TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES WALDORF E MONTESSORI

Por:   •  22/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Regyanne Lopes                                                                                             RA: 160003910

Reflexões sobre as contribuições dos autores Waldorf e Montessori

Quais são, de acordo com a sua avaliação, as principais limitações e potencialidades destes métodos?

A metodologia Waldorf traz contribuições fantásticas e de grande destaque para a educação brasileira, como por exemplo, propiciar aos alunos ferramentas para buscar seu próprio conhecimento, através da arte, música e atividades manuais. Sua meta é desenvolver e construir a personalidade da criança, de forma equilibrada e integrada. Desta forma, consegue estimular as suas potencialidades, com clareza de raciocínio, equilíbrio emocional e iniciativa de ação. Esta metodologia estimula a criatividade da criança conduzindo-a à imaginação, ao pensamento livre a autônomo. Em outras palavras, tenta formar cidadãos, educando-os para sua responsabilidade.

A metodologia Montessoriana aborda a auto-educação, que é a capacidade inata da criança aprender. Quem define seu ritmo de aprendizagem é ela mesma: o ambiente é construído com materiais que despertam o interesse para que a criança possa desenvolver por seus próprios esforços, ritmo e vivência. Neste método, o professor é visto como um observador, ele é treinado a ver como a criança lida e interage com o material. Os professores precisam ter o conhecimento científico das fases do desenvolvimento da criança para guia-los em seu desabrochar, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis.

E existe a metodologia tradicional de ensino que podem ser empregados para transmitir e gerar conhecimentos nos alunos, é um método no qual o professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aulas teóricas.

A reflexão que tenho das 2 primeiras metodologias , vão depender de muitos aspectos que precisam ser avaliadas, como por exemplo, conhecer um pouco sobre a criança, os valores da família, o interesse da família na contribuição da educação de seus filhos, pois precisa ter uma empatia da família com a escola antes de qualquer coisa, além da empatia, precisa analisar o quanto os pais estarão disponíveis para dar continuidade no aprendizado da criança fora da escola, ou seja, a família tem que participar muito na educação de seus filhos e tem que estar dispostos a isso, outro fator importante, é a distância e transporte que impede muitas vezes de pais não procurarem este método de ensino e também a falta de conhecimento deste tipo de escolas.

Da escola tradicional, acredito que ainda existem crianças que funcionam bem a esta metodologia, as vezes elas são muito boas para determinado aluno, então, não quer dizer também que o método tradicional só tem coisas ruins, mas a grande questão que traz muita reflexão hoje e que está tendo uma grande contribuição para as escolas e educação, são os estudos da neurociência que hoje em dia está tendo um olhar mais peculiar em como as crianças aprendem, o que contribui muito para reflexões da prática pedagógica.

Trazendo em particular minha opinião, se eu tivesse que escolher uma metodologia, escolheria uma das duas primeiras que citei, se meu ensino tivesse sido dessa maneira, hoje eu seria muito mais evoluída intelectualmente e psicologicamente e se eu tiver a oportunidade no futuro, gostaria de colocar meus filhos numa escola Montessoriana ou Waldorf pois me identifico aos valores e ensinamentos que as metodologias aplicam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com