu perfil, que realize suas necessidades que deixe a pessoa satisfeita ao acordar para mais um dia de trabalho, são pontos primordiais que devem ser considerados no que diz respeito à satisfação de um funcionário. No entanto, todas essas características junto com uma boa Qualidade de Vida dentro da organização complementam o prazer de trabalhar e sentir-se realizado na sua atividade.

A qualidade de vida no trabalho é um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico, implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho. (ALBUQUERQUE E LIMONGI-FRANÇA - 1998).

A qualidade de vida no ambiente profissional deve envolver a avaliação do nível de saúde dos funcionários, bem como o estilo de vida deles e o clima organizacional como um todo. O desenvolvimento de programas visando proporcionar aos funcionários benefícios tanto para sua vida profissional como pessoal devem ser incentivados, tendo em vista que apresentam considerável melhora na motivação, na criatividade e na produtividade das equipes de trabalho.

A moderna gestão de pessoas consiste de várias atividades integradas, como a descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação de desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem estar. Dentro desta gestão encontramos também a qualidade de vida no trabalho (QVT), é um conceito que se refere aos aspectos da experiência do trabalho, como estilo de gestão, liberdade e autonomia para tomar decisões, ambiente de trabalho agradável, segurança no emprego, horas adequadas de trabalho e tarefas significativas e agradáveis. Um programa de QVT procura estruturar o trabalho e o ambiente de trabalho no sentido de satisfazer a maioria das necessidades individuais das pessoas e tornar a organização um local desejável e atraente. A confiança das pessoas na organização também é fundamental para a retenção e a fixação de talentos. (CHIAVENATO 2004).

EMPRESA MӡE FAMA

FABRICANTE DE ELETROELETRÔNICO

1. Identificação

Projeto: Ritmo e Saúde

Metodologia: Roda de conversa, dança e mudança alimentar;

Coordenação: Elaine Lourenço, Mª Aparecida Araújo,

Mª Aparecida de Lima e Mirella Santos

Execução: Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida e Departamento de

Planejamento e Desenvolvimento Pessoal

Período: 04/04 a 31/12/2016

                03 vezes por semana

2. Apresentação

O presente projeto refere-se à abordagem do tema saúde e qualidade de vida, mediante grupos de conversação junto aos profissionais a disposição de participação, diante do seu local de trabalho, constituindo-se dentre as ações a Gestão de Recursos Humanos em sua Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida.

3. Justificativa

Decorrente de alguns acontecimentos, a empresa recebeu vários atestados médicos e alguns afastamentos de funcionários, por conta do sedentarismo.

Diante disso, observa-se que cada vez mais um número maior de pessoas passam a maior parte do seu dia nos locais de trabalho, com isso, vem a importância e a centralidade do trabalho, onde os funcionários que conduzem a empresa estejam interessados a promover Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. A empresa visa o compromisso de fortalecer a autoestima, o sentimento de segurança, dignidade, condições físicas saudáveis em um ambiente que atenda as necessidades de todos, trazendo assim uma produção de qualidade.

4. Objetivos Específicos

Redução de atestados médicos e melhoria na qualidade de alimentos;

Estimular momento de reflexão e discussão junto às equipes de trabalho abordando temas que desencadeiem atitudes e posturas de maior qualidade de vida e saúde;

Utilizar a metodologia de dança  para os encontros, visando-se uma maneira informal, descontraída e facilitadora de uma maior participação de todos os funcionários atingidos pela proposta.

Efetivar o levantamento de temas de interesse dos funcionários, para a abordagem em Roda de Conversa e Ritmos de Dança;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (212.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com