TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO NA SALA DE AULA

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da reflexão na sala de aula

A educação brasileira se encontra num impasse entre profissionais tradicionalistas, que não se permite entrar em contato com outros meios de transmitir conhecimentos, pois tem a mentalidade reservada sobre a peculiaridade de ensinar, se deixando guiar apenas por uma linha de pensamento. Nossa sociedade ela é laico, mas os educadores estão tratando a sala de aula com homogeneidade algo que se torna contraditório e resulta em uma postura incorreta do educador e uma formação desqualificada do individuo. Na profissionalidade, será que os docentes estão exercendo a sua função como é recomendado? E como deveria realmente comportar-se o docente?

Ao se examinarem alguns profissionais da educação, verifica-se que na maioria das vezes os docentes não estão executando o seu trabalho de forma a satisfazer o que nela é fundamental, como por exemplo, formar cidadãos críticos, pois na sua conduta de sala de aula ele não exerce nenhuma função reflexiva que faça o discente construir o seu próprio conhecimento e invés disso está fazendo o aluno ser um mero replicador de conhecimento adquiridos em sala de aula.

No que diz respeito à educação, atualmente o profissional da mesma, tem que proceder de maneira reflexiva na sua conduta, tanto em sala de aula como o conteúdo a ser passado para o educando, pois essa reflexão é de extrema importância, visto que fará que o professor mude e inove para que a aprendizagem realmente seja efetivada com sucesso, tendo assim alunos críticos. De modo que o professor sinta que as seus valores e pretensões foram alcançadas como profissional e assim havendo uma realização de si próprio.

Para construir um profissional reflexivo, a várias formas de isso acontecer, entre elas, esta a elaboração de projetos e palestras a serem vivenciadas nas secretarias de educação de cada município, fazendo com que o profissional abra sua mente e, veja que a educação vai além do que ele sabe. Visto que, o ato de refletir quer questionar o conhecimento, de como ele irá ser ensinado e a maneira de como o aluno irá assimilar o aprendizado.

Levando-se em conta o que foi observado, o profissional reflexível tem bem mais a oferecer do que o profissional tradicionalista, pois além de transmitir o conhecimento o mesmo, formando cidadãos com suas próprias identidades, assim se distinguindo um dos outros. Apesar dos obstáculos, é possível, no dia a dia, desenvolver maneiras próprias de elaborar pratica reflexiva.

Aluna: Millena Raiany Veras Morato

Orientadora: Eliana Nogueira Brito Saturnino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com