TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO

Por:   •  10/12/2020  •  Artigo  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 8

REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO

  1. Maikon Rodrigues da Silva¹

Fabiane Maria Vieira ²

  1. RESUMO 

O presente artigo tem como objetivo abordar o tema Realidade Aumentada na educação, bem como analisar os benefícios do âmbito educacional, entender qual é conhecimento dos professores diante da temática, e qual a visão dos mesmos, para entender de que forma isso ocorre, foi necessário coleta de dados por meio de formulários eletrônico onde diversos autores da educação responderam, e as conclusões correlacionadas surgidas foram tanto positivas diante o assunto em questão, como também houve questões negativas, ainda á muito para que realidade das escolas possam usufruir de novas práticas pedagógicas relacionadas a educação.

  1. INTRODUÇÃO

Analisando no contexto social, convivendo com o nosso público-alvo crianças e adolescentes, seja no âmbito escolar ou no dia a dia as tecnologias estão cada vez presentes e cada dia vem surgindo mudanças, e os mesmos estão interligados utilizando essas inovações tecnológicas.

Sendo assim o papel do professor nesse meio é imprescindível, portanto é ele que mediará seus alunos em uma aprendizagem com significado por meio desse processo.

O presente artigo tem como objetivo abordar a realidade aumenta e sua utilização na educação, e os benefícios que proporcionam na aprendizagem dos alunos, surge como anseio a inserção destes na prática docente, e entender como os professores as utilizam.

Assim, devido os fatores atuais em que o mundo vive a pandemia no covid-19 que assola nosso país, impactou muito a comunidade escolar, e dessa forma ressaltou-se exemplos de práticas pedagógicas fomentando a utilização ao que se refere a temática realidade aumentada que pode ser utilizada de forma remota desde que seja bem planejada pelo professor.

Dessa forma os dados dessa pesquisa foram colhidas por meio de entrevistas de formulários eletrônicos com professores, gestores, especialistas, e outros que compõem o núcleo escolar para entender como os mesmos aplicam a tecnologia em suas aulas, e o que acham do termo realidade aumentada ao ser utilizada na educação.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As primeiras referências conceituais em relação a realidade aumentada surgiram da década de 1960,com o pesquisador Ivan Sutherland, sendo que suas principais contribuições foram  escrever um artigo, mencionando a evolução da realidade virtual e suas características no mundo real [Sutherland 1965]; também desenvolveu um capacete de visão ótica direta rastreado para visualização de objetos 3D no ambiente real [Sutherland 1968].

No entanto, só na década de 1980 é que surgiu o primeiro projeto de realidade

Aumentada, desenvolvido pela Força Aérea Americana, consistindo em um simulador de

cockpit de avião, com visão ótica direta, misturando elementos virtuais com o ambiente

Físico do usuário [Kirner 2008].

Para Azuma (2001), a Realidade Aumentada serve para

complementar o mundo real com componentes virtuais (gerados por computador), fazendo

Objetos físicos reais e objetos virtuais coexistirem no mesmo espaço do mundo real.

Kirner (2007, p.02) argumenta que a RA “consiste numa interface avançada de computador, que promove em tempo real a exibição de elementos virtuais sobre a visualização de determinadas cenas do mundo real (…)”. Desta forma, o utilizador interage com os elementos virtuais de forma natural e espontânea sem ser necessária uma aprendizagem (KIRNER e KIRNER; 2011).

Mesmo opiniões divergentes dos autores podemos destacar que a partir de definições dos mesmos, a RA nada mais é que um ambiente criado por ferramentas como computadores, celulares e similares, onde os objetos digitais que se misturam com imagens da realidade criando um ambiente interativo.

Imagem 1: Diagrama da RA.

[pic 1] 

Diagrama e dispositivo do sistema de visão por vídeo baseado em monitor [Azuma 1997]

 

  1. Imagem 2:Como usar a realidade aumentada do Google?

[pic 2]

Realidade aumentada atualmente em dispositivos móveis do Google. Fonte: Disponível em<: https://www.techtudo.com.br/listas/2020/09/como-usar-a-realidade-aumentada-do-google-5-perguntas-e-respostas.ghtml Acesso em>11/11/2020. A imagem acima mostra exemplo da utilização da realidade aumentada atualmente.

Souza et.al. (2016, p. 795) demonstra por meio de imagens o funcionamento básico de

Realidade Aumentada, e explica que:

A formação do objeto se inicia quando o programa computacional processa a imagem capturada do marcador por uma câmera, que identifica a sua

orientação e o seu posicionamento e faz a tradução da simbologia (código)

representada no marcador, e o transforma em uma projeção virtual com base

neste posicionamento. Para que a imagem se torne visível, antes ela precisa

ser criada em programas de modelagens 3D, em seguida, armazenada e

vinculada ao marcador em uso no programa de RA. Com isso, a imagem

capturada do marcador delimita o plano sobre o qual a ação da RA

desenvolve o objeto 3D, combinando a cena atual com a imagem

computadorizada em perspectiva real. (SOUZA et.al., 2016, p. 795).

2.1 Realidade Aumentada na Educação


        Pelas características já citadas da RA, faz que seja um recurso fantástico na utilização na educação, e que faz melhorar muito o resultado da aprendizagem por ser um recurso tecnológico interativo que chama mais a atenção dos alunos do que as aulas tradicionais.

Souza et.al. (2016, p. 2) afirma que,

No âmbito da educação, o processo de ensino e aprendizagem tem se beneficiado ao longo dos anos de recursos tecnológicos na construção do conhecimento. Aulas tradicionais começam muitas vezes a se tornar desinteressantes, quando comparadas às aulas desenvolvidas em meios tecnológicos. Ou seja, aulas mais envolventes e interativas, na medida em que a componente tecnológica e a prática pedagógica atuam de maneira integrada na condução de conteúdo, e na interação entre professor e aluno (SOUZA et.al., p. 2). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (388.7 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com