TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E OS PARADIGAMAS EDUCACIONAIS

Por:   •  11/6/2018  •  Monografia  •  3.879 Palavras (16 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E OS PARADIGAMAS EDUCACIONAIS

CURITIBA

2015

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização em Educação Especial Inclusiva com Ênfase na Deficiência Intelectual, Lato Sensu, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.

Orientador:

CURITIBA

2015

FOLHA DE APROVAÇÃO

REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização em Educação Especial Inclusiva com Ênfase na Deficiência Intelectual, Sensu, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.

Orientador: Prof.

Aprovado (a) em: ____/____/2015.

Examinadores:

Prof.(Esp/Me/Dr.)_________________________________________________

Instituição: ________________________Assinatura:_____________________

Prof. (Esp/Me/Dr. _________________________________________________  

Instituição: _______________________ Assinatura: _____________________

Prof. (Esp/Me/Dr.)_________________________________________________

Instituição: ________________________Assinatura: _____________________

RESUMO

O presente trabalho propõe uma reflexão, sobre a História da educação e os Paradigmas Educacionais que ao longo do tempo marcaram a Educação no Brasil, desde o Período primitivo até a sociedade contemporânea, as quais cada pensador em determinada época defendia os ideias de sociedade , de comunidade e por conseqüência de sociedade. Diante desses fatos criou – se os ideais com relação a Educação, as quais forma marcados por períodos e épocas. No Brasil estes ganham destaque com a vinda dos Jesuítas trazidos pela família Real ao Brasil, onde iniciam os modelos de educação adotadas ao longo da historia. Os paradigmas da educação vem para propor mudanças com relação a Educação na sociedade , a qual este preocupa- se com relação o modo de vida , a forma de agir , de pensar , as crenças os valores de cada ser a qual este destaca os “ sujeitos sociais”. Ainda compreende- se que os paradigmas da educação influenciam diretamente nas questões educacionais e também nos demais segmentos da sociedade , já a mesma não é dissociada do contexto, ambas evoluem juntas. Portanto, os paradigmas educacionais são marcados pelas tendências pedagógicas, as quais são responsáveis pelas mudanças e alterações do modo de ver e de ser a educação ao longo dos tempos, modos estes que irão influenciar diretamente no comportamento e no desenvolvimento dos seres sócios, no caso o homem, parte principal de toda esta transformação.

Palavras - chave: Historia. Educação. Paradigmas Educacionais. 

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda a historia da Educação e os Paradigmas Educacionais, fatos estes que marcaram e marcam a Educação no Brasil ao longo dos tempos e até a presente atualidade. Vale destacar que a escola juntamente com a sociedade é responsável por formar cidadãos sujeitos, sócio – históricos as quais estes fazem parte e contribui para a formação da historia. Diante disso, vale destacar a variedade dos espaços onde os sujeitos se desenvolvem sua visão de mundo, as quais começam no meio a qual estes estão inseridos e no contexto social, cabendo a escola construir uma visão sobre o mundo.

Sabe- se que a educação ela acontece em diversos espaços as quais podem ser informal não formal e formal, isso acontece porque a educação ela faz parte da vida do homem, pois estes fazem parte de um grupo social e estes sofrem influencia por esse grupo. Portanto, existe uma variedade de espaços em que a criança vai construindo – se enquanto sujeitos e desenvolve a sua visão de mundo, através das suas diferentes vertentes educacionais e suas respectivas ideias pedagógicas.

Outro fator a ser destacado é a definição do que é um paradigma e as suas diferentes concepções de paradigmas educacionais desde a sociedade primitiva até a sociedade contemporânea

2  A HISTORIA DA EDUCAÇÃO E OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS

        Como sujeito histórico jamais poderá compreender como sendo sujeitos fora da historia mergulhada na vida concreta. Assim a Educação também está mergulhada nessa vida concreta, cercada de contradições, lembranças, valores, ideologias, transformações, esperanças, projetos.Assim , a educação sempre foi objeto de discussões das sociedades primitivas, moderna ou contemporânea.  Diante dessa situação vale destacar uma frase dita por Maria Lucia de Arruda ARANHA (2006. P.19) confirma o pensamento dizendo que “Somos feitos do Tempo”.

        Sendo assim, no que se refere a Educação, pode – se dizer que se vivenciam constantes riscos sociais de inter- relações, interpretações e interlocuções. É possível observar ainda, que, através dos tempos, a escola não foi e não é a única instituição capaz de contribuir para a educação das crianças e jovens de uma sociedade, mas o verdadeiro debate sobre o universo das relações humanas no contexto social encontra - se ligado diretamente á escola e ás ações pedagógicas que lá podem ser desencadeada.

        No entanto quando examina- se a historia da Educação constata-se que nem sempre se cuidou bem da formação das crianças, sendo estas da educação formal, a informal, do período primitivo á educação contemporânea, percebe-se o passado ressignificado paulatinamente e possibilitando a constituição de memórias em uma continua e dinâmica jornada de significados e sentidos.  Diante disso, percebe- se então que no cotidiano do ser humano, ensinar e aprender estão naturalmente inseridos em decorrência de um estado inconcluso. Em cada relação estabelecida com o outro, uma serie de atitudes e decisões são tomadas com base no capital natural já existente, mas que não esta lá por acaso e nem tão pouco é finito. Como afirma FREIRE (1996, p.76) dizendo que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com