TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões para avaliação oral: Funções da escola

Ensaio: Questões para avaliação oral: Funções da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Ensaio  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES PARA AVALIAÇÃO ORAL

1-Quais são as funções da escola, segundo a sua experiência enquanto profissional da educação?

Como profissional, pude perceber que a escola tem apenas a função de educar o aluno, ela é dotada de múltiplas funções que variam desde a alfabetização ao auxilio dos pais na criação dos filhos. Em nossa sociedade pais e responsáveis estão sob estresse constante devido as ocupações do dia a dia, deixando maior parte da educação para escola, sobrecarregando de forma negativa algo que deveria ser partilhado também pela família.

2-Porque apesar do amparo das leis educacionais e da constituição Federal, que garantem o direito de estudar, existe ainda no Brasil, milhões de jovens e adultos analfabetos ou que ainda não concluíram o ensino fundamental?

Devido aos modelos arcaicos, sem inovações que tolhem a capacidade criativa do sujeito, gerando insegurança e insatisfação pessoal. Convencidos de que não adianta continuar na escola, muitos estudantes se afastam da mesma por pura falta de motivação por não acreditarem que são capazes de vencer. Segundo o IBGE cerca de 12,9 milhões de pessoas são analfabetas, e embora o Brasil possua leis que amparem o estudante, essas leis não consistentes o bastante para manter esses jovens na escola, causando esse grave problema na educação.

3-Em que você contribuiu coletivamente, ou individualmente, para construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola em que você trabalha?

O PPP é a expressão da cultura da escola com sua criação e desenvolvimento, e é com esse pensamento que eu, como os meus colegas de trabalho, implementamos formas em que os pais teriam a oportunidade de estar compreendendo melhor o trabalho da escola, fazendo com que estimulem a ajudar seus filhos nas tarefas escolares.

4-O que você entende por autonomia de uma escolar?

Autonomia seria a possibilidade e a capacidade de a escola elaborar e implementar, um projeto político-pedagógico que seja relevante à comunidade e à sociedade a que serve.

5-O que o gestor, em parceria com o conselho escolar pode fazer para melhorar a participação efetiva dos membros da comunidade escolar?

É de extrema importância os membros terem participação na comunidade escolar, obtendo mais democratização. Demonstrando a importância de cada figura do ambiente escolar é possível traçar planos eficientes que beneficiem a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com