TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO

Por:   •  8/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

   FACULDADE DE CAPIM GROSSO[pic 1]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

                                        Roberta Mirele Santos Soares

LUDICIDADE: O CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

CAMPO FORMOSO

2017

Roberta Mirele Santos Soares

LUDICIDADE: O CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Trabalho apresentado como requisito avaliativo do Componente Curricular Prática Pedagógica 2, do curso de Licenciatura em Pedagogia. Orientado pela Prof.ª Anália Alves Freire Bruno.

CAMPO FORMOSO

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO...........................................

2. JUSTIFICATIVA ...............................................................................................

3. PROBLEMAS-QUESTOES NORTEADORAS ................................................

4. OBJETIVOS .....................................................................................................

 4.1 GERAL ..........................................................................................................

 4.2 ESPECÍFICOS................................................................................................

 4. METODOLOGIA DA PESQUISA.....................................................................

5. CRONOGRAMA ...............................................................................................

REFERÊNCIAS ........................................................................................................

INTRODUÇÃO

O tema do projeto é sobre Ludicidade: o brincar na educação infantil, baseando se na pesquisa referente ao uso de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, para chegar se a conclusão do quanto a escola precisa investir nesse tipo ensino, pois coloca as características naturais da criança como base para o aprendizado cognitivo, físico e social da mesma. Os jogos são instrumentos lúdicos de aprendizagem que de forma agradável e eficaz proporcionam velocidade no processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos. Aprender jogando é a maneira mais prazerosa, segura e atualizada de ensinar. A criança é o foco principal do ensino da educação infantil, por isso é preciso usar de algo que a estimule, que ela já conheça para que ela venha a ter prazer na escola, porque a escola é um ambiente diferente e o professor pode torna-lo familiar, através da ludicidade, além de todo desenvolvimento que será proporcionado.

JUSTIFICATIVA

As atividades lúdicas como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores e estudiosos que viram nas atividades uma forma de dinamizar o ensino, dando meios para uma aula dinâmica e criativa, trabalhando de forma animada à sua prática pedagógica, com isso, o processo de ensino no decorrer dos anos passou por uma transformação significativa, no que se refere à metodologia utilizada pelos professores, que procuram de todas as formas melhorarem suas práticas pedagógicas, e para isso passaram a usar as atividades lúdicas como uma metodologia, pois no brinquedo está à essência de uma criança, e ela vê na brincadeira e nos brinquedos um suporte da vida, pois esta , não vê seu mundo sem o referido objeto de estudo, essas atividades são também usadas pelos adultos para brincar. Mas isso, não significa dizer que o adulto volte a ser criança, mas é uma forma que possibilita ao ser humano interagir-se consigo mesmo e com os outros. 
Teoricamente o brincar para as crianças é mais que uma diversão, é algo que percorre o real e se mistura com a imaginação, com o sonho, desperta nela o desejo da descoberta, e é importante que o educador saiba que o bom brinquedo é aquele que atende as necessidades da criança, que propicie a ela uma maior harmonia com a ferramenta usada.
As atividades lúdicas demonstram valores para todas as fases da vida, mas pode-se perceber que com a evolução da tecnologia, com computadores, videogames, celulares e outros objetos da atualidade, as pessoas, principalmente as crianças deixaram de brincar como antes, em que eles brincavam de pega - pega, pique - esconde, e outras atividades lúdicas, as formas de brincar eram divertidas e não causavam danos a saúde, diferente de hoje em que eles se apegaram a formas banais de se divertir, que contraem doenças, problemas psicomotores, visuais e vários outros, no entanto, os pais nem a sociedade se mobilizam para mudar esta realidade mundial. É necessário dizer que, uma brincadeira sadia para a criança ajuda no desenvolvimento, em sua forma de aprender, encontre funções especificas de autoajuda, e encontre no brinquedo um item preponderante para sua realidade.
As atividades lúdicas além de serem um modelo especifico da criança, é também uma maneira de melhorar a prática pedagógica, ajudam no auxilio educacional e não apenas como atividades recreativas, pois possibilita melhoria no desenvolvimento das habilidades físicas e facilita o processo de aprendizagem. A parte disso, usando esse método adequadamente a escola percebera no decorrer dos anos a diferença que a ludicidade fará na educação, pois as brincadeiras são interdisciplinares, ou seja, pode ser usado em todas as matérias. Consequentemente é importante que as escolas, e instituições que trabalham com crianças, coloquem em prática o uso das atividades lúdicas, não apenas como uma forma de passar o tempo, mas como um modelo educacional. Pois, mais que brincar o lúdico passou a ser para as escolas, uma forma de metodologia, usada em sala de aula brincadeiras educativas, que propicie ao educando uma melhor aprendizagem.
Assim sendo, a pesquisa contribuirá para esclarecer que através do brincar, e das brincadeiras é possível construir conhecimentos que desenvolva os aspectos cognitivos, motor, psíquico e social da criança e adolescente. Tirando dúvidas existentes a respeito da eficácia deste recurso educacional, e proporcionando ao educador uma descoberta da verdadeira importância que tem o lúdico, de geração de conhecimento para a criança em processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com