TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORION DE ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  28/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]


[pic 2]

Relatório de Entrevista

Nome: Maria Eliana Maia De jesus  Ra:2049154  Polo: Mãe Do Rio      

Entrevista realizada com um(a) professor(a) do: Ensino Fundamental

INFORMAÇÕES GERAIS:

Cidade onde o professor atua: Mãe Do Rio Pá

(x) Escola Pública        (  ) Escola Particular

Modalidade: (x ) Ensino Fundamental

Turma na qual leciona: 5 ano

Idade do professor(a) entrevistado(a): 38 anos

Tempo de atuação como professor: 17 de magistério

Formação do professor: Licenciatura em pedagogia e especialista em gestão escolar

   

No dia seis de outubro de 2021, realizei a entrevista virtual com o professor Angelo Márcio Silva Nascimento que atua no Ensino Fundamental, na turma do 5 ano na escola Carmir Rodrigues no município de Mãe do Rio estado do Pará. É formado há 06 anos e atua há 04 anos no ensino fundamental.

Formado em Pedagogia  ele se disponibilizou a  compartilhar um pouco da sua rotina como professor nesse momento de pandemia, e sobre todas as dificuldades que tem enfrentado.

EIXO 1 – ORGANIZACÃO DO ENSINO EM 2021

Na entrevista o professor Márcio relatou que no primeiro momento as aulas foram pensadas de forma remota, com impressão de um caderno de atividades com apenas duas atividades por componente curricular. Além disso, essas atividades deviam estar dentro do que se pede nas habilidades da BNCC e do documento curricular do estado do Pará. Os professores e coordenadores dariam assistência necessária aos alunos pela TDCI'S. Essa realidade só mudou agora no segundo semestre de 2021 com a utilização do ensino híbrido.

EIXO 2 – PLANEJAMENTO DO ANO LETIVO 2021

O entrevistado relatou que o planejamento é feito de forma coletiva com todos os professores da série̸ área de conhecimento, destacando as qualidades essências (leitura, escrita, e conhecimento matemático) as demais atividades são pensadas de forma transversal. Em seguida, após a construção das atividades passa-se por uma análise da coordenação pedagógica da escola para observação das habilidades da BNCC. Caso não esteja dentro dos padrões é necessário rever as questões ou o conteúdo. Entretanto, como o trabalho é articulado poucas vezes requer correção.

Ele descreveu que prioriza atividades como leitura, escrita, e conhecimento matemático. Salvaguardando aquilo que é próprio da cultura de seu município e de seu estado.  O entrevistado relata que tem trabalhado com sequencias didáticas e mini projeto dentro do contexto, nada que tome muito tempo ou necessite de recursos caros. Os recursos utilizados para elaboração de suas atividades são o computador, a impressora, livros didáticos e as regras da BNCC. O docente relata que avalia seus alunos observando o entendimento e a resolução das questões, a escrita e os cálculos e a média para cada disciplina dependem do número de atividades enviadas e da quantidade de acertos. Ele utiliza-se da tecnologia para orientar o desenvolvimento dos alunos e também orientar os pais e repassar avisos com um grupo no WhatsApp , mas devido o retorno das aulas presencias ele utiliza a sala de aula de forma escalonada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (308.6 Kb)   docx (228.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com