TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO FINAL E.I.

Por:   •  18/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 10

ESTÁGIO CURRICULAR

RA:77308

ALUNO: Rosimar  Aparecida  de  Lima

CURSO: Pedagogia

MUNICÍPIO E TURMA: Laranjal Paulista – Turma F

Horas cumpridas:

(100) Ensino  Fundamental

                                                                   

                                       

AVALIADO EM: _____/_____/_____

 NOTA FINAL:  (    )

Coordenador: ______________________________________________

           (Assinatura e Carimbo do Coordenador)

_____/_____/_________


[pic 1]

Fundação Hermínio Ometto – UNIARARAS

[pic 2]

Rosimar Aparecida de Lima

Relatório de Estágio

- Ensino Fundamental

Laranjal Paulista – Turma F


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        04

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA        05

DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO        06

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................... 12

AUTO AVALIAÇÃO        13

INTRODUÇÃO

No sentido de compreender o estágio como via fundamental na formação do professor, é essencial considerar que o mesmo possibilita a relação teoria-prática, conhecimentos do campo de trabalho, conhecimentos pedagógicos, administrativos, como também conhecimentos da organização do ambiente escolar, entre outros fatores. Dessa forma, o objetivo central do estágio é a aproximação da realidade escolar, para que o aluno possa perceber os desafios que a carreira lhe oferecerá, refletindo sobre a profissão que exercerá, integrando - o saber fazer – obtendo (in)formações e trocas de experiência. O estagiário passa a refletir sobre sua prática, ressignificando-a e construindo-a constantemente. Essa também é uma atividade de pesquisa. Pesquisa porque, com o apoio do professor orientador, o estagiário reflete à luz da teoria, as experiências vividas e projeta um novo conhecimento. Neste sentido, novas oportunidades surgem, o mesmo descobre novos caminhos, supera obstáculos, constrói novos jeitos de caminhar e muda sua prática, amparado em pesquisa e reflexão. Essa reflexão instrumentaliza o professor e permite o desenvolvimento da competência técnica. SAVIANI (1999, p.37),  enfatiza que:

 “a escola está impregnada de ponta a ponta pelo aspecto político. Ela se configura como um dos espaços em que os interesses contraditórios próprios da sociedade capitalista entram em disputa pela apropriação do conhecimento (p.37). Neste sentido, o professor precisa ser politizado, deve saber refletir sobre sua prática, para que seja agente de transformação.

Segundo ”(PIMENTA, 2004 p. 127).

“Quando os professores e alunos são convidados a trabalhar conteúdos e as atividades do estágio no campo de seu conhecimento específico percebem que os problemas e possibilidades de seu cotidiano serão debatidos, estudados e analisados à luz de uma fundamentação teórica

                         DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

Relato da observação da prática docente na sala de 1º ano B do Ensino Fundamental

Prof. Nair

Data: 01/10/2015 a  07/10/2015

Escolhida a sala para a realização da observação da prática docente fui apresentada á  professora, em seguida fomos até a quadra onde os alunos se encontravam em fila aguardando o sinal de entrada. Após a oração, as crianças acompanhadas pela professora foram levadas para sala, seguindo as normas da escola. Durante a semana notei que a rotina é quase igual todos os dias.  Ao entrar na sala a professora coloca a rotina na lousa, iniciando assim as atividades. Observei que a educadora começou as atividades com a escrita do mês de outubro, em letra de forma e letra cursiva. Foram retomados os conhecimentos das aulas anteriores, tais conhecimentos tinham como temática o Folclore. A história do Saci foi reproduzida através de CD. Após a audição, a palavra foi ‘estudada’ no quadro durante a semana, quantidade de letras, letra inicial e final, separação de sílabas, foi realizada atividade de escrita no caderno abordando as características do personagem e de seu nome. A temática foi abordada de forma atraente para as crianças, respeitando seu nível de aprendizagem e com mediação da educadora. Notei que a professora sempre da um tempo para as crianças, assim podem interagir umas com as outras aumentando seus conhecimentos e compartilhando seus saberes, promovendo a socialização e interação dos alunos. Foi realizada a atividade que consistia em observar uma gravura com o personagem e destacar, elementos que compunham a cena, colando no caderno de classe. A educadora procura atender de forma individualizada as crianças, passando de carteira em carteira, atendendo às solicitações.

Observei que as crianças já permanecem no espaço escolar, na maioria dos casos, observando as regras de boa convivência e atuando de forma organizada com menor auxílio do adulto. Transitam pelo espaço da escola com desenvoltura e consideram as opiniões ou ideias da professora muito importantes, confiantes em suas capacidades para aprender, começam a ter os primeiros contatos com as condutas requeridas a um estudante: organização, empenho, cuidado com o seu material, atenção às orientações da professora, estratégias de resolução e verificação. Nas aulas de matemática  notei que os alunos usam palitos de sorvete para resolver as questões, a professora trabalhou adição e subtração,  numerais na sequência de  0 à 15 e colocar os números vizinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (290.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com