TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Por:   •  24/6/2017  •  Artigo  •  4.072 Palavras (17 Páginas)  •  4.975 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO EDUCACIONAL UNINTER

ANDREA BATISTA DE SOUZA RU 947187 TURMA 2013/05

MARILENE GOMES FIGUEIREDO SILVA RU 422188 TURMA 2013/05

ROSELI ARAÚJO DE OLIVEIRA RU 336478 TURMA 2013/05

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

ILHABELA

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO EDUCACIONAL UNINTER

ANDREA BATISTA DE SOUZA RU 947187 TURMA 2013/05

MARILENE GOMES FIGUEIREDO SILVA RU 422188 TURMA 2013/05

ROSELI ARAÚJO DE OLIVEIRA RU 336478 TURMA 2013/05

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Relatório de Estágio Supervisionado - Ensino Fundamental anos iniciais apresentado a UTA Historicidade no curso de licenciatura em Pedagogia.

Tutora: Elisabete Martarelli

Cidade: Ilhabela - SP

ILHABELA

2014

sumário

1

Introdução        3

2 A escola estagiada e o desenvolvimento e a aprendizagem no âmbito escolar        5

3 Considerações Finais        17

4 Referência        19

5Fichas de Frequência        20

 

   [a]

  1. INTRODUÇÃO

O[b] presente relatório de Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental anos iniciais é da UTA de Historicidade, da disciplina Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental. É um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimento e de habilidades essenciais ao exercício profissional. Trata-se de uma experiência com dimensões formadoras que proporcionam ao futuro pedagogo a participação em situações reais de trabalho, consolidando assim teoria com prática. Este estágio foi realizado na Escola Municipal Mércia do Nascimento Dias, entre o período vinte e um de julho a quatro de agosto de dois mil e quatorze, pelas alunas Andrea Batista de Souza, Marilene Gomes Figueiredo Silva e Roseli Araújo de Oliveira.

O objetivo deste estágio é contextualizar a teoria estudada com a prática docente e as metodologias de ensino utilizadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental, refletir sobre o papel do docente frente às situações adversas do cotidiano escolar, ampliar a percepção da relação professor e aluno frente aos desafios e possibilidades do contexto escolar, planejamento da ação pedagógica: gestão e docência, verificar e analisar a ação pedagógica refletida na ação docente do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O estágio é importante, pois, possibilitará a relação teoria-prática, conhecimento de campo de trabalho, conhecimentos pedagógicos, como também conhecimento da organização do ambiente escolar, viabilizando perceber os desafios que a carreira oferecerá, refletindo sobre a profissão que exercerá integrando o saber fazer com teoria. O estágio também proporcionará ao futuro pedagogo a complementação profissional, pois o coloca em contato direto com a realidade acadêmica, com o ambiente real de trabalho e com os mais diversos desafios. Neste período o aspecto humano-social é aprimorado, em face do consequente contato com problemas sociais e culturais, que se apresentam no ambiente educacional.

A metodologia usada para o relatório foi a observação, levantamento de dados, pesquisa, entrevistas, pesquisa bibliográfica.

Neste relatório apresentaremos a instituição pesquisada, localização, concepção pedagógica, ambiente escolar, caracterização dos profissionais da escola, caracterização da turma estagiada, perfil do professor da turma estagiada e descrição das aulas assistidas e um plano de aula.

  1. . A ESCOLA ESTAGIADA E O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM NO ÂMBITO ESCOLAR
[c]
  1.  IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal Mércia do Nascimento Dias, situada à Rua Ubatuba, número 280, no bairro Saco da Capela, CEP 11630 – 000, localizada na cidade de Ilhabela, no estado de São Paulo. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (12) 3896 – 2698 e do e-mail emmercia@hotmail.com ou em-mercia@ilhabela.sp.gov.br. A escola oferta atendimento na educação do ensino fundamental I (anos iniciais) no período vespertino e ensino fundamental II no período matutino. A instituição atende um total de 418 alunos, e nenhum aluno em processo de inclusão, mas quando há os alunos são acompanhados pela professora individualmente e são encaminhados para CAPI (Centro de Apoio Pedagógico de Ilhabela), onde são acompanhados conforme as necessidades (psicológica, pedagógica, fonoaudiologia etc). O estágio foi realizado no período de 21 de julho de 2014 a 05 de agosto de 2014 no período vespertino, sendo observada a turma do 5° ano B.

  1. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A[d] concepção de educação adotada pela escola é proporcionar condições para o desenvolvimento das habilidades individuais e potencialidades criativas, respeitando cada faixa etária, desenvolvendo no aluno a capacidade de trabalhar em grupo, fazendo – o exercitar atitudes sociais, visando à cooperação e a responsabilidade, valorizando, assim seu trabalho, o do colega e a vivência social, O desenvolvimento da autonomia do aluno, supondo o percurso consciente pelo respeito ao espaço coletivo, pela liberdade e vivência da reciprocidade social a partir de limites claros e trabalhados no cotidiano, rumo à cidadania. Desenvolver os aspectos sensório – motor, afetivo – emocional, social e cognitivo, respeitando o processo de maturação do aluno, desenvolver no aluno a capacidade de estabelecer novas relações entre as situações já definidas e as que lhe serão propostas, nas quais deverá se integrar proporcionar o domínio de conteúdos básicos, compreendidos nas principais áreas do conhecimento humano, desenvolver a capacidade de analisar objetivamente seus valores e os valores de sua cultura e estimular a leitura e a escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com