TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Por:   •  28/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  8.407 Palavras (34 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

         

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        9

4 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        11

5        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        13

6        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        15

7        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        17

8        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        19

9        RELATO DA OBSERVAÇÃO        21

12        RELATO DA REGÊNCIA        39

13        VALIDAÇÃO DE ESTÁGIO        43

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS        44

INTRODUÇÃO

A realização do Estágio Curricular Obrigatório em Educação Infantil foirealizadaEMEIEF Maria Carmen Tavano Domezi,o estágio ocorreu em uma turma do jardim Bda educação infantil, tendo uma carga horária no total de 150 horas.

Ao realizar o estágio diversos aprendizados foram adquiridos, contribuindo para que haja mais conhecimento na minha formação, no qual serão levados para prática pedagógica.

Neste estágio estarão sendo abordadas as diversas atividades desenvolvidas bem como: observação dos espaços escolar, elaboração do dos planos de aula, observação nas turmas de 4 a 5 anos da educação infantil e outros espaços presente na instituição.

Duarante o período de observação realizado no Estágio Curricular da educação infantil no jardim B, pude conhecer a realidade presente em sala de aula, através do periodo da regência, além de entender a importância do planejamentoe desenvolvimento das atividades propostas.

Neste relatório de estágio estão descritas as atividades com o estudo desenvolvido sobre a Educação Infantil, promovendo a busca da qualidade e visando maior eficiência na atuação como docente.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Nesta etapa, será realizado o relato do artigo “o papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin”, no qual tem como ponto de partida a investigação do processo de desenvolvimento das crianças da educação infantil, ou seja, de 0 a 6 anos. Sendo uma pesquisa realizada pela Psicóloga, mestre e doutora em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Juliana Campregher Pasqualini.

Pode-se analisar que na década de 90 a literatura contemporânea que tinha o foco na educação de crianças de 0 a 6 anos, houve a tentativa de apresentar uma identidade própria para o segmento da Educação Infantil, pois seu marco histórico estar interligado a finalidade da essência que eram considerados de caráter assistencial e custodial na sociedade, nos casos das CEMEIS, além disso era considerado como uma estratégia de prevenção do fracasso escolar ou preparação para ingresso para o Ensino Fundamental.

No entanto, atualmente a particularidade do processo educativo da Educação Infantil estar interligados aos dois eixos: o binômio cuidar-educar e a perspectiva antiescolar, assim nessa perspectiva, a educação da criança pequena implica a negação e o rompimento dos laços com o modelo escolar de atendimento educacional. Entende-se ainda que o ensino não deva fazer parte do atendimento ofertado à criança até os 6 anos. Para essa perspectiva teórica, a Educação Infantil “faz parte da educação básica, mas não tem como objetivo o ensino e, sim, a educação das crianças pequenas”.

Também de acordo com o estudo na educação infantil o processo de ensino voltado para os aspectos cognitivo e prejudicial ao desenvolvimento da criança na primeira infância e idade pré-escolar. Portanto, nessa faixa etária o professor não deve ensinar, mas sim acompanhar, favorecer e estimular o desenvolvimento infantil.

De acordo com Vigotski (1995) a sociedade e não a natureza que deve figurar em primeiro plano como fator determinante da conduta e do desenvolvimento humanos. Isso porque o desenvolvimento cultural incorpora, transforma e supera a dimensão natural do desenvolvimento da criança.

Portanto o desenvolvimento infantil não é determinado por leis naturais universais, mas encontra-se intimamente ligado às condições objetivas da organização social, o que aponta para a impossibilidade de se estabelecer estágios do desenvolvimento psicológico que se suceda em uma ordem fixa e universal, válida para toda e qualquer criança em todo e qualquer contexto e a qualquer tempo.

Desta forma pode-se afirmar que os teóricos Leontiev, Elkonin considera sobre a educação infantil que o desenvolvimento infantil ocorre entre o vínculo entre criança e sociedade e Vygotsky pontua que a relação que se estabelece entre a criança e o meio que a vive são o ponto de partida para todas as mudanças dinâmicas que se processarão no desenvolvimento, e destaca que o meio ambiente é capaz de influenciar no aprendizado e até mesmo conquistar estágios mais elevados de raciocínio e que o pensamento conceitual é uma conquista que depende não somente do esforço individual, mas principalmente do contexto em que o individuo se insere, que define alias seu ponto de chegada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.9 Kb)   pdf (326.5 Kb)   docx (218.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com