TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE-CRIANDO ESPACES PSICOPEDAGOGICOS

Por:   •  5/12/2019  •  Resenha  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 6

Ao pensar em uma psicopedagógica que está implícita na comunidade social, levanta a preocupação de recriar espaços psicopedagógicos mais inseridos nos problemas da comunidade. Ao permitir repensar o

profissional fora de sua área de intervenção por excelência, o contexto escola educacional ou a configuração clínica.

A expansão do campo profissional para um pluralidade de contextos educacionais formais e não formais, uma vez que permite uma abordagem ao paciente, gerando a demanda, para enfrentar a tarefa Psicopedagogia de duas áreas principais: preventiva e terapêutica.

Vários discursos teóricos sobre nossa disciplina, assinam que tanto o Aprender e seus problemas são objeto de intervenção e reflexão psicopedagógico. Por isso, proponho, a partir de definições conceituais para chegar a uma conclusão sobre o trabalho sócio-comunitário em psicopodagogia.

Para conceituar a disciplina que nos chama, é tomada como suporte O conceito que Marina Muller usou ao descrever a psicopedagogia "como um espaço interdisciplinar complexo e múltiplo, que forma uma prática diária, Onde as pessoas estão aprendendo em diferentes momentos da vida, no escola, no trabalho, em suas famílias, através da mídia, na tempo livre. Uma particularidade desta disciplina é seu objeto de estudo: uma objeto subjetivo tratado por um sujeito subjetivo ". Ele também acrescenta que: Psicopedagogia, em seus inícios, focada no aluno que apresentou problemas de aprendizagem, mas ao longo dos anos, dedico-me a compreender os sintomas no contexto familiar e escolar, a abordagem do grupo e institucional, para treinamento e aconselhamento de professores e / ou pais, para trabalhar

interdisciplinar com outros profissionais ".

De acordo com Muller, pode-se ver que a A psicopedagogia é uma disciplina que visa estudar aprendendo como Ao longo da vida, isto é, para o que um sujeito aprende e se resignifica no curso de sua vida, de acordo com os ciclos e eventos que ocorrem. Para o que utiliza várias técnicas, que permitem investigar o problema atual, tentando fornecer ajuda para que a pessoa se reconecte com o desejo através de dos potenciais cognitivos, afetivos e sociais para uma melhor desenvolvimento nas atividades que realiza.

Por outro lado, ao perguntar sobre o surgimento do conceito de trabalho comunidade, é para voltar ao ano de 1925, quando na conferência O Programa Nacional de Trabalho Social considera o trabalho comunitário como "O caminho ajudar um grupo de pessoas a reconhecer suas necessidades comuns e a resolver Essas necessidades. "

Unificando esses dois conceitos, pode-se inferir que a psicopedagogia A comunidade deve ser entendida como um processo contínuo, ações conjuntas, dinâmica e transformação social, que é dada a um grupo de pessoas, a Ajude-os a se registrar e a resolver suas necessidades. Deve ser executado, para através de ações sistemáticas, planejadas, avaliadas e com um caráter forte socioeducacional Em referência aos objetivos perseguidos pela psicopedagogia.

Comunidade, giram em torno da otimização, transformação e / ou mudança de realidade e assim, detectar potenciais cognitivos, afetivos e sociais que permitir o desenvolvimento integral do ser humano individualmente e coletivo Alguns aspectos característicos da intervenção psicopedagógica - comunidade, eles se estabelecem com base na captura de sinais sociais (que eles querem e eles precisam) dos outros, o que equivale a empatia. Além de conhecer e Preste atenção à auto-motivação e dominação em relação às ações e desempenhos que favorecem a criatividade. Fornecer orientação sobre os modos de intervenções, contribuem para a adaptação e bem-estar social da pessoa em ordem para permitir o desenvolvimento integral do ser humano como um ser biosssocialico. Sem dúvida a criação de espaços para psicopedagogia sócio-comunitária exige um clima que auxilia o desenvolvimento pessoal dos parceiros, favorecendo seus auto-estima e, portanto, atuam como um fator preventivo e protetor.

Finalmente, salientar que esta nova concepção psicopedagógica, também requer a produção de espaços de reflexão para profissionais intervenientes, o que implica ter a possibilidade de compartilhar com outros pares, motivações, problemas emergentes e as dificuldades encontradas na tarefa, proporcionando oportunidades de crescimento profissional-pessoal.

Seguindo o caminho aberto pelos autores citados e contribuindo com alguns reflexões próprias, penso que pensar em gerar um novo espaço de intervenção sócio-comunitária, é necessário concebê-lo como um cenário multicultural que exige atenção à diversidade e a adoção de atitudes solidariedade e tolerância. Por isso, é necessário repensar e recriar os objetivos da intervenção psicopedagógica, uma vez que, embora o desenvolvimento seja prosseguido saúde humana e a redução de problemas psicossociais, deve ser apontar para o coletivo e preventivo. Ou seja, a intervenção geralmente se concentra em problemas, necessidades e problemas sociais detectados na comunidade. Para Isso faz parte de uma avaliação do estado inicial do sistema social a ser modificado, em em relação à dinâmica evolutiva, à estrutura social-sistêmica interna e ao relacionamento ecológico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com